Contador

As "mensagens" dos prefeitos às Câmaras

Rômulo Estânrley

É de praxe aqui pelos cafundós brazucas, as câmaras municipais receberem dos prefeitos eleitos “mensagens” – espécie de cartas de boas (más, no nosso caso) intenções –, em que os alcaides empossados fazem o misce-em-scene de sempre, tudo como manda a liturgia do cargo, para o bocejar em berço explêndido dos digníssimos edis e para a dormideira da macacada de auditório. É o chamado supositório de alho. Só que muita gente ainda não reparou no rico valor literário desses discursos, escritos por assessores, para serem lidos pelos prefeitos. A maioria dessas loas é tão verossímil quanto uma Barbie menstruada. Mas algumas dessas “peças” são obras-primas do humor escrachado, para não dizer nonsense. Um exemplo? Em recente mensagem da nossa Deodato de saias, Marília “mamulengo” Dias, nas suas “breves palavras” – cinco laudas, lidas em 58 segundos, como observou um dos presentes, apreciador do bom teatro de comédia – viajou na maionese, lambuzou-se na mostarda e patinou no catchup. Provou que é Phd em demagogia e pós-doutorada em estultices. Em virtude do curto espaço desta coluna, selecionamos alguns trechos brilhantes. Veja, leitor: “Sabemos que não existe cidade sem povo, não existe desenvolvimento sem dignidade” (descobriu a pólvora!). Outro: “Vamos trabalhar baseados em números”. Grande boa nova! O que fizeram os Cunha em oito anos? Só pensaram em números ($$$$$$$$...). Esse outro é ótimo: “Mesmo depois de oito anos de uma gestão exemplar” (essa senhora bebe?) “é inegável que a muito a ser feito”. E emendou: “Não posso, em momento algum, desconectar a minha proposta de governo, do trabalho competente que Fernando Cunha realizou à frente da Prefeitura. Além de incoerente, seria injusta com o homem que plantou importantes sementes para o desenvolvimento deste município (...)” – Atenção, autoridades federais, Ibama, Polícia Federal! Fernando Cunha andou plantando sementes em Macaíba! Acuda, Obama! Não, bicho, sem sacanagem! Nem o Casseta & Planeta nos seus melhores momentos! Interessante é o início desse texto hilariante. Segundo a prefeita, Fernando, o hoje médico (vige!), fez uma “gestão exemplar”. Transformou, em outros leros, Macaíba em uma Veneza Pisa-na-Fulô. Foi o que a prefeita leu. Então, temos em Macaíba um típico caso de antinomia (procura no dicionário, Zé Luiz!), pois a mossoroense afirmou antes que “são inúmeros os desafios políticos e administrativos que teremos que enfrentar (...) e muitas necessidades nas áreas urbana e rural”. Traduzindo: o que ela quis dizer é que os macaibenses estão com uma mão na frente e outra atrás; que estão vendendo o almoço pra comprar a janta!... E o que é pior: a Tiradentes ainda quer continuar o modelo de gestão de Fernando, o Osama Bin Laden da administração pública! Por hoje é só, pessoal. O discurso é tão longo que dá para fornecer notas a esta coluna para os próximos quatro anos. Portanto, aguarde mais até a próxima semana!

Notas do Carnaval 4

Apesar de São Pedro - talvez travestido de petista - ter decretado guerra ao carnaval de Micarla de Sousa, o fato é que a festa momesca realizada pela Prefeitura de Natal atrávés da Fundação Capitania das Artes foi bem sucedida. Mesmo com as chuvas torrenciais de alguns dias, as probgramações dos pólos funcionaram, com boas novidades como o pólo das Rocas e a manutenção do que vinha dando certo como a Chamada do Rock na terça-feita. Ponto para o presidente da Funcarte, César Revoredo, que mesmo vitimado com o corte de verbas em prol do setor de Saúde, conseguiu fazer um carnaval sem grandes novidades ou eventos, mas, objetivo, multifacetado e cumpridor de suas obrigações.

Notas do Carnaval 3

Muita gente já observou que nada menos que mil policiais militares de Natal foram deslocados para Guamaré e macau, dois municípios que recebem muitos foliões no Carnaval. Porém, há que se preocupar com a segurança em Natal, pois em alguns dos pólos carnavalescos, como Rocas e Redinha, existe real necessidade de policiamento efetivo.

Notas do Carnaval 2

Quem roubou a festa na abertura do Carnaval foi o cantor Isaque Galvão. Quando ele estava no palco, o clima de carnaval se instalava. Os outros artistas que se apresentaram (Galvão Filho, Simona Talma, Luis Gadelha e Valéria Oliveira) têm inegável talento, mas como a massa desejava mesmo era folia, o show era mesmo de Isaque.

Notas do Carnaval 1

O locutor da festa de abertura do Carnaval 2009 da Prefeitura de Natal, realizada na noite da quinta-feira dia 19, foi responsável pelos primeiros momentos de diversão da festa momesca. Em sua primeira fala, o homem disse "Vamos dar início ao pontapé inicial". Dá-lhe pleonasmo! Depois celebrou "a nostalgia dos carnavais antigos". Impagável!

Colégio realiza projeto com exposição de artes plásticas e encenação teatral

O Colégio Ciências Aplicadas inaugura o segundo ano do Projeto CulturAPlicada, nesta quinta dia 19 de fevereiro, na programação Artes Plásticas e Teatro:

a) Exposição: “Abstrações”, do artista plástico Eduardo Alexandre. São 16 telas em acrílico, com temática expressionista e/ou abstrata. Dunga, além de artista é o criador da “Galeria do Povo”, espaço que serviu de amálgama para o movimento underground natalense; e foi premiado como produtor cultural do ano (2005) pelo Diário de Natal.

b) O monólogo “Apareceu a Margarida”, do dramaturgo Roberto Athayde, a peça ficou consagrada como uma alegoria da ditadura militar, com sua personagem-título tirânica e obcecada pelo poder. Controladora, alucinada e contraditória, dona Margarida é uma das criações femininas mais cobiçadas do teatro nacional. Na encenação, o ator João Antônio Vale e direção de Rosana Resende.

O projeto alicerça-se na realização de atividades e/ou eventos artísticos em todas as expressões e traduz a escola como um espaço (lúcido e lúdico) de ambiência cultural, habilitando um canal interativo entre o saber e a realidade.


SERVIÇO:

Dia: 19 de fevereiro de 2009 às 19:00h.
No auditório do Ciências Aplicadas
Rua nossa Senhora de Lourdes, 56 - Tirol (ao lado CAERN)

ENTRADA FRANCA


Nota do blogueiro: A mente pensante por trás deste bom projeto é a do poeta e professor Plinio Sanderson, um dos artistas mais inquietos de Natal e um dos entusiastas da Samba - Sociedade de Amigos do Beco da Lama e Adjacências.

Os dez filmes que o artista plástico Franklin Serrão levaria para uma ilha deserta




1-A Estrada da vida- Fellini
2-Pra frente Brasil -Roberto Farias
3-Quarup -Ruy Guerra
4-Satyricon -Fellini
5-Decameron- Pasolini
6-O carteiro e o poeta -Michael Radford
7-Moça com o brinco de pérolas –Peter Webber
8-O pagador de promessas -Anselmo Duarte
9-Vidas secas -Nelson Pereira dos Santos
10-Guerra nas estrelas -George Lucas

Prefeito de Parnamirim lê mensagem na reabertura dos trabalhos da Câmara

O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques (PDT), ao apresentar na tarde de segunda-feira (16), na Câmara Municipal, a sua mensagem anual na reabertura dos trabalhos legislativos de 2009 fez uma grave denúncia: o projeto de saneamento básico da cidade pode ser prejudicado por conta de entraves no pedido de licença ambiental por parte do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema). O projeto se encontra a espera da liberação de desde junho de 2008.
"Temos que ter consciência que se essa obra não for concluída, teremos sérios problemas com o nosso abastecimento de água", disse o prefeito em sua mensagem ao legislativo, para depois acrescentar: "Estudos já mostram que nosso lençol freático está contaminado. Alguns poços que abastecem a nossa cidade já não têm a água de qualidade para o consumo humano".
Segundo o prefeito, a obra do saneamento básico, iniciada no governo do prefeito Agnelo Alves "esta sendo mantida, mas em ritmo lento, não por falta de recursos, mas pela morosidade dos órgãos governamentais, através do Idema, que ainda não liberaram a licença ambiental para a continuação da obra". "O dinheiro está escutando a conversa, como se diz popularmente, mas corremos o risco de sermos penalizados por falta da licença", prosseguiu Maurício.
O prefeito esteve acompanhado do vice-prefeito, Epifânio Bezerra de Lima (PMDB), secretários e auxiliares. Apenas um vereador dos 12 integrantes da Casa - Sérgio Andrade (PP) - não esteve presente ao ato solene. A sessão foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Rossano Taveira (PRB).
Maurício afirmou estar consciente dos desafios, destacando que o seu governo "será um governo de muitas mãos e, com certeza, o povo terá participação decisiva". "Aqui estou para reafirmar todos os compromisso que assumimos com os cidadãos de nossa cidade. Quero reafirmar que a transparência será total em nosso governo", disse o prefeito, para depois lembrar: "Este ano, iniciaremos a discussão do orçamento participativo. Queremos saber as prioridades que cada comunidade tem, para que as obras possam chegar dentro das metas estabelecidas por todos nós".
Também ressaltou que "este ano será o ano da educação, já decidimos que durante as férias escolares, nossas escolas vão estar abertas para que os alunos continuem recebendo as refeições que hoje oferecemos durante o calendário escolar".
Ainda reafirmou o seu compromisso de construção de 1.500 casas populares e ampliação do Programa da Saúde da Família (PSSF), passando das atuais 42 equipes para 71.

Confira a programação do Carnaval de Pirangi

O Carnaval de Pirangi promete ser um dos mais animados do Rio Grande do Norte. Ruas e avenidas serão interditadas para o tráfego de veículos em Pirangi do Norte durante o carnaval 2009. A partir de sábado (21), as vans que fazem as linhas interbairros terão o itinerário modificado. Já a Av. Deputado Márcio Marinho será interditada diariamente a partir das 14 horas. Com a mudança no itinerário, as vans continuam a entrar em Pirangi pela avenida São Sebastião, mas seguirão somente até a rua Sátiro de Macedo, de onde devem retornar para Parnamirim. A alteração deve atingir os 16 veículos interbairros da linha 6, além de outros 25 das linhas 1, 2, 3, 4 e 5.
Uma das novidades será o Trio Elétrico e da Banda baiana Pimenta Nativa. Cerca de treze bandas foram contratadas para animação na orla e na Praça São Sebastião começando às 13 horas e se estendendo até às cinco da manhã por todo o carnaval. A Av. Márcio Marinho foi decorada com máscaras, colombinas, pierrôs e negas malucas, ficando interditada para a passagem dos blocos e charangas, a partir das 16 horas.
Na sexta-feira (20), no palanque armado na praça, o prefeito Maurício Marques fez a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo, Silvano Jefferson, 27 anos, e a Rainha do Carnaval, Caroline Reis, 20 anos, 1,73 metro e 63 quilos, aluna de jornalismo na UFRN e integrante do Corpo de Ballet do Teatro Alberto Maranhão. Caroline é paulista de nascimento, veio para Natal aos três anos de idade e atualmente mora em Pirangi. O casal real da folia foi eleito na quinta-feira (12), em festa realizada na Paçoca do Pilão, quando foi apresentada a programação do carnaval à imprensa.
No sábado, a partir das 13 horas, a banda Verdadeira Chama comanda os agitos na orla e às 16 horas, o trio elétrico com Pimenta Nativa e os blocos Burro Elétrico e da Saúde formado por funcionários municipais desfilam na avenida. Domingo será a vez da Banda do Cajueiro, que este comemora 25 anos, e em seguida o trio elétrico Garotões do Forró. O camarote do prefeito, secretários e convidados continuará instalado no Hotel Village. Este ano inova com serviço de bar exclusivo. O esquema de policiamento do trânsito será intenso para evitar congestionamentos de veículos e estrangulamento das artérias que servirão de escoamento.


Sexta-Feira, Dia 20
20h - Abertura, com entrega da chave da cidade ao Rei Momo e Rainha do Carnaval
Atração: Orquestra de Frevo e Banda Pegada de Bacana
20h30 - Bloco Timbú

Sábado, Dia 21
04h - Aurora na Rua de Pium
12h - As Tainhas de Pirangi
13h - Show à beira-mar com Verdadeira Chama
Blocos na avenida
16h - Saúde na Folia
18h30 - Art's Folia
19h - Orquestra de frevo nas ruas
20h - Orquestra de frevo nas ruas
20h30 - Burro Elétrico
21h - Folia de Rua
21h - Trio com banda - Pimenta Nativa
23h - Shows na Praça São Sebastião com as bandas Forró Nadoida Elétrico, Naboa e Requebra

Domingo, Dia 22
13h - Show à beira-mar com Verdadeira Chama
Blocos na avenida
16h - Ô Povinho Feio
17h - Banda do Cajueiro
e Boi Calemba
18h - Xibiu com Açúcar
19h - Orquestra de Frevo nas ruas
20h - Unidos do Samba
20h30 - Orquestra de frevo nas ruas
21h - Trio com a banda Pura Tentação
23h - Shows na Praça São Sebastião com as bandas Forró da Hora Elétrico e
Deixe de Brincadeira

Segunda-Feira, Dia 23
13h - Show à beira-mar com Verdadeira Chama
16h - Pium na Folia Amundiçada
Blocos na Avenida
17h - Concentração do bloco As Virgens de Pirangi, na Praça e saída do trio com a Banda Naboa
18h - Xibiu com Açúcar
19h30 - Orquestra de frevo nas ruas
20h - Unidos do Samba de Pium
21h - Folia de Rua
21h - Trio elétrico com a banda Pegação
23h - Shows na Praça São Sebastião com as bandas A Festa e Requebra

Terça-Feira, Dia 24
13h - Show à beira-mar com Verdadeira Chama
Blocos na Avenida
18h - Banda do Cajueiro e Boi Calemba
18h30 - Xibiu com Açúcar
19h - Art's Folia
19h30 - Orquestra de frevo
20h - Unidos do Samba
20h30 - Orquestra de frevo nas ruas
21h - Folia de Rua
21h - Trio elétrico com a banda Cavaleiros Elétrico
23h - Shows na praça São Sebastião com as bandas Forró Nadoida Elétrico e Forró da Hora Elétrico

Quarta-Feira. Dia 25
16h - Bloco Vassourinhas - formado pelas equipes que trabalham durante todo o carnaval com orquestra de frevo pelas ruas de Pirangi.

Ex-prefeito de São Gonçalo é denunciado por apropriação indébita

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou hoje, 12 de fevereiro, o ex-prefeito do município de São Gonçalo do Amarante Jarbas Cavalcanti de Oliveira por recolher e deixar de repassar à Previdência Social a contribuição de prestadores de serviço do município. O prejuízo aos cofres públicos chega a mais de 93 mil reais.
A ação Penal, apresentada à 2ª Vara da Justiça Federal, tem por base informações colhidas pela Receita Federal, ao realizar uma fiscalização na prefeitura de São Gonçalo. De acordo com a denúncia, a ausência de repasse à Previdência Social ocorreu no pagamento dos 13ºs salários dos anos de 2005, 2006 e 2007, entretanto, os valores de 2006 e 2007 foram pagos, logo após o início da ação fiscal, permanecendo o delito apenas em relação a 2005. O débito está em fase de cobrança pela Procuradoria da Fazenda Nacional.
Se for condenado, o ex-prefeito pode pegar de dois a cinco anos de reclusão e ainda ter que pagar multa, pena prevista para o crime de apropriação indébita previdenciária (artigo 168-A, parágrafo 1º, inciso I, do Código Penal).

Natal sede da Copa: o que mostar à Fifa? O Carnatal?

Comentário acurado e irônico do artista plástico Franklin Serrão sobre a tentativa de Natal ser uma das sedes da Copa de 2014: "As cidades que concorrem a sede da copa do mundo estão apresentando, junto com os projetos arquitetônicos, os projetos das festas de abertura. Bélem mostrou o Carimbó, Manaus a dança da floresta. E NATAL, o que vai mostrar? Só de pensar nisso me sobe um arrepio na espinha: Imagine um bloco de Carnatal, pulando e sacudindo as mãozinhas. Um abadá coloridos do nana ou do chiclete. As meninas mostrando a barriguinhas em seus abadás customizados, os homens com uma latinha na mão. Todos numa só voz: "vamos dar a volta no trio".

Nota do blogueiro: A candidatura de Natal a sede da Copa é natimorta. Mais que isso, é um acinte ao natalense, em virtude de tudo que deve ser melhorado na cidade do sol. E ainda mais falando-se em derrubar o Estádio Machadão... muita coisa ainda virá a tona sobre esse assunto.

A "reconstrução" de Carlos Eduardo e sua "fome política"


Cefas Carvalho

Após aproximadamente dois meses em silêncio, “apanhando” estoicamente através da imprensa local da prefeita de Natal Micarla de Souza, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves saiu do seu mutismo e resolveu falar, como se viu nas entrevistas que deu “coincidentemente” aos jornais O Poti e Tribuna do Norte no último domingo dia 8. Carlos criticou duramente Micarla e mostrou ao mundo (leia-se ao eleitorado) que está vivo politicamente. Mais que isso. Mostrou que após os dois meses sendo “desconstruído” por Micarla e seu staff marqueteiro-jornalístico, deflagrou seu processo de “reconstrução”. É bom ressaltar que por também “coincidência”, o pai de Carlos, jornalista e ex-prefeito de Parnamirim Agnelo Alves (uma das maiores “raposas” políticas do Estado) iniciou na semana que passou uma coluna de uma página no jornal Diário de Natal/O Poti. Agnelo, pelo que se conhece dele, deve ter um projeto urdido com régua e compasso para “reconstruir” Carlos e “desconstruir” os inimigos dele. E pelo que viu, este projeto já teve seu mecanismo posto para funcionar.

Os dez filmes que o jornalista Alexandro Gurgel levaria para uma ilha deserta




1. Ben Hur (épico, William Wyler, USA)
2. O Dólar Furado (faroeste, Giorgio Ferroni, Itália)
2. Contatos Imediatos do 3º Grau (ficção, Steven Spielberg, USA)
4. Bete Balanço (drama musical, Lael Rodrigues, Brasil)
5. O Expresso da Meia Noite (drama, Alan Parker, USA)
6. Papillon (drama, Franklin J. Schaffner, USA)
7. Calígula (drama, Tinto Brass / Bob Guccione, USA)
8. Matrix (ficção, Andy Wachowski / Larry Wachowski, USA)
9. Tróia (épico, Wolfgang Petersen, USA)
10. Lisbela e o prisioneiro (comédia, Guel Arraes, Brasil)

Hemonorte inicia campanha de doação de sangue para o período de carnaval em parceira com o Meios

O Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) iniciará na próxima sexta-feira (13), uma campanha para aumentar os estoques de sangue no período do carnaval. A iniciativa é em parceria com o Movimento de Integração e Orientação Social – Meios, que será a Instituição pioneira na abertura da campanha e alojará em frente à sua Sede – rua Apodi, 488 -Tirol, esquina com a avenida Prudente de Morais – uma unidade móvel do Hemonorte, das 08h às 13h.
Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos antes da doação, e apresentar documento de identificação com foto. Os tipos sangüíneos mais carentes são os de fator Rh negativo, sobretudo o tipo “O”, por ser o doador universal.
De acordo com Delma Edna dos Santos, assistente social do Hemocentro, no período de férias e veraneio, o número de doadores voluntários cai consideravelmente e com a proximidade do carnaval, é imprescindível a intensificação das campanhas e a formação de parcerias com instituições, para atender às possíveis solicitações de emergência e ainda a demanda hospitalar do Estado.

A COLETA

Em uma doação, a quantidade de sangue coletado é de aproximadamente 450ml, o que possibilita a separação de pelo menos três componentes (concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma), e o beneficiamento de mais de um paciente. Para o doador não há nenhum dano e a parte líquida é recuperada nas primeiras horas após o recolhimento.
A campanha prosseguirá até o dia 21 de fevereiro e, após o dia 13, dia da coleta no Meios, os voluntários deverão se dirigir à sede do Hemonorte, na avenida Alexandrino de Alencar, 1800 – Tirol, de segunda a sábado, das 7h às 18h, ao posto fixo de coleta de sangue na Zona Norte, na avenida Paulistana, 132, à unidade móvel que ficará alguns dias no centro da cidade, mais precisamente na Av. Deodoro, em frente à Catedral Metropolitana, ou ainda em outro ponto a ser divulgado.

INFORMAÇÕES: (84) 3232-6724 / 3232-6725 (Dra. Delma Edna)

Os dez filmes que Alex de Souza levaria para uma ilha deserta




1 - Os Irmãos Cara-de-Pau, de John Landis
2- Os Imperdoáveis, de Clint Eastwood
3- Rastros de Ódio, de John Ford
4- Perseguidor Implacável, de Don Siegel
5- As Aventuras do Barão Munchausen, de Terry Gilliam
6- Ran, de Kurosawa
7- Terra em Transe, de Glauber Rocha
8- Festival Mutual, de Chaplin (12 curtas)
9- Cantando na Chuva, de Stanley Donen
10- Sete Noivas para Sete Irmãos, de Stanley Donen

Os dez filmes que o escritor Moacy Cirne levaria para uma ilha deserta




1 - Blow-up (Antonioni)
2 - Diário de um pároco de aldeia (Bresson)
3 - Uma mulher sob influência (Cassavetes)
4 - Era uma vez no oeste (Leone)
5 - A roda da fortuna (Minnelli)
6 - Contos da lua vaga (Mizoguchi)
7 - Um dia no campo (Renoir)
8 - Crônica de Ana Madalena Bach (Straub & Huillet)
9 - As férias do Sr. Hulot (Tati)
10 - A marca da maldade (Welles)

Pô, cara, de quebra pelo menos um brasileiro:
Porto das Caixas (Paulo César Saraceni).

OBS de Moacy: A minha lista não se refere aos "dez melhores" que já vi, mas a uma escolha especial, constituída de obras-primas, para uma possível temporada (não mais do que cinco semanas, por favor...) numa imaginária ilha deserta - ao lado da mulher amada.

Os dez filmes que o poeta e procurador federal Livio Oliveira levaria para uma ilha deserta




1. La Doce Vita (Fellini)
2. O Poderoso Chefão (Coppola)
3. Easy Rider (Denis Hopper)
4. O Último Tango em Paris (Bertolucci)
5. Amarcord (Fellini)
6. Gritos e Sussurros (Bergman)
7. La Belle de Jour (Buñuel)
8. Eu sei que vou te amar (Jabor)
9. 2001- Uma Odisséia no Espaço (Kubrick)
10. Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha)

Os dez filmes que o jornalista Roberto Lucena levaria para uma ilha deserta



1. Old boy (Chow Park)
2. Cães de aluguel (Quentin Tarantino)
3. Trainspotting (Danny Boyle)
4. Laranja mecânica (Stanley Kubrick)
5. Clube da luta (David Fincher)
6. Pulp fiction (Quentin Tarantino)
7. Um sonho de liberdade (Frank Darabont)
8. Forrest Gump (Robert Zemeckis)
9. O senhor dos anéis (os três) (Peter Jackson)
10. Saneamento básico (José Furtado)

Sem poda, o cajueiro de Pirangi vai fechar a RN 063 em oito anos

Os engenheiros agrônomos da Emater-RN Roberval de Lima e Olavo Medeiros vistoriaram, ontem(dia 3), o “maior cajueiro do mundo” na praia de Pirangi do Norte. Os extensionistas constataram a presença de insetos e fungos prejudiciais à planta e recomendaram podas tecnificadas para melhorar a aeração da planta, adequá-la ao espaço urbano e ajudar no controle de pragas e doenças. Segundo eles, caso não seja realizada uma poda de segurança, a rodovia RN 063 terá que ser fechada dentro de oito anos.
A vistoria foi solicitada pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Parnamirim para solucionar o impasse provocado pelo crescimento do cajueiro sobre a rodovia. Além da Emater-RN, o Ministério Público Estadual solicitou laudos ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Roberval explica que existem diversos tipos de poda e orienta que todas devem ser realizadas periodicamente para não prejudicar o desenvolvimento da planta. “As podas estimulam a formação de novos brotos, alternam e distribuem o peso dos galhos e auxiliam no manejo e eliminação de focos de fungos prejudiciais à planta”, afirma Lima. A Emater-RN acompanha o “maior cajueiro do mundo” desde janeiro de 2008 indicando técnicas de adubação, irrigação, além de práticas alternativas de manejo integrado de pragas e doenças.

HISTÓRIA

O cajueiro é uma planta nativa do Brasil. O caju aparece pela primeira vez na história do Brasil no “Tratado descritivo do Brasil”, de Gabriel Souza, datado de 1557. Mauricio de Nassau chegou a fixar multa de cem florins para quem derrubasse um cajueiro. Das 21 espécies da planta no mundo, apenas três não se encontram no Brasil.
As raízes do cajueiro podem chegar a 10m de profundidade, mas seu caule não ultrapassa os 1,6m, o que faz com que sua copa seja rastejante, o que facilita o processo de multiplicação por alporquia. “Quando os galhos da planta chegam ao solo, ele tende a desenvolver um novo sistema radicular, isso é comum nos cajueiros”, lembra Roberval de Lima.

Câmara de Rio do Fogo trabalha para revisar lei Orgânica


O presidente da Câmara Municipal de Rio do Fogo, vereador Igor Guedes, saiu na frente em relação a outros presidentes de Legislativos. Ele já tomou iniciativa no sentido de trabalhar projetos que dinamizem a Câmara Municipal.
Em convocação extraordinária, já fez aprovar por unanimidade o projeto de lei estabelecendo metas para organização administrativa do município. “Não temos tempo a perder. Rio do Fogo precisa de um Legislativo atuante e ágil”, afirmou.
Durante reunião recente foi criada comissão para promover a revisão da Lei orgânica do Município. “Não podemos legislar sem uma lei orgânica atualizada em consonância com a Constituição Federal e com a realidade de nossa comunidade”, justificou.
No dia 20 de fevereiro, acontecerá na Câmara a leitura da mensagem do Executivo. Na oportunidade o presidente Igor receberá o prefeito Egídio Dantas para o procedimento legal.

Vereador natalense reclama que imprensa lhe "desce o cacete" e que vai "reiar"

O vereador pelo PHS, Maurício Gurgel, vem chamando atenção na Câmara de Vereadores do Natal. Não pelos projetos que o edil pretende implantar, mas pelo linguajar usado nas sessões. Já na posse o rapaz disse que a imprensa “desceu o cacete” nele. Outra vez conjugou o verbo “reiar”. Na sessão de sabatina à secretária de Ação Social Rosy de Sousa, o vereador usou por diversas vezes, o termo “sub-desumanas”. Os próximos quatro anos prometem para quem for assistir as sessões da Câmara...

Os dez filmes que o poeta Wescley Gama levaria para uma ilha deserta




1 - Central do Brasil (Walter Salles, Brasil)
2 - Deus e o diabo na terra do sol (Gláuber Rocha)
3 - Um sonho de liberdade (Frank Darabont)
4 - Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos)
5 - Guerra de Canudos (Sérgio Rezende)
6 - A lista de Schindler (Steven Spielberg)
7 - Cidade de Deus (Fernando Meirelles)
8 - O sexto sentido (M. Night Shayamalan)
9 - A vila (M. Night Shayamalan)
10 - Viagem aos seios de Duília

Os dez filmes que o escritor e poeta Nei Leandro de Castro levaria para uma ilha deserta




1 - Luzes da cidade (Chaplin)
2 - Ladrões de bicicleta (De Sica)
3 - Hiroshima mon amour (Resnais)
4 - Cidadão Kane (Orson Welles)
5 - Gritos e sussurros (Bergman)
6 - Roma, cidade aberta (Rossellini)
7 - Depois do vendaval (John Ford)
8 - Apocalipse (Coppola)
9 - Matar ou morrer (Zinnemann)
10 - Amarcord (Fellini)