Contador

Evento “Amigos de Iberê” será investigado pela Procuradoria Eleitoral


O evento denominado "Amigos de Iberê", realizado no domingo, 23 de maio, em Parnamirim "Vila da Folia", em Parnamirim o qual reuniu cerca de 13 mil pessoas no ato denominado "Amigos de Iberê", será investigado pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).
A realização da festa em torno do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) - pré-candidato à reeleição - ganhou destaques de ato político com afixação de faixas que caracterizaram aspectos de propaganda eleitoral. Em uma das faixas estava uma alusão às candidaturas da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) ao Senado, de Iberê à reeleição, da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) à presidência da República e de Hugo Manso (PT) ao Senado: "Com esse time quem ganha é você", dizia a frase. Além dessa, de autoria do PT, existiam outras encomendadas pelo PR e PPS.
Dias atrás, a assessoria de imprensa da PRE informou que o procurador regional eleitoral Ronaldo Sérgio Chaves havia determinado a instauração de um procedimento administrativo para investigar o evento realizado em torno do governador Iberê Ferreira de Souza. O objetivo é analisar a possível prática de propaganda eleitoral antecipada ou, ainda, o abuso de poder político e econômico.
Segundo o material enviado à imprensa pela assessoria da PRE, a propaganda eleitoral extemporânea é irregularidade prevista pelo artigo 36 da lei eleitoral (lei 9.504/97), com penalidade de até R$ 25 mil de multa. De acordo com a legislação, tal propaganda somente é permitida a partir de 6 de julho. Já o abuso de poder político e econômico pode ser punido com a decretação da inelegibilidade.
O evento, conforme informações passadas pela assessoria do pré-candidato Iberê Ferreira de Souza, tinha o objetivo de comemorar o restabelecimento da saúde do governador, que se submeteu a um processo cirúrgico para a retirada de tumor maligno no pulmão esquerdo, além de tratamento de radioterapia e quimioterapia.
A conotação política que se vislumbrou com a festa está na estrutura montada para receber eleitores: decoração nas cores do PSB (vermelho e amarelo), etc.

(Com base em reportagem do Jornal de Fato)

Foto: Roberto Lucena

Macaíba: Câmara defende melhoria do transporte público


A Câmara Municipal de Macaíba promoveu audiência pública no dia 27 de maio passado para discutir a precariedade do transporte intermunicipal.
O requerimento foi feito pelo vereador Silvan Freitas e recebeu apoio dos colegas, inclusive do presidente da instituição, Thomás Sena.
O que motivou a audiência é justamente o atendimento inadequado, com foco no alto preço das passagens.
Na opinião do presidente Sena, “a Câmara Municipal não ficará omissa diante de uma situação em que a população não está recebendo o serviço que merece. Por isso, todos estamos solidários ao requerimento do colega Silvan”, disse.
O serviço público de transporte em Macaíba é oferecido pela empresa Trampolim da Vitória.
Sena registra que a Câmara continuará debatendo o assunto.

Soprano vence concurso nacional de canto lírico


A soprano potiguar Alzeny Nelo venceu no dia 23, o Concurso Nacional de Canto Lírico/Ópera promovido pela Escola de Música (EM) com objetivo de incentivar o surgimento de novos talentos nessa área tradicional da música de concerto. Pela vitória, além de um prêmio em dinheiro de R$8 mil, recebeu convites para a participação na temporada 2010 do Theatro Municipal. Bela conquista.

Fábio Farias e sua "Marcha da marreta" (Charge de Rômulo Estanrley)

Os 10 filmes que Hugo Manso levaria para uma ilha deserta



1. Tempos modernos - Chaplin
2. O último tango em Paris - Bernardo Bertolucci
3. Dona Flor e seus dois maridos - Bruno Barreto
4. Chove sobre Santiago - Helvio Soto
5. Lula – O Filho do Brasil - Fabio Barreto
6. Dois filhos de Francisco – Breno Silveira
7. Quincas Berro D´agua – Sergio Machado
8. Chico Xavier – Daniel Filho
9. “Um bom e velho faroeste”
10. Deus e o diabo na terra do sol - Glauber Rocha

Cineclube Natal encerra ciclo de terror com "Os Pàssaros" do mestre Hitchcock


Hoje, quinta-feira, dia 27, o Cineclube Natal, em parceria com a Assembléia Legislativa, apresentará, encerrando o mês dedicado aos filmes de terror, o clássico “Os Pássaros”, de Alfred Hitchcock. A sessão começa às 18h lá no auditório da Assembléia (centro de Natal) e é gratuita - a pipoca também.

Considerado um dos melhores filmes de Hitchcock, “Os Pássaros” é um exercício de suspense dos mais intrigantes. Na estória, pássaros começam a ficar violentos e atacarem pessoas na pequena cidade de Bodega Bay, espalhando morte e terror na localidade pesqueira.

Mas não é exatamente no roteiro que reside a magia de “Os Pássaros”, mas sim na forma como o mesmo é desenvolvido em cinema através da direção magistral do mestre inglês. Hitchcock vai nos dando medo progressivo, calculado e medido de forma rigorosa, como uma avalanche. Sua abordagem nos brinda com um filme em que se destaca o perfeito domínio da câmera e do efeito que esta irá causar no telespectador.

A diferença entre o "oi" de homens e o de mulheres


Clique na imagem para vê-la em formato maior

O amor é feito capim


Não iniciado nas letras (?) das músicas de bandas de forró (pelo menos deste new forró), sempre me surpreendo com as mensagens (?) contidas, afinal, é quase impossível não ser alvejado com elas em algum momento. Recordo daquela do “beber, cair, levantar”. Lembro também que tinha uma que falava do “amor de motel”. Mas, no twitter, pincei uma pérola do imaginário das letras de forró.:

"O amor é feito capim. A gente planta, ele cresce. Aí vem uma vaca e acaba com tudo" (Aviões do Forró)

Pano rápido.

Sarau na Aliança Francesa vai celebrar cordelistas

Hugo Manso: "Não serei uma sombra de Wilma, mas um companheiro de chapa com perfil diferente"


Ex-vereador em Natal e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Norte. Agora, assume a posição de pré-candidato a senador ao lado da ex-governadora Wilma. Confira a entrevista que o professor Hugo Manso concedeu aos jornalistas Cefas Carvalho e Roberto Lucena:

Cefas Carvalho: Qual sua expectativa da sua candidatura ao enfrentar nomes fortes como Wilma de Faria (PSB), José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB)?
Fazer um bom debate. Chamar a discussão para um plano de projetos e propostas. Esclarecer o que é o Senado. O fato de estar ao lado de Wilma, me coloca num patamar importante. Confesso que é algo que valoriza a minha militância. Já havia feito essa militância, em 2002, num outro contexto: tínhamos uma chapa pura do PT contra chapas do PMDB e do DEM. Me saí bem. Fiz 218 mil votos, porém, não havia a experiência do governo Lula para ser relatada. Não havia, no RN, a experiência de um mandato parlamentar federal. [Em 2002] Nós falávamos de uma expectativa: “caso Lula vença vamos fazer isso e aquilo”. Hoje é diferente. Nós fizemos. A experiência parlamentar exitosa de Fátima Bezerra (PT) é um fato. Vamos associar isso à possibilidade de termos uma vaga no Senado, como ocorre em outros estados. O fato de serem três gigantes da política, me cria uma dificuldade imensa. Não sou do tamanho deles, não terei uma campanha com as condições materiais que eles terão. Porém, a campanha ainda não começou e existem dois elementos importantes. Primeiro, parte grande do eleitorado não sabe que se vota em dois senadores. Segundo, mesmo com a superexposição que eles – particularmente Garibaldi e Agripino – têm, todas as pesquisas indicam que um percentual elevado ainda não decidiu nem o primeiro senador.
CC: Você confia, então, no segundo voto?
Honestamente, para mim tanto faz se você vai votar em mim no primeiro ou segundo voto. Eu brinquei com Wilma dizendo: “Não tenho problema de ser o segundo voto, porque quando cai na urna, embaralha” [risos]. Essa história de segundo voto quer dizer que o eleitor tem uma preferência por uma pessoa. Se todos os eleitores votarem em mim como segundo voto, ótimo. Para nós, do PT, vamos votar em Hugo Manso e Wilma. O pessoal do PSB vai votar em Wilma e Hugo Manso. O importante é o resultado disso.
Roberto Lucena: E como foram as conversas com o PT e PSB até chegar a indicação do seu nome?
Nós alimentamos, durante 2009, uma aliança com o PMDB. Provocamos o entendimento para que tivéssemos o PT com o PSB, PMDB, PR e PDT numa grande chapa. Pensamos na hipótese de termos Wilma e Garibaldi aliados para o Senado. Ocorre que Garibaldi apaixonou-se pelo DEM. Ele [Garibaldi] quis essa opção e causou um problema para o PMDB. O PMDB teve que inventar uma coligação diferenciada aonde oficialmente não terá candidato ao governo para poder viabilizar esse casamento de Garibaldi com José Agripino e Rosalba Ciarlini (DEM). Nós passamos a considerar a condição do PT reivindicar uma presença na chapa do Senado no início de 2010. Surgiu a candidatura de Carlos Eduardo (PDT) e pensamos sobre nosso voto ao governo. Decidimos votar em Iberê Ferreira (PSB), pois o PSB do RN contribui muito para que o PSB nacional apoiasse Dilma Rousseff (PT). O resultado desse processo foi o surgimento de um consenso do PT que deveríamos indicar um senador. Aí os nomes surgiram: Fernando Lucena, o meu, Júnior Souto e José Rodrigues. O debate foi feito e nem foi preciso fazer uma prévia, pois a maioria indicou o meu nome. Vamos bem para a campanha e vamos surpreender.
RL: Alguns dizem que o senhor não tem penetração no interior do estado, não é um nome conhecido. Como trabalhar essa questão?
O deputado federal Betinho Rosado (DEM) disse que se o PT quisesse fazer uma disputa de verdade deveria ter indicado o nome de Fátima. É o mesmo que dizer se quiséssemos fazer uma disputa de verdade teríamos que mudar a Constituição e lançar Lula. Fátima, venhamos e convenhamos, é uma excepcional deputada federal. Vamos tirá-la da condição de fazer a reeleição para disputar o Senado por quê? Ela [Fátima] vai desempenhar um belo papel como candidata a deputada federal, terá o mandato renovado. Nossa disputa para o Senado não é acovardada. A postura de Betinho foi acovardada. Ele falou aquilo querendo limpar a disputa de federais. Isso é uma visão mesquinha do processo político. É verdade que meu nome não é muito conhecido. Não posso ser comparado a Garibaldi, Wilma e Zé Agripino. Agora, são 30 anos de construção do PT. Temos o partido organizado em 108 municípios. Sou professor do IFRN, passei cinco anos coordenando o programa “Território da Cidadania”. Os agricultores familiares, os sindicatos rurais todos me conhecem. As ONGs, grupos de jovens, de teatro, nos conhece. Posso não ser um cara muito conhecido no RN, mas não sou um total desconhecido. Nosso nome tem história e tradição e nossa parceria com Wilma, diferente do que alguns comentam, é positiva para Wilma e para nosso crescimento.
CC: Muitos dizem que a candidatura de Iberê ainda não andou. Qual sua análise?
A identificação da doença em Iberê, às vésperas da sua posse no Governo, deixou muitas pessoas confusas. Acredito que ele próprio tenha tido dúvidas. É um assunto delicado que alguns se aventuraram a falar e queimaram a língua. Não fizemos nenhum tipo de pressão política sobre ele. O deixamos à vontade. Passados mais de 45 dias da identificação do câncer, Iberê está curado. Domingo [dia 23], fizemos um ato de solidariedade e o parabenizamos. O astral de Iberê é excelente. Os médicos afirmam que ele está curado. Houve um prejuízo, não resta dúvida. A expectativa que tínhamos construído é que a posse de Iberê seria quase um lançamento de campanha, mas não foi possível fazer isso, dado às circunstâncias. Iberê estava recém-cirurgiado e não podia nem levar uma tapa nas costas. Nesse meio termo, a candidatura de Carlos Eduardo ocupou bem um espaço e um fato que temos segurança é que haverá segundo turno no RN e tende a ser Rosalba contra Iberê.
RL: E como vai ser a campanha ao lado de Wilma?
Não seremos como Batman e Robin. Não serei uma sombra de Wilma. Serei um companheiro de chapa com um perfil diferente. Estamos aliados politicamente apontando o mesmo sentido da disputa nacional. A estratégia é termos agendas próprias e encontros constantes. Vocês não vão nos ver de mãozinhas dadas em todas as ruas do RN. Vão ver o meu discurso semelhante ao dela. Teremos dificuldades. Algumas lideranças, como Henrique Alves (PMDB), vota em Wilma e em Garibaldi. Temos que respeitar, mas vamos trabalhar o voto casado.

Conquista da Inter "coroa" temporada de fracassos de Adriano



A conquista da Liga dos Campeões da Europa pela Internazionale de Milão no último sábado dia 22, com a vitória sobre o time alemão do Bayern Munique coroou negativamente a temporada do atacante Adriano, do Flamengo. Explica-se: até o ano passado, o jogador ainda era um dos “xodós” do técnico do time, José Mourinho, que contava com Adriano para a conquista do penta italiano e da Liga dos Campeões. Mourinho, com as contratações de Lucio e Eto´o, começava a montar um time experimentado e com perfil vencedor, na qual Adriano estava incluído. Como se sabe, Adriano teve um chilique e abandonou a bela Milão e seu time para jogar no Flamengo. Certo, foi campeão brasileiro. Mas, a partir daí, amargou uma sequência de escândalos de ordem pessoal e faltas a treinos e jogos, que resultaram na sua não-convocação para a seleção. E, de certa forma, contribuíram para a eliminação do Flamengo da Libertadores da América. Agora, Adriano teve que ver seu ex-time conquistar tudo que disputou na Itália, com destaque absoluto para o argentino Diego Milito, autor dos dois gols na final da Liga. Detalhe: Milito chegou à Inter para a vaga de Adriano.

Música e festa no aniversário de Fátima Bezerra hoje à noite no Cepe


Já assimilada no calendário de eventos culturais de Natal, a tradicional comemoração de aniversário da deputada federal Fátima Bezerra (PT) será mais uma vez realizada. Neste ano, a festa será a partir das 21h, no CEPE - Clube dos Empregados da Petrobras, no cruzamento entre as avenidas Marias Lacerda Montenegro e Ayrton Senna. Sempre com boas atrações musicais, desta feita a festa terá shows de Candeeiro Jazz, Uskaravelhos e Leno.

Vereadores de São José de Mipibu vão interditar a BR101 por meia hora nesta sexta-feira, 21


Vereadores da Câmara Municipal de São José de Mipibu, apoiados pela prefeitura e diversas instituições organizadas da sociedade mipibuense, promovem nesta sexta dia 21, ato público de fechamento da BR 101 por 30 minutos em protesto contra o descaso do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) para com o município de São José de Mipibu. O ato ocorrerá nesta sexta-feira, 21, a partir das 10h, saindo da Câmara Municipal até a BR 101, proximidades da rodoviária.
Acessos ao centro fechados, incerteza quanto ao retorno garantido pelo próprio Ministro dos Transportes, entre outros temas, segundo o presidente da Câmara, vereador Kériclis Ribeiro, o Kerinho (foto) estarão na pauta da movimentação.
Os vereadores, antes de organizarem o ato de protesto, tentaram, sem sucesso, uma audiência com o diretor do DNIT, Fernando Rocha.
Os edis partem do pressuposto de que é preciso agir rápido, uma vez que as obras estão passando pelo perímetro urbano do município. “Se não fizermos nada neste momento, os prejuízos para o município serão irrecuperáveis”, afirmou o presidente da Câmara, Kériclis Alves Ribeiro.

Senado aprova "Ficha Limpa", projeto que barra a candidatura de político condenado em decisão colegiada


O Senado aprovou na quarta-feira (19) o projeto ficha limpa, que impede a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos.

Foi mantido o texto aprovado na Câmara. Resta ainda a votação de uma emenda de redação. Se for aprovada a emenda, o projeto não volta para a Câmara e segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que fez a proposta com o respaldo de mais de 1,6 milhão de assinaturas, acredita ser possível aplicar a nova regra já nas eleições deste ano, se Lula sancionar o projeto até 9 de junho.

O texto aprovado na Câmara e mantido integralmente no Senado pelo relator Demóstenes Torres (DEM-GO) proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada, mesmo que o trâmite do processo não tenha sido concluído no Judiciário.

Esse tipo de decisão colegiada acontece, geralmente, na segunda instância ou no caso de pessoas com foro privilegiado.

O projeto prevê ainda a possibilidade de um recurso a um órgão colegiado superior para garantir a candidatura. Caso seja concedida a permissão para a candidatura, o processo contra o político ganharia prioridade para a tramitação.

O texto que sai do Congresso é mais flexível do que o proposto pelo movimento. A ideia inicial era proibir a candidatura de todos os condenados em primeira instância. Atualmente, só políticos condenados em última instância, o chamado trânsito em julgado, são impedidos de disputar eleições.

A votação aconteceu de forma acelerada depois de um recuo do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR). Na semana passada, ele chegou a dizer que o Senado não decidiria o tema sob pressão. Nesta semana, ele mudou o discurso e defendeu a votação com urgência.

Jucá concordou até com uma manobra que permitiu ao projeto furar a fila de outros projetos. Na negociação, o líder do governo conseguiu acertar com a oposição um calendário para a votação dos projetos do pré-sal no mês de junho.

A pressão por uma votação célere se deve ao objetivo do Movimento para que a nova regra seja aplicada nas eleições de outubro. Para isso, o MCCE entende que é preciso haver a sanção presidencial até 9 de junho.

Existem dúvidas, no entanto, sobre a aplicação para este ano porque uma regra determina que mudanças eleitorais tenham de acontecer com um ano de antecedência.

Por isso, a decisão sobre a aplicação será do Judiciário.

Uma consulta feita pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já pergunta sobre a possibilidade de aplicação imediata.

Fonte: Portal G1

A "marcha da marreta" de Fábio e a "Copa em Natal"


Dificil saber o que foi mais ridículo: o deputado federal Fábio Farias (PMN) conclamando via Twitter os natalenses a fazer uma “marcha da marreta” para começar a derrubar o Machadão ou o comitê de fiscalização (sic) da Fifa vindo para Natal para conferir a demolição de uma creche. O processo das obras para a Copa fica entre a farsa e a tragédia.

Os defensores da “Copa em Natal” parecem pensar que a cidade sediará toda a Copa, e receberá Brasil, Argentina e outras potências. Ora, Natal receberia apenas dois ou três jogos, e de seleções de porte médio. Não se trata de ser contra ou a favor da Copa em Natal, mas de debter a questão, pesar os prós e contras e saber as vantagens para a cidade.

Prefeita de Messias Targino ganha prêmio Sebrae nacional


A população de Messias Targino comemorou ontem, dia 19 a conquista do Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor, do Sebrae. A prefeita Shirley Targino foi a única mulher, entre os nove prefeitos escolhidos, a receber a homenagem pelo projeto “Meu Sertão que Produz”, categoria formalização de empreendimento.

Com uma população rural de 180 famílias, o município de Messias Targino foi agraciado pelo incentivo da prefeitura ao homem do campo, garantindo mercado na merenda escolar. “Eles trabalhavam de maneira informal e, através da organização estimulada pela prefeitura, hoje já temos mais de 100 famílias sobrevivendo com esse projeto”, diz a prefeita Shirley Targino, elogiando as associações comunitárias envolvidas no projeto.

Além de incentivar a produção agrícola, a prefeitura está apoiando o trabalhador rural na compra de toda produção para as escolas. A ação evita o êxodo rural e aumenta a produtividade do município.

Do blog www.robsoncarvalho.com

Hugo Manso: "Não sei uma sombra de Wilma, mas um companheiro de chapa com perfil diferente"


"Não seremos como Batman e Robin. Não serei uma sombra de Wilma. Serei um companheiro de chapa com um perfil diferente. Estamos aliados politicamente apontando o mesmo sentido da disputa nacional. A estratégia é termos agendas próprias e encontros constantes. Vocês não vão nos ver de mãozinhas dadas em todas as ruas do RN. Vão ver o meu discurso semelhante ao dela. Teremos dificuldades. Algumas lideranças, como Henrique Alves (PMDB), vota em Wilma e em Garibaldi. Temos que respeitar, mas vamos trabalhar o voto casado"
Declaração do pré-candidato ao Senado pelo PT Hugo Manso, em entrevista ao jornal Potiguar Notícias. Em breve, a entrevista completa neste blog.

Terror uruguaio com orçamento de U$ 6 mil é selecionado para participar Cannes

Reportagem: Blog Cinema em Cena

Nem só de mega produções vive Hollywood. Tem se tornado comum filmes de terror com pouca verba arrecadarem muito bem nos cinemas. A tradição foi iniciada com A Bruxa de Blair, em 1999 - seu orçamento ínfimo de U$22 mil faturou mais de $240 milhões. A fórmula continuou a dar certo, como comprovou Atividade Paranormal: lançado no ano passado, o filme com custo quase simbólico de US$ $ 11 mil, arrecadou mais de US$ 7 milhões nos EUA. Dividindo mais uma vez pela metade o orçamento, La Casa Muda precisou de apenas U$ 6 mil para arrematar uma vaga no Festival de Cannes.

O diretor uruguaio Gustavo Hernández trabalhou bem com o que tinha. Uma câmera fotográfica digital (emprestada), quatro dias de filmagem, duas lanternas, um foco de luz e uma equipe de menos de 15 pessoas. Em entrevista à Agência EFE, Hernández afirmou que recebeu os seis mil dólares oferecidos por um produtor para bancar sua estreia como diretor. Ele, que só havia dirigido videoclipes, anúncios para televisão e curta-metragens, teve que pensar então em um longa que necessitasse de "pouca gente, poucos recursos e que pudesse ser filmado em pouco tempo".

O terror foi a alternativa encontrada para o problema. "Pensamos em contar o que acontece com todos quando sentimos medo, quando temos todos os sentidos em alerta e os segundos podem parecer horas", afirmou. O longa foi inspirado em uma história real da década de 40, quando dois corpos foram encontrados mutilados em uma casa de campo do norte do Uruguai. La Casa Muda se passa nos últimos 74 minutos das vítimas.

E esses minutos foram trabalhados de forma diferente do convencional. "Queríamos que o espectador vivesse as emoções, sem enganá-lo com vários planos e contraplanos, e decidimos rodá-la em uma só tomada", contou o diretor. Com a Cannon 5D em punhos, o diretor teve mais mobilidade para gravar e chegar a lugares em que uma pesada câmera convencional não atingiria.

O trailer do longa foi divulgado na internet e foi visto por um dos jurados do Festival de Cannes, que sugeriu que Hernández o apresentasse. Seis meses depois de concluído, o filme foi selecionado para participar da Quinzena de Produtores, no Festival.

Cineclube Natal realiza semana de filmes malditos


Comédias românticas, amores possíveis ou não, histórias edificantes, épicos com bravura e lealdade? Esqueça. Para o Cineclube Natal, a semana é dos filmes malditos. Aqueles que misturam produções toscas ou limitadas com temas perturbadores e/ou provocantes.

Nesta 4ª Semana do Filme Cult, chamada “Um lugar para os malditos”, uma penca de filmes desconhecidos, pouco vistos e barra-pesada darão o tom da programação, numa parceria do Cineclube com a Fundação José Augusto (através do Teatro de Cultura Popular Chico Daniel) e o jornalista Rodrigo Hammer, cinéfilo dos melhores com quem este blogueiro teve recentemente o prazer de conversar sobre cinema durante quatro horas seguidas em viagem a Mossoró (e depois mais quatro horas na volta, enlouquecendo os demais viajantes).

A programação tem inicio hoje, terça-feira, dia 18, às 19h com “Suspiria”, dirigida pelo mestre do Horror Italiano Dario Argento. Vamos á programação:

Terça-Feira – 18
Suspiria (Suspiria - Itália, 1977)
Direção: Dario Argento
Com: Jessica Harper e Stefania Casini
Sinopse: estudante de Ballet descobre que sua academia é, na verdade, um covil de bruxas ancestrais determinadas ao caos e à destruição.

Quarta-Feira – 19
O Monstro da Lagoa Negra (Creature From The Black Lagoon - EUA, 1954)
Direção: Jack Arnold
Com: Richard Carlson e Julie Adams
Sinopse: expedição científica pelo Rio Amazonas encontra criatura anfíbia que provocará terror entre os seus integrantes.

Quinta-Feira – 20
O Reflexo do Mal (The Reflecting Skin - ING/CAN, 1990)
Direção: Philip Ridley
Com: Viggo Mortensen e Lindsay Duncan
Sinopse: numa remota região norte-americana, menino encara a realidade através de personagens sinistros que surgem do cotidiano.

Sexta-Feira – 21
O Ladrão Silencioso (The Thief - EUA, 1952)
Direção: Russell Rouse
Com: Ray Milland e Martin Gabel
Sinopse: físico nuclear faz serviço de espionagem para país não determinado, tendo em seu encalço os órgãos de segurança norte-americanos.

Sábado – 22
A Vingança do Sexo (La Venganza Del Sexo - ARG, 1969)
Direção: Emilio Vieyra
Com: Ricardo Bauleo e Gloria Prat
Sinopse: experimentos macabros envolvem o rapto de strippers e casais enamorados numa mansão afastada. Clássico do Trash argentino.

Domingo – 23
Canibal Holocausto (Cannibal Holocaust - ITA, 1980)
Direção: Ruggero Deodato
Com: Robert Kerman e Francesca Ciardi
Sinopse: equipe de antropólogos se embrenha pela selva sul-americana onde encontra material filmado de antiga expedição dizimada por canibais.

IV Semana do Filme Cult
Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (vizinho à Fundação José Augusto)
Endereço: Rua Jundiaí, 641 – Tirol
Horário: 19h

PDT: Prefeitos que não apoiarem Carlos Eduardo podem ser expulsos do partido


Redação do PN/Oliveira Wanderley

O secretário geral do PDT no Rio Grande do Norte, Jonny Costa, esteve ontem, dia 17, em Brasília. Ele participa de reunião da Executiva Nacional do PDT.

Jonny representa o presidente estadual do PDT, Carlos Eduardo Alves, que ficou em Natal para participar da programação que o senador Cristovam Buarque(PDT) cumprirá na capital nesta segunda-feira(17).

Entre os assuntos que serão discutidos na reunião da Executiva Nacional do PDT está o que trata da fidelidade partidária nas eleições deste ano. O PDT nacional deverá alertar os seus filiados no País inteiro no sentido de acompanhar os candidatos do partido nas eleições deste ano. A Executiva deverá enquadrar os pedetistas que estão ensaiando não acompanhar o partido no apoio à ex-ministra Dilma Rousseff(PT) para a Presidência da República.

O mesmo vale para os Estados onde existam pedetistas que não estão querendo votar nos candidatos ao Governo do PDT. É o caso do Rio Grande do Norte. Alguns prefeitos e vereadores do PDT não estão querendo apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves ao Governo.

Esses prefeitos e vereadores poderão ser expulsos do partido caso decidam não apoiar o pré-candidato.

Defensoria Pública do RN participa da campanha pelo Direito à Moradia Adequada


A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte participará da grande campanha pelo Direito à Moradia Adequada que será lançada na quinta-feira, 19 de maio, Dia Nacional da Defensoria Pública. Em Natal, uma mobilização está organizada para acontecer a partir das 9h, na Casa da Justiça e Cidadania localizada no Shopping Estação, Zona Norte.
Até as 17h defensores estarão mobilizados para atender ao público em suas necessidades e ao mesmo tempo, difundindo e realizando um trabalho educacional com a população sobre os diretos relativos à moradia, tais como: posse, propriedade, locação, regularização fundiária, mutuários, proteção especial ao idoso entre outras realidades ligadas ao tema.
A idéia é que todo o País esteja unido em uma grande campanha pelo Direito à Moradia Adequada. A Defensora Pública Cláudia Carvalho Queiroz conta que na ocasião também estará sendo distribuída uma cartilha produzida pela Associação Nacional dos Defensores Públicos e Secretaria Nacional de Programas Urbanos intitulada: Direito à Moradia: Cidadania começa em Casa!
Apesar de ser um direito humano amplamente reconhecido pelo direito internacional, e também considerado um direito social pela nossa Constituição Federal, a moradia ainda está muito longe de ser efetivada para grande parte da população e o fato dos Defensores de todo o País estarem dando visibilidade ao tema, só reforça o compromisso com os menos favorecidos assumido pela instituição.

Foto: Luiz Eduardo Andrade

Sarau celebra poeta Nina Rizzi e mostra possibilidades de intercâmbio cultural


Este blogueiro participou na manhã no sábado dia 15 de um Sarau poético no Sebo Vermelho, de Abimael Silva, na Avenida Rio Branco, centro de Natal. O sarau celebrava a obra e a estadia na cidade da poeta paulistana (mas, radicada em Fortaleza) Nina Rizzi. Na ocasião, diversos amigos e artistas como João da Matta, Alexandre Oliveira, Tácito Costa, Nei Leandro de Castro, Aluizio Mathias, Jarbas Martins, entre outros. O evento mostrou que é possível realizar encontros culturais informais a custo quase zero e, principalmente, investir no intercâmbio cultural nordestino. Tanto que já planejavam um novo sarau com artistas cearenses em Natal. Ótima iniciativa.

Bardallo´s comemora aniversário de 5 anos com festa e shows musicais

Bar-restaurante mais “astral” e “descolado” de Natal, que muitas vezes funciona como uma confraria de amigos, o Bardallo´s Comida e Arte vai comemorar amanhã, sábado dia 15, seu aniversário de 5 anos.
Comandado por Lula Belmont com a inestimável colaboração de Ricardo Nelson, o Bardallo´s fica na rua Gonçalves Ledo, no centro de Natal, mais exatamente no trecho conhecido pelos boêmios como Beco da Lama. Mas, a festança será no jardim do Palácio da Cultura.
Os trabalhos musicais serão abertos pelo grupo de samba de raiz Arquivo Vivo, às 20 horas. Em seguida, a Orquestra Boca Seca sobe ao palco para fazer todo mundo dançar. Fechando a noite, a banda DuSouto fará o show.
Conforme o proprietário Lula Belmont, a proposta do Bardallo’s é agregar comes e bebes a eventos culturais com destaque para exposições de artes plásticas e shows musicais, afora festas temáticas. “Faço produção cultural e negocio com bar e restaurante. Movido por essas duas vocações tive a ideia de criar o Bardallo’s para receber artistas, amigos e pessoas que gostam de cultura e de boa gastronomia”, ilustra Lula Belmont.
O nome Bardallo’s tem explicação. Sempre por volta da meia-noite Belmont toca um sino que compõe a decoração do bar alertando os clientes que dali a uma hora o estabelecimento será fechado. “Umas pessoas aceitam as badaladas numa boa, outras reclamam porque querem ficar mais tempo no bar curtindo a boa música, a birita e os petiscos do cardápio”, informa.

Sebo Vermelho terá Sarau com a poeta Nina Rizzi

Uma charge de Rômulo Estânrley

Crônica de uma derrota anunciada


Os amigos flamenguistas (Paulo de Tarso, Henderson Dantas, Rafael Duarte, entre outros ilustres) que me perdoem mais uma tiração de onda com o Flamengo, mas, o certo é que comecei a assistir a partida de ontem do Flamengo contra o Universidad do Chile como quem verá a crônica de uma derrota anunciada.
E foi o que aconteceu.
Na véspera do jogo, a notícia da não convocação do atacante Adriano para a Copa do Mundo rendeu muita notícia: primeiro ele teria chorado muito, depois, treinou alegremente. Bem ao estilo 8 ou 80 do “Imperador”. A expectativa da torcida era que ele mostrasse em campo a Dunga que merecia ir para a Copa.
Não foi o que aconteceu.
Deslumbrado com a classificação contra o Corinthians (conseguida com derrota graças ao critério de desempate) o Flamengo entrou em campo achando que tudo daria certo por magia. E, por magia, o UnC marcou três gols, quase fez outros três e saiu o Maracanã com uma vitória que lhe dá o direito de perder por 1 a 0 ou 2 a 1 em casa.
Depois do jogo, cenas típicas flamenguistas: Adriano vaiado, o goleiro (e capitão) Bruno – versão futebolística e menos visceral do presidente da Funcarte Rodrigues Neto - dizendo que “estava se lixando” para a torcida. A cara do Flamengo. Que etrá que fazer milagre em Santiago.

Convocação para seleção gera milhões para jogadores (e para agentes e similares)


O blog reproduz ótima reportagem de Rafael Thomé, do portal Terra, que ajuda a entender o porquê do chororô de emissoras de TV e parte da mídia pela não convocação de Adriano, Ronaldinho, Ganso e Neymar. Não se discute se eles são bons jogadores ou não. Mas, sim, o que eles gerariam em dinheiro para alguns poucos (espertos). Confira:

Convocação pode render até R$ 3 mi em patrocínios, diz agente

Rafael Thomé
A Copa do Mundo, palco dos grandes craques, é o evento que mais capitaliza verbas para os envolvidos com o esporte. Na edição de 2010, por exemplo, a Fifa vai pagar um prêmio de U$ 30 milhões (R$ 53,5 milhões) ao vencedor do torneio.
Participar de uma Copa não só coloca o jogador na história do futebol, como pode garantir o futuro de sua família. Além do prestígio, um atleta deve ganhar muito com sua imagem.
"Uma convocação muda muito a valorização do passe de um jogador. Da própria marca da chuteira eles já ganham um bônus considerável", conta Wagner Ribeiro, empresário de futebol.
Os jogadores que não forem à Copa do Mundo deverão deixar de ganhar cifras milionárias. Ronaldinho, Adriano, Vagner Love e Fred, que já tiveram passagem pela Seleção Brasileira, não terão a mesma facilidade para fechar contratos com patrocinadores como Robinho e Luis Fabiano.
"Eu me lembro que na última Copa, que fechei contrato do Robinho com o banco Santander e a Vivo", contou o empresário. "Fechando dois ou três contratos de patrocínio, um jogador pode receber cerca de R$ 3 milhões", complementou.
Não bastassem os valores ganhos com a imagem, cada jogador deverá receber "um bicho de US$ 300 mil (R$ 535 mil), caso sejam campeões", disse Wagner.

Walter Fernandes lança dúvidas sobre aliança PDT-PCdoB


Roberto Lucena e
Cefas Carvalho


Ex-secretário de Planejamento e de Obras de Parnamirim, o engenheiro civil Walter Fernandes exerce hoje o cargo de presidente do PCdoB no município. Funcionário público federal no DNIT-RN, Walter deseja disputar uma das oito cadeiras da Câmara Federal dos Deputados nas eleições deste ano. Recentemente, o pré-candidato participou do programa “No Alpendre do PN”, onde falou sobre política e respondeu algumas críticas direcionadas ao PCdoB.
Para entrar na briga eleitoral, Walter diz não ter “grandes estruturas” e usará o discurso de projetos para conquistar votos. “Não temos grandes estruturas. Estamos nessa caminhada e vamos mostrar o que podemos fazer pela cidade”, disse. O pré-candidato afirma também que seu palanque servirá para discutir problemas relevantes. Walter aproveita para alfinetar os adversários. “Essa candidatura serve para debatermos os grandes temas de Parnamirim e do Rio Grande do Norte. Os políticos, hoje em dia, não estão debatendo. Estão mais preocupados com a questão pessoal. Querem saber qual vereador irá apoiar ou não, por exemplo.”
Apesar de nunca ter assumido um cargo eletivo, Walter se apresenta como pré-candidato a deputado federal por acreditar que Parnamirim precisa de uma representação na Câmara Federal. Com o intuito de unir forças, o PCdoB não deverá lançar candidato a deputado estadual. “Aqui, em Parnamirim, o PCdoB não vai lançar candidatura a estadual. Parnamirim precisa de um candidato a federal e quero ser o deputado federal de Parnamirim. Lanço esse desafio”, define.
O PCdoB, em nível estadual, já anunciou aliança com o PDT – partido cujo vice-presidente é o prefeito Maurício Marques. Há alguns dias, o chefe do Poder Executivo de Parnamirim fez duras críticas ao PCdoB. O prefeito chegou a questionar a aliança com o partido comunista e ameaçou não apoiar Carlos Eduardo, candidato a governador pela aliança PDT-PCdoB. O motivo do desentendimento é a greve dos professores do município. Segundo o prefeito, o PCdoB poderia evitar a paralisação.
Walter diz que não entendeu as críticas do prefeito e destaca que o PCdoB não pode interferir no debate. “Sou servidor público e faço reivindicação independente do partido. O sindicato é autônomo. Os servidores têm o direito de exigir melhorias. O sindicato é independente. O PCdoB nem foi convocado para discutir esse problema”, sentencia.
Com relação a possível quebra de aliança com o prefeito Maurício, Walter acredita que questões pessoais estão interferindo e questiona: “Porque não apoiar Carlos? É estranho. Então também não vai apoiar Dilma? A situação está complicada. Fico assombrado como ainda se faz política por questões pessoais. Se quer discutir nossa participação política, que se apresente projetos ou venha participar do nosso projeto”, declara.

Racha?

O clima entre pedetistas e comunistas parece estar tenso e a aliança aparece com fissuras. Walter Fernandes considera que Carlos Eduardo é um bom nome, mas faz elogios ao governador Iberê Ferreira (PSB). “Carlos Eduardo foi um bom prefeito, mas não podemos esquecer que Iberê é um bom nome para Parnamirim. Foi ele [Iberê] quem colocou emendas para obras importantes em Parnamirim. Acho que Carlos é um grande candidato, mas não vamos municipalizar a eleição. Estamos aliados ao PDT, mas reconhecemos que Iberê é uma grande força”.
O possível racha da aliança, no município, é mais perceptível quando a discussão chega a sucessão da Assembléia Legislativa. Em 2008, o PCdoB apoiou o deputado Gilson Moura (PV). De acordo com as palavras de Walter, o apoio pode se repetir este ano. “Não há apoio definido para deputado. Vamos ver a questão da coligação sem esquecer de olhar para Gilson Moura que tem muito por Parnamirim”.

Foto: Jefferson Lira

Os 10 filmes que a vereadora Walkyria Fonseca levaria para uma ilha deserta



1.Casablanca - Michael Curtiz
2.O Nome da Rosa - Jean Jacques Annaud
3.Muito Além do Jardim – Hal Ashby
4. Moulin Rouge – Baz Luhrmann
5.O paciente Inglês – Anthony Minghella
6.Central do Brasil - Walter Salles
7.Perfume de Mulher - Martin Brest
8.Quem quer ser Milionário - Danny Boyle
9.Manhattan – Woody Allen
10.Platoon - Oliver Stone

"Escritora" Micarla pode virar "imortal" na Academia Feminina de Letras do RN


Não resisti a republicar neste blog um post que o jornalista Sérgio Vilar colocou em seu blog Diário do Tempo . Segue o texto:

Micarla imortal

A presidente da Academia Feminina de Letras, Zelma Furtado deixou escapar a este blogueiro que a prefeita do Natal, Micarla de Sousa pode ocupar uma cadeira na dileta instituição nos próximos meses. Antes, Zelma havia me dito que um dos critérios para o ingresso na AFL é a publicação de pelo menos um livro de relevante importância à literatura potiguar.

O leitor fará a mesma perguntar que eu fiz: "qual o livro escrito pela prefeita?". Mesmo sem obra publicada, Micarla recebeu proposta de candidatura pela própria presidente por ser jornalista. A sugestão partiu do presidente da Academia Baiana de Letras, Eduardo Boaventura. Ele disse que jornalistas são hours concours por produzir acervo de artigos e matérias diários.

Surge, então, outra pergunta: "Quais os artigos e matérias elaborados por Micarla enquanto jornalista?". Ora, Zelma disse já ter em mãos a cópia dos discursos de Micarla quando foi deputada estadual. Este é, portanto, o acervo intelectual que a capacita a ingressar na AFL. “Renderia um livro”, disse Zelma. “Já comentei com ela da ideia. Será um prazer tê-la conosco”, completou a presidente da AFL. Muito chique uma prefeita imortal.

Comentário deste blogueiro: É triste ver o ponto que a adulação (de umas) e o deslumbramento (de outras) levam a cultura e a postura dos homens (e mulheres) públicos(as) desta Natal nestes tristes tempos. Nem há muito que comentar. Só a lamentar. Ou a cair na gargalhada.

Violência em Emaús: bandidos atiram contra policiais e invadem Base Aérea


Roberto Lucena

Foto: Jefferson Lira

Homens da Polícia Militar estão realizando, nesse momento, uma busca a três homens armados que estavam num carro Eco Sport, placas MXP 1767, e trocaram tiros com policias do Grupo Tático Operacional (GTO). A ação acontece no bairro de Emaús, em Parnamirim. Um helicóptero ajuda na busca dos elementos.

Segundo informações do major Jair Júnior, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, os homens fazem parte de uma quadrilha acusada de cometer assaltos a bancos, agências dos Correios e carros-forte. “O GTO fez a abordagem e eles reagiram atirando contra a viatura. Já localizamos uma residência que servia de abrigo para a quadrilha”, disse.

Além de localizar o esconderijo dos bandidos, a polícia apreendeu quatros veículos roubados, 3 armas e uma mulher está presa. “Assim que a perícia for realizada, iremos divulgar o local”, informou o major. Militares da Aeronáutica estão ajudando na busca. O carro usado pelos bandidos foi abandonado na Rua Monsenhor Walfredo Gurgel, próximo ao ginásio de esportes do bairro.

Joanilson: "Os candidatos ao Senado fazem um ping-pong perverso com o povo"


O advogado Joanilson de Paula Rêgo, que entre outros cargos foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN), apresenta seu nome, nas eleições deste ano, como pré-candidato a senador. Com experiência de outras disputas eleitorais, Dr. Joanilson acredita que contará com o segundo voto do eleitor para conseguir vitória nas urnas. Na semana passada, o pré-candidato foi entrevistado pelos jornalistas Cefas Carvalho e Roberto Lucena. Confira a entrevista:

Cefas Carvalho: O senhor é pré-candidato ao Senado. Temos aí três líderes políticos (José Agripino, Garibaldi Filho e Wima de Faria), chamados de caciques, na disputa. Qual a avaliação que faz desse cenário?
Eu vejo isso por partes, mas no final é sempre a mesma coisa. É um ping-pong maldito para o povo que vai de governador para senador, de governador para senador, como se houvesse legitimidade nessa permanência que contraria a temporariedade da vida eletiva. Tudo que caracteriza a realeza, e não a democracia, acontece com essas três candidaturas anacrônicas, sem razão de ser, que surpreende e afronta qualquer sentimento de mudança verdadeira. A perpetuação dessas pessoas é ofensiva à democracia. Eles, no passado, podem até ter prestado serviços à população, mas, agora, eles estão usurpando, praticando uma apropriação indébita de mandatos que são do povo.

CC: Sua candidatura, a de Sávio Hackradt (PCdoB) e até mesmo de Hugo Manso (PT) podem oxigenar a disputa ao Senado?
Os três candidatos ao Senado que eu enxergo com mais legitimidade são Hugo Manso, Sávio Hackradt e, modéstia a parte, eu. Esses é que deveriam estar sendo apontados pelo povo como “os nossos candidatos”. Os outros três são os candidatos da perpetuação, da conservação e reação às mudanças que têm de ocorrer. Os políticos profissionais, carreiristas políticos, que nunca tiveram outra ocupação. Eles tentam a reeleição a qualquer preço.

Roberto Lucena: E como enfrentar as forças dos políticos com essas características?
Com a força do povo. Digo muito que é com as bênçãos de Deus e a força do povo, mas não quero usar o nome de Deus em vão, por isso fico somente com a força do povo. A força do segundo voto. Um voto é dado por gratidão, por esquema partidário ou mesmo por paixão. O povo sabe que precisa de mudanças, mas sem traumas. O povo está querendo dar um voto na mudança e outro no conservadorismo. Muitas pessoas dizem que votam em mim e em Garibaldi, ou em mim e Wilma ou em Agripino. Isso é uma realidade que não podemos mudar. O povo sabe o que faz e o que quer. Acho que o enfrentamento dessa trindade, supostamente vitoriosa, tem que ser feita no segundo voto.

CC: Qual o projeto do PSDC para as eleições desse ano? Com quem vai se coligar?
Uma senhora, lá no Alecrim, me disse: “Dr. Joanilson, o senhor abriu a consciência do povo para as injustiças do sistema”. Eu disse: “Não, senhora, eu só lutei contra as oligarquias”. Ela respondeu: “Dr., mas as oligarquias são o sistema”. Ou seja, ela me deu uma aula. Antes de sair, ela disse mais: “O senhor é o melhor candidato a senador, se continuar sozinho. Se o senhor se juntar, não sei se continua sendo o melhor”. Essa advertência ficou em mim.

RL: Mas para a Assembléia Legislativa, como fica?
Possivelmente, nas chapas proporcionais, faremos aliança. Uma das alianças pré-definidas é com o PHS. Com o PSL também. Com o PTC possivelmente. Esses partidos se unirão. Eu estou com um pensamento universal a cerca da necessidade do Rio Grande do Norte se apresentar no Senado através de uma pessoa que procurará Pedro Simon (PMDB), Paulo Paim (PT), Cristovam Buarque (PDT), Eduardo Suplicy (PT). Tirando pouquíssimas pessoas do Senado, a verdade é que todos eles participaram das eleições de Renan Calheiros, Sarney. Todos estão envolvidos até a medula com esse pessoal. Aqui [no RN], é que eles vestem a roupa de anjo, mas na realidade, são todos do mesmo esquema. É necessário alguém que represente o povo.

RL: O senhor afirma que o povo não quer uma mudança drástica, por isso mesmo deverá votar em um dos três caciques e o segundo voto deverá ser em outro candidato. Entre Wilma de Faria, José Agripino e Garibaldi Alves Filho, qual seria então o candidato merecedor desse voto?
Sua pergunta está bem formulada, mas eu prefiro falar um pouco sobre a parte boa de cada um deles. Por exemplo, a ex-governadora Wilma sempre procurou caminhar de mãos dadas com partidos progressistas. Isso já é uma credencial positiva para qualquer pessoa. No que diz respeito a Agripino e Garibaldi, destaco o que eles fizeram enquanto governadores. Mas as credenciais políticas do momento, no que diz respeito a doutrina e mudanças essenciais, o erguer de bandeira que justifiquem a aprovação popular, tenho dificuldades de destacar.

RL: Como o senhor analisa a candidatura de Carlos Eduardo a governador?
No início, quando ele surgiu com discurso de independência, fiquei confiante. Esperava inclusive que os candidatos a senador seriam Sávio e eu. Mas surgiu Álvaro Dias dizendo que o segundo voto é em Garibaldi. Então assim, com esse projeto familiar, eu não participo. Com esses cálculos de conveniência, em mesas de conta de dinheiro ou tempo de televisão, não sento.

Festival de Cannes terá início no dia 12


Este blogueiro-cinéfilo já está na expectativa com o próximo Festival de Cinema de Cannes, que acontece entre os próximos dias 12 e 23 de maio. Adoro festivais de cinema e premiações cinematográficas, senão por outras razões, por anteciparem filmes de qualidade. Recordo que no festival de Cannes do ano passado, quando vi na lista dos competidores os novos filmes de Michael Haneke, Pedro Almodóvar e Lars Von Trier, antevi que seriam películas que eu iria gostar. Dito e feito. Adorei “A fita branca” e “Os abraços partidos” e fiquei fascinado com o polêmico “Anticristo”.

Neste ano, a lista de competidores tem menos nomes de peso e mais cineastas emergentes. Pretendo economizar meus trocados para conferir – quando vier por estas bandas natalenses, na sessão de arte, é claro – o novo de Iñarritu (“Babel”, “Amores brutos”): “Biutiful” (sim, o nome é assim mesmo).

Os novos de Mike Leigh e Takeshi Kitano também dão água na boca. E a nova safra francesa vem mostrando bons filmes em Cannes (“O profeta”, “Canções de amor”.
O júri desta 63ª edição de Cannes é presidido por Tim Burton e conta com os diretores Victor Erice e Shekhar Kapur, os atores Benicio Del Toro, Kate Beckinsale e Giovanna Mezzogiorno, o diretor do Museu Nacional do Cinema Italiano Alberto Barbera e o escritor, roteirista e diretor Emmanuel Carrere. Segue abaixo link de uma bela reportagem do UOL sobre o festival e a lista da competição oficial e da mostra Um Certo Olhar:

http://cinema.cineclick.uol.com.br/noticia/carregar/titulo/divulgada-a-lista-de-filmes-que-estarao-no-festival-de-cannes-de-2010/

Filmes que competem à Palma de Ouro

Tournée, de Mathieu Amalric
Des Hommes et des Dieux, de Xavier Beauvois
Hors la Loi, de Rachid Bouchareb
Biutiful, de Alejandro González Iñarritu
Un Homme que Crie, de Mahamat-Saleh Haroun
Housemaid, de Sangsoo Im
Copie Conforme, de Abbas Kiarostami
Outrage, de Takeshi Kitano
Poetry, de Chang-dong Lee
Another Year, de Mike Leigh
Fair Game, de Doug Liman
You. My Joy, de Sergei Loznitsa
La Nostra Vita, de Daniele Luchetti
Utomlyonnye Solntsem 2, de Nikita Mikhalov
La Princesse de Montpensier, de Bertrand Tavernier
Loong Boonmee Raleuk Chaat, Apichatpong Weerasethakul

Mostra Um Certo Olhar

Blue Valentine, de Derek Cianfrance
O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira
Les Amours Imaginaires, de Xavier Dolan
Los Labios, de Ivan Fund e Santiago Loza
Simon Werner a Disparu, de Fabrice Gobert
Film Socialisme, de Jean-Luc Godard
Unter die Stadt, de Christoph Hochhäusler
Rebecca H. (Return to the Dogs), de Lodge Kerrigan
Pál Adrienn, de Ágnes Kocsis
Udaan, de Vikramaditya Motwane
Marti, Dupa Craciun, de Radu Muntean
Chatroom, de Hideo Nakata
Aurora, de Cristi Puiu
Ha ha ha, de Sangsoo Hong
Life Above All, de Oliver Schmitz
Octubre, de Daniel Vega
R U There, de David Verbeek
Rizhao Chongqing, de Xiaoshuai Wang

Ex-prefeito de Macaíba é investigado pelo Ministério Público


Tramita no Ministério Público Estadual, através da sua 2ª Promotoria de Justiça, um Inquérito Civil Público contra o ex-pre­feito Fernando Cunha Lima Bezerra. Ele teria contratado os serviços da empresa NT Systems Informática Ltda. e pago de forma irregular.
De acordo com o Inquérito, a empresa teria sido contratada pela Pre­feitura de Macaíba para fornecer softwares educativos e ministrar cursos de capacitação em informática para 179 educadores, que deveriam utilizar o extinto Centro de Inclusão Digital do município como complemento pedagógico para seus alunos. O problema é que, apesar do serviço ter sido realizado apenas parcialmente, o contrato não foi suspenso e todos os pagamentos foram realizados normalmente. A prefei­tura repassava à NT Systems a quantia de R$ 25 mil por mês.
O Inquérito 01/2008, aberto pela promotora de Justiça Raquel Medeiros Germano em 14 de janeiro de 2008, aponta ainda como agravante o fato de o então prefeito ter sido recomendado pela Controladoria Geral do Município a cancelar o contrato, em 2007, o que não foi feito. E isso deverá resultar no seu indiciamento pelo crime de improbidade administrativa. Segundo informações, Fernando Cunha teria autorizado indevidamente o pagamento de pelo menos R$ 378 mil, uma vez que o contrato foi firmado em março de 2006 e suspenso em novembro de 2007, após a recomendação.

Os 10 filmes que a poeta Anne Guimarães levaria para uma ilha deserta



1- Diário de uma paixão - Nick Cassavetes
2- Crash, No Limite - Paul Haggis
3- Os Miseráveis - Bille August
4- Lado a Lado - Chris Columbus
5- Alguém Tem Que Ceder - Nancy Meyers
6- Um Sonho de Liberdade - Frank Darabont
7- Closer - Mike Nichols
8-O Morro dos Ventos Uivantes - Peter Kosminski
9- Cidade dos Anjos - Brad Silberling
10- A casa do lago - Alejandro Agresti

Artista plástico assuense vai expor no Bardallos


O artista plástico assuense Wagner de Oliveira é o próximo convidado a expor na galeria do Bardallo’s Comida & Arte. A abertura da exposição intitulada ASSUasMulheres ocorre neste sábado 8 de maio, Dia do Artista Plástico, às 20h. A exposição, que fica aberta ao público até 31 de maio, é composta de 20 trabalhos em óleo sobre tela, pastel sobre canson, acrílica sobre tela e grafite sobre canson.

Autodidata, filho do pintor e músico Barrinha, Wagner de Oliveira revela que o primeiro contato com as artes plásticas se deu aos sete anos por meio de revistas e livros com pinturas de Leonardo da Vinci, Monet, Picasso e Van Gogh. Mas a principal influência não veio do universo pictórico e, sim, dos quadrinhos dos anos 1980, notadamente Mozart Couto, Eugênio Colonnese, Edmundo Rodrigues e Flavio Colin. Naquela época, apaixonado por gibis, Wagner começou a absorver as técnicas desses quadrinistas. “Quando comecei a pintar tinha umas seis bisnagas com cores diferentes, mas nenhuma delas era da cor de pele, então resolvi usar o marrom e pintar uma linda negra. Se você pegar as mulheres de Mozart Couto, transformá-las em mulatas, e as colocar em uma tela, vem logo a comparação com Di Cavalcanti”, ilustra.

SERVIÇO:
Abertura da exposição “ASSUasMulheres”.
Local: Bardallo’s Comida & Arte. Rua Gonçalves Lêdo, 678. Cidade Alta.
Data: 8 de maio de 2010.
Hora: 20 horas.
Entrada gratuita.

Pedofilia é uma coisa, efebofilia é outra, afirma bispo católico


Quando este blogueiro imaginava que nada mais vindo da Igreja Católica poderia me chocar, eis que leio declaração do bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino dizendo que “é preciso distinguir os casos de abusos contra crianças e os casos de abusos cometidos contra adolescentes”. O ilustre bispo ainda ratificou (ou ratzengerficou) que “pedofilia” é uma coisa. “Efebofilia” (atração por adolescentes acima de 12 anos) é outra. Ah, sim, dom Angélico (sic), agora ficou entendido. E quanto àquela história de celibato, como é que fica?


Ah, para ler reportagens sobre o assunto, eis os links:

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=999925&tit=Bispo-pede-distincao-entre-abusos-contra-crianca-e-adolescente

http://www.agora.uol.com.br/brasil/ult10102u730912.shtml

Foto: Divulgação da Diocese de Blumenau (Dom Angélico Sandalo).

Os retratos de Dorian Gray


Abrindo as comemorações alusivas ao dia do Artista Plástico e do Pintor, o Centro de Documentação Cultural Eloy de Souza da Fundação José Augusto, promove a exposição Dorian Gray - Acervo do Artista. Trata-se de uma homenagem especial ao pintor, tapeceiro, gravador, e muralista que este ano, celebra oitenta anos de vida e sessenta de atividades artísticas.

O vernissage acontece sexta-feira, 7 de maio de às 19h30 no Palácio da Cultura, ocasião em que poeta e escritor e Paulo de Tarso Correia de Melo fará uma homenagem a este ilustre artista potiguar. A mostra apresenta 25 obras do acervo particular de Dorian Gray, datadas a partir dos anos cinqüenta, entre estas, obras que fizeram parte da sua primeira exposição individual.

Foto: Alex Gurgel.

Rede Potiguar de Música (RPM) terá lançamento oficial hoje


Daqui a pouco, nesta terça-feira, dia 4, a partir das 18h na Casa da Ribeira, a Rede Potiguar de Música (RPM) promove lançamento oficial com pocket-shows de alguns artistas já associados à rede. Acesso gratuito.
Apoio: Agência Cultural do Sebrae – RN e Casa da Ribeira

Programação
18h – Poetas Elétricos – café da Casa
18h20 – Camarones Orquestra Guitarrística – palco
18h40 – Clara e a Noite – café da Casa
19h – Carlos Zens – palco
19h20 – Júlio Lima – café da Casa
19h40 – Pádua – palco
20h – Esso – café da Casa
20h20 – Seu Zé – palco

Mais informações:
9404-6787

www.redepotiguardemusica.blogspot.com

Foto: Os Poetas Elétricos (Divulgação)

Os 10 filmes que o poeta Gilmar Leite levaria para uma ilha deserta



1º Lua de Fel (Roman Polanski)
2º Les Miserábles (Josée Dayan),
3º Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore)
4º Dogville (Lars Von Trier)
5º Os 3 filmes "O Poderoso Chefão" (Coppola)
6º Jornada da Alma (Roberto Faenza)
7º Lisbela e o Prisioneiro (Guel Arraes)
8º Silêncio dos Inocentes (Johnatan Demme)
9º Era uma vez na América (Sergio Leone)
10º Tempos Modernos (Chaplin)

Os livros de auto-ajuda e suas regras que de pouco valem


Cefas Carvalho

Dia desses, não recordo como, recebi panfleto de uma editora com os livros recomendados para se adquirir e presentear os entes queridos. Devorador de livros que sou, desandei a ler os títulos sugeridos. Uma sensação desagradável apoderou-se de mim. Explico: todos, repito, todos os 41 livros sugeridos eram de auto-ajuda ou com teor edificante. Desde uma bem intencionada biografia de Michelle Obama (“A primeira dama da esperança”, de Elizabeth Lightfoot”) até títulos a meu ver bizarros como “Casais inteligentes enriquecem juntos” (de Guatavo Cerbasi) e “Como educar crianças temperamentais” (de George Kapalla).
Tenho amigos que não lêem este tipo de livros, mas, almas boas que são, mostram tolerância com tais obras, seus autores e seus leitores. Não eu. Para mim são um desserviço à literatura, ao mercado editorial e aos leitores. Quem os compra, acredita piamente que vai ter sua vida modificada. Um engano. Um livro só muda a vida de alguém quando você aplica o livro à sua vida, como muita gente já fez com “Sidarta”, de Hesse, “On the road”, de Kerouac, não o contrário, de aplicar sua vida às regras que um livro de auto-ajuda coloca. Ora, para estes livros, todos são iguais. Como comparar uma criança dinamarquesa com uma carioca? Como o mesmo livro determinar igual educação para um menino afegão e uma menina chilena?
Detesto essa mania dos tempos atuais de toda ajuda ser decodificada e específica.Ora, um livro só vai servir para a sua vida pelo que você retira do livro, como alguém que descobre na dor de uma Florbela Espanca a sua própria dor e aquele livro de poesias passa a dar alívio.
Para mim, e já escrevi isso antes, auto-ajuda é a leitura de obras que como diz Milan Kundera, investiguem o ser humano.
Ah, voltando ao catálogo dos livros, nada se compara a “O reencontro das borboletas apaixonadas”, de Keith Richardson, que tem o subtítulo “Uma viagem em busca da autodescoberta espiritual”. Gastar 42 pilas em um livro com este título? Ninguém merece. Ou melhor, muita gente até merece ler esse tipo de coisa. Que as borboletas fiquem com seus leitores e que continuemos nossa peregrinação em sebos e livrarias atrás de obras de Agualusa, Saramago e Dalton Trevisan.

"Agnelo deveria se aposentar da política", diz vereador Siderley


Vereador eleito em 2008 para o primeiro mandato, sendo o segundo mais votado (2.644 votos), Siderley Bezerra da Silva (PV) concedeu entrevista aos jornalistas Cefas Carvalho e Roberto Lucena. Casado, pai de duas filhas, o empresário mora em Cotovelo, Litoral de Parnamirim. A região é onde está localizada a base eleitoral do vereador. Nessa entrevista, Siderley fala sobre os trabalhos na Câmara, política e eleições 2010. Confira:

Cefas Carvalho: O que acha dessa quantidade de pré-candidatos a deputado estadual em Parnamirim? Da Câmara, por exemplo, temos dois nomes e mais Gilson Moura (PV) e Agnelo Alves (PDT).
Acho que é positivo. Sendo da cidade de Parnamirim, é sempre uma boa opção ter vários candidatos para que a população possa escolher um deles.

Roberto Lucena: O senhor já escolheu?
Já. Já tenho os meus candidatos, mas só vou divulgar na hora certa.


RL: O senhor faz parte da mesma legenda do deputado estadual Gilson Moura, PV. Muitos criticam Gilson porque acham que ele não representa a Parnamirim na Assembléia Legislativa. Como o senhor analisa essas críticas?
Gilson Moura é uma pessoa que vem trabalhado muito e acho que é uma boa opção para candidato a deputado estadual.


CC: O senhor acha que Parnamirim pode eleger dois deputados? Por exemplo, Agnelo e Gilson?
Não. Parnamirim tem condições de eleger um deputado se todos se reunirem em torno de um único nome. Mas se for com essa quantidade de nomes, não elege.

CC: Então a quantidade de pré-candidatos pode prejudicar?
Com certeza.

RL: E qual seria o nome ideal para unir forças?
Primeiro, eu acho que Agnelo não deveria ser candidato. Ele deveria se empenhar na candidatura do filho [Carlos Eduardo] para governador do estado. Ele [Agnelo Alves] deve se aposentar e ficar em casa balançando o pé na rede. Agnelo é morador de Natal e a vez dele já passou.

RL: Agnelo deve ficar nos bastidores?
A vez dele já passou. O que ele tinha de fazer pela cidade, já fez.

RL: Desse modo o senhor descarta o nome de Agnelo para ser o candidato de consenso...
Sem sombra de dúvidas.

RL: Quem seria esse candidato então?
Em Parnamirim, tem um nome muito bom que é Rosano Taveira (PRB). Um homem íntegro, que tem prestado muito serviço a Parnamirim. Uma pessoa que tem zelo pelo dinheiro público. Para mim ele é uma unanimidade e um professor na área de política.


RL: Na campanha de 2008 o senhor era oposição. Depois de eleito, passou para situação. Como foi essa virada?
Veja bem: fui oposição não porque quis. Maurício sabe porque fui oposição e, logo quando acabou a eleição, me chamou para gente conversar. Independente de qualquer coisa, somos amigos.

RL: Então foi tranqüilo?
Sim. Eu passei a campanha toda sem bater em Maurício. Nunca.

RL: Mas em Agnelo era diferente?
Agnelo foi o motivo de eu não ter apoiado Maurício.

CC: Clênio Santos (PV) afirmou que Gilson Moura está afastado de Parnamirim. Concorda com isso?
Depois da campanha, nós nos afastamos. Mas, até onde sei, Gilson tem feito visitas à cidade. Não tenho conhecimento de um afastamento dele.

RL: Maurício já definiu os votos dele e disse que irá pedir que os secretários, os amigos, sigam os votos dele. O senhor seguirá essa recomendação? Vota como o prefeito?
Nesse ponto, não. Ele [Maurício] terá que me perdoar, mas não vou acompanhar alguns votos dele, inclusive o estadual, se for Agnelo. Não voto nele [Agnelo] em hipótese nenhuma.

RL: Porque essa decisão? Algum problema pessoal com o ex-prefeito?
Não é pessoal, mas para mim ele não foi uma pessoa correta, de palavra.

RL: E como gestor?
Foi um bom prefeito porque pegou Parnamirim numa boa fase financeira, diferente do que ocorre hoje. Agnelo soube aproveitar a oportunidade e soube trabalhar. Não fez mais do que a obrigação dele. Ele foi um bom gestor, e não um deus. As pessoas endeusam Agnelo, mas ele não é Deus. Ele foi um bom político.