Fã confesso do filme “Paris, eu te amo”, que reuniu dezenas de cineastas já consagrados ou em ascensão de todo o mundo para realizarem curtas sobre bairros e localidades da capital francesa, comemorei a notícia de que o Rio de Janeiro vai ganhar projeto semelhante. Os cineastas José Padilha (“Tropa de Elite”) e Fernando Meirelles (“Cidade de Deus” e “Ensaio Sobre a Cegueira”) foram confirmados como os primeiros diretores de “Rio, Eu Te Amo”. Daniela Thomas (Insolação) foi convidada para o projeto, mas ainda não confirmou a participação. Os sete diretores internacionais serão anunciados gradativamente até fevereiro de 2010.
Pesquisando, descobri que o projeto Cities of Love é do produtor francês Emmanuel Benbihy e foi inaugurado justamente com “Paris, Te Amo”, lançado em julho de 2007. O longa trouxe diretores como a espanhola Isabel Coixet (que dirigiu o curta que mais gosto no filme, de um casal que se ama e experimenta uma amarga surpresa), o alemão Tom Tyker (meu segunda curta preferido com a história de amor entre dois jovens, narrado em ritmo de clip),Alfonso Cuarón, Olivier Assays, além dos brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas e muitos outros como os irmãos Coen, que, aqui, dirigiram um episódio fraco.
O mais novo filme do projeto, que busca ressaltar o amor dos diretores por uma cidade, é Nova York, Eu Te Amo, que traz Fatih Akin, Natalie Portman, Mira Nair. O filme chegará aos cinemas brasileiros em janeiro de 2010, distribuído pela Califórnia Filmes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário