Contador

Papangu 67 chega às bancas


A Papangu chega para dar mais gosto aos nossos leitores — foliões ou não —
com o número 67 dessa que vem conquistando o Brasil de Mãe Preta e Pai
João.

A chamada de capa traz o sugestivo título ‘A grande obra da Fafá’. Ana
Paula Cadengue assina a matéria que narra a enxurrada de processos do
grupo político encastelado no Palácio da Resistência contra blogs, jornais, rádios e até a nossa Papangu. E enquanto alguns dão a cara à tapa assinando os textos que geram essa montanha de processos, outros vão pelo submundo do anonimato destratando e caluniando. Foi o caso do blog apócrifo “Paulo Doido”. A Papangu revela o nome do jornalista que estava por trás dessa farsa e que a Justiça impediu sua continuidade.

A Marmota do Mês é o nosso senador José Agripino. Os Papangus estão de olho, no mau sentido, na generosa pensão de ex-governador. A pensão do Zé continua firme e forte.

Entrevistas com a prefeita do Natal Micarla de Souza e com o presidente da Câmara de Mossoró, Francisco José Jr.

A Papangu estreia as seções ‘Por aí...’ com texto de Alex Gurgel sobre ‘O Reino Encantado dos Papangus’; Rabiscos do Brum, de um dos melhores cartunistas do nordeste brasileiro; e o “Ponto de Cultura”. Todos os meses destacaremos um local ou pessoas que criam pontos pra divulgar a cultura potiguar. Neste número, ‘Nalva Melo e o seu Café Salão’.

Luana Ferreira assina o Talento Potiguar com a artista plástica Pola Kouli ‘A Favor da Correnteza’; O escritor Márcio de Lima Dantas é o destaque do mês com um artigo sobre o ‘padre Henrique Spitz, o hieratismo autêntico de um clérigo’; Na Crônica, Amor Meu, de Cláudia Magalhães; “Nunca Desânimo”, do escritor Dias Campos, é o Conto de fevereiro.

Affonso Romano de Sant’Anna, José Nêumanne Pinto, Sávio Hachradt, Yasmine
Lemos, Cefas Carvalho, Luis Fausto, Nelson Patriota, Damião Nobre, Gutemberg Dias, Tio Colorau, Raildon Lucena, Túlio Ratto e o seu ‘Direto do Cafofo’ e as tiradas impagáveis do chargista Brito.

Ainda as poesias de João Felinto Neto, Kalliane Sibelli de Amorim, Da Costa Rêgo, Marcos Ferreira, João Wilson Mendes Melo, Aldaci de França, Aluísio Barros e Jarbas Martins.

É a Papangu em 2011 temperando o tira-gosto com uma boa leitura – pra não ter ressaca depois do carnaval.

Pontos de vendas em Natal:

Banca Cidade do Sol (Afonso Pena)
Nordestão (Lagoa Nova e Capim Macio)
Livraria Siciliano (Natal Shopping e Midway Mall)

Pontos de venda em Mossoró:
Livraria Siciliano (West Shopping)
Casa da Revista
Banca de Zé Maria (praça da Catedral)

Sobre a troca de poder na Funcarte


Eu Já tinha preparado um texto sobre a carta escrita pelo presidente da Samba - Sociedade dos Amigos Augusto Lula criticando a postura da Funcarte ( terceira carta aberta criticando a instituição. Anteriores a ela foram as de Claudia Magalhães e Ilana Félix) e ironizando a força de Rodrigues Neto junto à prefeita Micarla de Sousa quando descubro que Rodrigues caiu. Em seu lugar entra Roberto Lima, ex-secretário municipal de Administração, um dos poucos que não se queimaram durante esta pavorosa gestão Micarla.
No texto que seria escrito, eu iria comentar que o número de cartas abertas contra Rodrigues já daria para publicar um livro. As três são iguais em essência: mostram RN como mau gestor, sem ética e sem visão. Mas, isso já é público e notório e como este blogueiro não gosta de bater em cachorro morto, esqueçamos a desastrada gestão RN frente à Funcarte e esperemos o que Roberto Lima - tido como honesto, sério e competente – tem a oferecer.
Ótima análise sobre a troca na Funcarte pode ser lida no blog Diário do Tempo, do amigo jornalista Sérgio Vilar (http://sergiovilar.blogspot.com/) Ah, e em post anterior Sérgio registra que foi o único jornalista a ouvir Rodrigues em relação ao problema no não-pagamento de cachês, ou seja, a velha prática do jornalismo sério de ouvir o outro lado. A resposta para sua inquietação, caro Sérgio, é simples: a maioria dos jornalistas desistiu de ouvir RN devido a 1) O fato dele se esconder quando preciso 2) o fato de estar "cagando e andando" para o que acham dele e 3) Se expressar usando cerca de 30% de palavrões e jargões de ordem sexual quando fala com jornalistas. Não estou registrando isso por ouvir dizer. Eu passei por isso. Em conversa telefônica comigo ao telefone em Rodrigues desfiou um rosário de palavras de baixo calão e termos grosseiros para me provar que era capaz de gerir a Funcarte. Aí fica difícil, Sérgio, procurá-lo para ouvir o que tem a dizer. No mais, concordo com Sérgio: RN sai da Funcarte pela porta dos fundos e na véspera do Carnaval, ele que gosta tanto de eventos.
Segue abaixo links dos posts em meu blog das cartas abertas de Ilana Félix e Claudia Magalhães e do meu relato da conversa por telefone celular com Rogues neto, em 2009.

Em carta aberta, consultora cultural denuncia assédio moral do presidente da Funcarte
Quarta-feira, Fevereiro 02, 2011
http://cefascarvalhojornalista.blogspot.com/2011/02/em-carta-aberta-consultora-cultural.html



Presidente da Funcarte faz contato com este blogueiro e se defende de críticas
Terça-feira, Novembro 17, 2009
http://cefascarvalhojornalista.blogspot.com/2009/11/presidente-da-funcarte-faz-contato-com.html



Carta Aberta sobre o antigo ENE, atual ELE, por Cláudia Magalhães
Sexta-feira, Fevereiro 19, 2010
http://cefascarvalhojornalista.blogspot.com/2010/02/carta-aberta-sobre-o-antigo-ene-atual.html

Ministra da Cultura garante a Fátima Bezerra que vai ajudar teatro de Parnamirim


Em audiência ontem com a ministra da Cultura, Ana de Holanda, a deputada federal Fátima Bezerra obteve a garantia de que o ministério fará todo empenho em liberar os recursos para a construção do Teatro de Parnamirim. “A ministra afirmou que autorizará o início das obras assim que o orçamento deste ano for aberto”, explicou a deputada Fátima Bezerra. O Teatro já foi licitado e será construído com recursos da prefeitura, do Ministério da Cultura e de emendas parlamentares.
“Fico muito feliz de ter dado a minha contribuição para Parnamirim e a Grande Natal receber esse importante equipamento público na área cultural”, afirmou Fátima Bezerra. A parlamentar também convidou a ministra para participar da solenidade de assinatura da ordem de serviço que dará início às obras.

Foto: Divulgação

Micarla deixa reforma para a próxima semana

Indecisa como uma Hamlet papa-jerimum, a prefeita Micarla de Sousa adiou a reforma no secretariado para semana que vem. O blog posta matéria da jornalista Anna Ruth Dantas sobre o assunto para a Tribuna do Norte. Confira:

Anna Ruth Dantas

A prefeita Micarla de Sousa resolveu deixar para a próxima semana o anúncio das mudanças no primeiro escalão. Ela confirmou que para fechar as alterações falta a definição de 10% dos nomes. “Hoje a dificuldade é que tenho muitos nomes para apenas um cargo. Agora posso lhe adiantar que falta 10% para fechar. São questões que eu preciso resolver para fazer os próximos convites”, destacou.

Nessa nova reforma, pelo menos 12 pastas, dos atuais 27 órgãos de primeiro escalão. Na prática, a gestora mudará quase metade dos titulares das secretarias. E entre essas alterações estão pastas chaves como a Educação, que entrará na cota do vereador Edivan Martins (PV). O nome mais provável para o cargo é o ex-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Walter Fonseca.

Entre as mudanças já confirmadas está na Secretaria Municipal de Esportes. O vereador Chagas Catarino deixa o cargo. O nome mais cotado é o do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo. Nesse caso a pasta ganha outra atribuição: os assuntos da Copa do Mundo de 2014.

A Secretaria de Habitação, vaga desde a saída de Elizabeth Thé, que será a nova titular de Mobilidade Urbana, poderá ser ocupada pelo atual secretário municipal de Obras Públicas, Sueldo Medeiros. A prefeita também deverá mudar a Secretaria Meio Ambiente e Urbanismo, atualmente ocupada por Olegário Passos.

O secretário municipal de Administração, Roberto Lima, que está na gestão desde o início, é cotado para deixar o cargo. No entanto, ainda não há confirmação de quem será o sucessor.

No novo secretariado de Micarla de Sousa ela também terá um representante do grupo da ex-governadora Wilma de Faria. O ex-deputado estadual Cláudio Porpino (PSB) será o novo secretário municipal de Serviços Urbanos. Embora seja ligado a líder do PSB, a indicação não traz relação com qualquer apoio peessebista. A prefeita escolheu dois auxiliares para o primeiro escalão por indicação do deputado federal Henrique Eduardo Alves. Dâmocles Trinta será o novo secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, e Elizabeth Thé será a nova secretária de Mobilidade Urbana.

bate-papo - Micarla de Sousa » prefeita de Natal

A senhora anunciará quando a reforma do secretariado?

Eu não estou com pressa. Não tenho açodamento para fazer o anúncio. Não é reforma porque reforma é só mudar o nome de pessoas. Isso eu chamo de reordenamento administrativo. É uma mudança de conceito da gestão.

A senhora está com dificuldade para fechar os nomes?

Não. Pelo contrário. Os convites que estou fazendo estão sendo muito mais bem recebidos do que no início da gestão, quando tive dificuldade para conseguir fechar. Hoje a dificuldade é que tenho muitos nomes para apenas um cargo. Agora posso lhe adiantar que falta 10% para fechar (os nomes). São questões que eu preciso resolver para fazer os próximos convites. Eu já disse várias vezes, meu foco hoje é, principalmente, agora que tenho apoio do Governo Federal, o planejamento do que vamos fazer nos próximos anos. Nesse momento é que vamos implantar algumas ferramentas novas na gestão que possam dar a nossa administração mais agilidade, eficiência e rapidez no trato da coisa pública.

A senhora convidou o PSDB para integrar a administração. Eles aceitaram?

Não. O PSDB não vai integrar a administração. Ele (o deputado federal Rogério Marinho) foi convidado para que pudesse fazer a sua parte. Desde o início ele tinha várias pessoas correligionárias na administração. Soares Júnior saiu do Turismo, mas continuou com outras indicações. Agora ele (Rogério Marinho) preferiu não estar na gestão. Conversei com ele no último sábado e hoje ele me comunicou o posicionamento (de não fazer parte da administração). Estou tranqüila porque estarei com as pessoas que querem ajudar Natal. Essa foi uma decisão do deputado. A mim competia ter feito o convite para ele ajudar Natal.

Média será de uma substituição a cada 20 dias

Com a reforma do secretariado, que será feita pela prefeita de Natal, a média de exoneração de auxiliares de primeiro escalão da gestão será inferior a um secretário por mês. Nos dois primeiros anos de gestão, a prefeita fez 27 exonerações de auxiliares de primeiro escalão.

Com as mudanças que serão feitas, alterando, pelo menos, 12 secretarias, a média do Executivo será de um novo secretário a cada 20 dias.

A pasta que já sofreu mais alteração foi a Saúde. Por onde já passaram três secretários. O atual titular, Tiago Trindade, chegou a ser cogitado para sair, mas coube a prefeita manter a indicação que, aliás, foi escolha pessoal dela.

Outra pasta chave onde já ocorreram várias exonerações foi a Educação. Micarla de Sousa começou a gestão indicando Elias Nunes, dirigente do PV. Depois o cargo passou para o vereador Edivan Martins, que deixou o cargo no final de 2010 já que tomaria posse como presidente da Câmara Municipal. Atualmente, está no cargo, como interina, Adriana Trindade. No entanto, as negociações feitas pela prefeita também levarão à exoneração, já que o cargo entrará na cota de indicações de Edivan Martins.

A pasta do Esporte é outra que entrará, com a reforma do secretariado, na cotação de três exonerações em dois anos. Ou seja, menos de um secretário por ano. A gestão começou com a indicação de João Ananias para o cargo, passou para o publicitário Tertuliano Pinheiro, em seguida foi nomeado o vereador Chagas Catarino. Esse também já pediu exoneração

Virou rotina. Micarla anuncia amanhã nova reforma do secretariado


Nem tem mais graça. A prefeita de Natal Micarla de Sousa anunciará amanhã, dia 25, os nomes dos novos auxiliares de primeiro escalão. Sim, é isso mesmo que você está lendo. Passados mais de dois anos de governo (?) a chefe do Executivo da capital parte para mais uma reforma no secretariado, onde pastas chaves como educação e infraestrutura estarão com novos titulares. Especula-se que Micarla estaria insatisfeita com o secretário de Saúde Tiago Trindade e partiria para o 5º titular da pasta em 2 anos. Outra expectativa é quanto á permanência de Rodrigues Neto na Funcarte. Ah, e anúncio da reforma será feito apenas através de uma nota oficial. Não haverá entrevista coletiva.

Foto: Canindé Soares

Fórum Potiguar de Cultura será realizado em Natal dia 28

Para discutir e encaminhar propostas, buscando maior participação da classe artística nos rumos das políticas públicas para a cultura no estado, é que se reúnem no próximo dia 28 de Fevereiro, segunda-feira, em Natal, entre 09:00 e 17:00h, no auditório do IFRN, Cidade Alta, Av. Rio Branco (Liceu das Artes), os artistas, produtores, e demais interessados em debater e encaminhar proposições que visam contribuir de forma efetiva para o crescimento do setor, inclusive com o processo de criação da nova secretaria para a área.

Pela manhã o encontro abre oportunidade para que seja feito um exame sobre os novos rumos da cultura nacional, com a sanção do Plano Nacional de Cultura no final do último mandato presidencial, desmistificando os conceitos mais relevantes, aprofundando sua lógica, inserindo os agentes culturais potiguares cada vez mais nesse novo perfil para o qual avança a cadeia produtiva da economia criativa. Toda a articulação visa impulsionar artistas e outros principais interessados num movimento para integrar o estado do RN ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), que tem como objetivo formular e implantar políticas públicas e democráticas junto à federação, estados e municípios, com a participação da população. Para debater esse e outros assuntos relacionados foram convidados Maria Tereza, mestra em filosofia política e ex-secretária de cultura de S. Gonçalo do Amarante, Deputada Federal Fátima Bezerra, relatora do Plano Nacional de Cultura, Ilana Félix, produtora cultural e ex-assessora técnica da Funcarte, Fábio Lima, gestor cultural, ex-diretor adjunto da Fundação José Augusto, além de Paulo Laguardia, documentarista, atualmente membro do conselho municipal de cultura da capital.

A outra etapa importante desse dia de trabalho será à tarde a reunião das diferentes linguagens artísticas organizadas (dança, música, teatro, literatura etc) que exporão cada uma as principais diretrizes do seu segmento, que representem as necessidades para a construção de uma política cultural para o setor específico. Junto aos pontos extraídos da última conferência estadual de cultura, o documento final do Fórum Potiguar de Cultura vai oferecer subsídios para futuros passos na direção de uma política compartilhada de ações como a criação do plano estadual de cultura, entre outros.
O Fórum Potiguar de Cultura é uma continuidade da ação do grupo Locau!, que desde 2008 vem discutindo perspectivas para a implantação de uma política cultural para o Rio Grande do Norte. A comissão de organização do evento é composta por Esso Alencar (grupo Locau!), Tatiane Fernandes (MAPA Realizações), Regina Cunha (ABDeC), Aluízio Matias (CENARTE) e Cláudio Rocha (arte-educador).

Comunicado da Samba sobre o (não) apoio da Funcarte ao carnaval no Centro de Natal


A SAMBA – Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências enviou ofício ä Capitania das Artes, solicitando diversos itens para realização do II Baile à Fantasia do Centro Histórico, nos mesmos moldes que o fez ano passado.

Conforme, o tempo foi passando e sem que a FUNCARTE definisse os apoios, a SAMBA angariou parcerias. Restando a Prefeitura do Natal, através da Capitania, a cessão de uma orquestra de frevo. Apesar de constar no ofício vários outros itens, foi explicado a senhora Cida Campelo, uma das “Coordenadoras do Carnaval”, que a orquestra era a nossa única reivindicação. Como resposta, a citada senhora nos disse o seguinte: “Que se fosse só uma orquestra, isso teria. E, que, por favor, deixássemos de ser chatos e não aperriasse mais ela não”. Mas, ressaltou que a palavra final era do presidente Rodrigues Neto.

Na terça-feira (ontem) após muita espera, solicitamos uma resposta ao ofício encaminhado (em 09.02.2011). Primeiro o presidente mandou dizer pela secretária que a resposta era não. Então, pedimos que desse o despacho em ofício, ele o fez nos seguintes termos: “em vista das dificuldades e com a implantação dos polos de carnaval ficamos impossibilitados de apoios e ajudas individualizadas. Atenciosamente. Rodrigues Neto”.

Pronto. Só faltava o capitão da Capitania desconhecer, entre outras coisas que a SAMBA – Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências , não é uma entidade individual. A SAMBA é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 1993. E tem mais, a SAMBA é uma associação de utilidade pública estadual e municipal e realiza eventos para tentar revitalizar o Centro Histórico de nossa cidade.

Individual é o bloco que um ex-deputado tá inventando na Redinha e que tem o apoio da Capitania.

A FUNCARTE que explique porque a União Metropolitana das Escolas de Samba, vai receber a verba de ajuda de custos para as escolas de samba, tribos de índios e afins...e quais são as condições para o repasse. Com a palavra o Ministério Público.

Diferentemente de outros eventos patrocinados pela FUNCARTE, o Baile à Fantasia do Centro Histórico é de graça, assim como todos os eventos realizado pela SAMBA. Rodrigues Neto não conhece, porque não circula.

Ele prefere acabar com os polos de Ponta Negra, Alecrim, Centro Histórico e dizer que não existe. Não existe, porque ele esta conseguindo enfraquecer o que precisava ser fortalecido.

O pólo do Centro Histórico ele acabou e só restam poucas iniciativas para aquela região. Só falta agora é ele querer acabar com as kengas de Lula Belmot, só não acaba porque já é patrimônio imaterial da cidade do Natal.

Ainda bem que só falta mais um carnaval para esse choldra debandar.

Faremos a lavagem da Capitania, com muita creolina, porque hoje ela fede e a energia que circula é a pior possível.

Mas, como de carnaval ele entende tanto quanto do movimento dadaísta e, qualquer folião sabe que carnaval só é bom porque com dinheiro ou sem dinheiro eh, eh nos brincamos.

A SAMBA passarinho, eles passarão.

Vindo da gestão borboleta nada nos surpreende, afinal, borboleta não tem coração.

Por fim, parafraseando o próprio presidente capitão Rodrigues Neto: peça licença para C & A e saia.

A DIRETORIA

Vereador Valério deverá continuar líder do prefeiro na Câmara de Parnamirim


O vereador Valério Felipe Santiago (PDT) confirmou sua permanência na liderança do prefeito Maurício Marques depois de anunciar no final da legislatura passada que estava deixando as funções. “Eu tive uma conversa com o prefeito Maurício, onde acertamos e definimos alguns pontos da liderança. Ele me fez um apelo para permanecer no cargo e eu não tive como não atendê-lo”, disse Valério.
O vereador também destacou que a partir desta legislatura, a liderança da mai­oria adotará uma nova estratégia de trabalho. “Nós vamos atuar mais decididamente na defesa da administração e rebatendo ponto a ponto o que a aposição fizer. Entendemos ser salutar o trabalho da oposição, mas esse trabalho não pode aparecer como único e verdadeiro, quando o governo age corretamente e a oposição critica por criticar. Vamos trabalhar para mostrar sempre de que lado está a verdade. Quando a oposição tiver razão nós teremos a humildade de buscar a correção do que estiver errado”, adi­antou.
Ao fazer a leitura de sua mensagem anual na Câmara, na terça-feira (15), o prefeito Maurício Marques deu a senha sinalizando que Valério Santiago permaneceria no cargo, embora a confirmação só tenha ocorrido no dia seguinte. O final da mensagem o prefeito fez a seguinte referência ao vereador:
“Permita-me aqui fazer uma referência pessoal a um homem público que tem dedicado sua vida as coisas do bem comum de nossa cidade e que nesses dois anos de administração foi atento, co­brador e conselheiro em defesa de Parnamirim. Refiro-me ao líder do meu governo nesses dois anos, o decano desta Casa, vereador Valério Felipe Santiago. A você, meu líder, o meu agradecimento pelo seu trabalho em defesa deste governo que só tem pensado em como atender os pleitos de nossos cidadãos. Muito obrigado por sua parceria, pois, tenho certeza, que continuarei contando com seu apoio e de todos que compõem esta Casa”.


Foto: Tainá Dantas

Mineiro pode ganhar destaque como opositor ao Governo Rosalba


Tudo indica que o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), que se encontra hoje na Alemanha representando a Assembléia Legislativa do RN em um evento que debate a desertificação, será o maior opositor ao Governo do Estado na Assembléia. Resta esperar a definição do líder do Governo naquela Casa, para se ter idéia dos debates que acontecerão.
Entre jornalistas que cobrem política, existe a expectativa de que Getulio Rego (DEM)seja ungido líder do Governo. Preparado e experiente, Getulio faria um belo duelo com Mineiro na hora de um atacar e outro defender o Governo Rosalba Ciarlini.
Entre muitos petistas, existe a expectativa de que Mineiro, como líder da oposição, tem tudo para ganhar destaque político e midiático e se cacificar politicamente para, talvez, disputar a Prefeitura de Natal, caso o PT tenha chapa própria ou Wilma de faria (PSB), aliada do petismo nos últimos anos, não seja candidata.

Foto: Jefferson Lira

Wilma sonha com "ressurreição" política em 2012 ou 2014


Sem mandato, derrotada para o Senado, assistindo a defecções no PSB e perdendo aliados. Este cenário desastroso que cerca a vida política da ex-governadora Wilma de Faria faz com que adversários e analistas políticos decretem sua “morte política”. Mas, a história não é bem assim.
Wilma “mergulhou” para esperar o desenrolar dos acontecimentos políticos. Que podem ser benéficos para ela. A “Guerreira” está na expectativa de dois acontecimentos: 1) O desgaste contínuo da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV) e 2) um possível desgaste político-administrativo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
No primeiro caso, o desgaste de Micarla favoreceria uma candidatura de Wilma a prefeita, cargo que ocupou com sucesso por três vezes.
No segundo caso, um desgaste de Rosalba daria a Wilma um palanque de oposição e ajudaria seu discurso de lembrar boas ações do seu governo e criticar a gestão Rosalba.
Em relação à eleição municipal, o surgimento de muitas pré-candidaturas e possibilidades (Carlos Edu­ar­do Alves, Felipe Maia, Fábio Faria, beneficiariam Wilma, que teria como mostrar ao eleitor sua experiência comprovada em relação aos demais.
É preciso registrar que em 1994, Wilma foi candidata ao Governo e amargou um constrangedor 4º lugar (ficou atrás de Fernando Mineiro, o 3º mais votado, então vereador). Com Garibaldi Alves no Governo, muitos davam sua carreira política como sepultada. Em 1996, venceu a eleição para prefeita de Natal e catapultou-se para o Governo do Estado em 2002. Wilma sonha com o fenômeno da fênix pela segunda vez.


Foto: Jefferson Lira

Dnit anuncia obra definitiva na cratera da BR-101 orçada em R$ 4,5 milhões

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) deverá iniciar nos próximos dias a obra definitiva na BR-101, no bairro de Emaús, no local onde ocorreu o desmoronamento que interrompeu o fluxo de veículos por 13 dias e promoveu o assoreamento do Rio Pitimbu. No local deverá ser construído um bueiro metálico que servirá tanto para a drenagem das águas pluviais na rodovia e nas marginais, como para a canalização do rio.
A duração da obra, orçada em R$ 4,5 milhões (investimento liberado pelo Ministério dos Transportes), está prevista entre 120 a 160 dias após a assinatura, sem interrupção do tráfego no local.
Segundo o superinten­den­te regional do Dnit, Ézio Gonçalves dos Reis, após a sua execução, a obra possibilitará um aumento considerável da vazão do Rio Pitimbu e evitará o seu assoreamento. O tubo metálico, do tipo Armco, possui 3,20 metros de diâmetro e sua extensão pode chegar aos 100 metros de comprimento.
Quanto a expedição da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que havia sido antes exigida pelo Conselho Regional de Engenharia (CREA/RN) para a execução da obra, Ézio Reis garante que as ARTs para obras de duplicação e construção das mar­ginais da BR-101 já foram expedidas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).
O superintendente do Dnit ressaltou que as anotações de responsabilidade técnica referentes ao novo serviço (construção do tubo metálico) serão registradas após a assinatura do contrato da obra, conforme as resoluções do Confea. “Nós estamos tranqüilos com relação a esse procediment. Aguardamos ape­nas o momento de iniciar esta obra, que consideramos muito importante”, concluiu.

Prorrogado prazo de inscrições para Rei e Rainha do Carnaval em Parnamirim

A Fundação Parnamirim de Cultura prorrogou para a próxima quarta-feira (23) o prazo para inscrição no concurso de Rei Momo e Rainda do Carnaval de 2011 em Parnamirim. As inscrições deveriam ser encerradas na quarta-feira (16). A escolha do casal que vai animar as festividades carnavalescas será no dia 26 de fevereiro na Praça São Sebastião, em Pirangi do Norte, a partir das 19h30.
Os candidatos ao título de Rei Momo e Rainha do Carnaval terão de ter domicílio na cidade de Parnamirim.
Os requisitos essenciais para concorrer aos títulos são: idade mínima de 18 anos e mulheres devem ser solteiras. Conforme vem ocorrendo nos últimos anos, o fator peso não será essencial para os candidatos do sexo masculino, mas sim desenvoltura e simpatia. Para se inscrever é necessário preencher o formulário de inscrição, levar comprovante de residência e apresentar cópias do RG e do CPF.
A comissão julgadora vai analisar simpatia, desenvoltura dos candidatos em danças como samba e frevo, além do conjunto geral da apresentação dos inscritos.
As inscrições podem ser feitas na Fundação Parnamirim de Cultura das 8h às 13h, situada à rua Antônio Ferreira Neto, nº 129-A, no bairro Boa Esperança. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3644-8336.
O Rei e a Rainha receberão da Fundação Parnamirim de Cultura, todos os ornamentos que compõem os títulos (fantasias, coroa, cetro e faixa) e o prolabore pago na importância de R$ 2 mil, cada um.

Tragédia cultural: incêndio no Sebo de Jácio


Apaixonado por livros e por bibliotecas de forma borgiana que sempre fui e amigo de Jácio de longa data, me solidarizo com ele e Vera, que tiveram o sebo da Xavier da Silveira destruído por um incêndio. Uma tragédia material e cultural. Que Jácio tenha forças (e terá) para tocar o sebo para a frente e recuperar seu patrimônio cultural-material. Realmente lamentável o que aconteceu.

Foto: Canindé Soares

PM prende assaltante de supermercado no interior


A Policia Militar de São José do Campestre realizou na noite de ontem (14) por volta das 21h30, a prisão de um homem não identificado onde realizou um assalto na cidade de Lagoa Danta juntamente com mais três elementos num supermercado da cidade levando a quantia de R$ 5.950,00 abordando o motorista do supermercado uma camioneta tipo F4000, onde estava o dinheiro.
O homem foi preso em um matagal próximo a fazenda Barrinha em Campestre. Houve troca de tiros. O elemento estava de posse com uma Pistola 380 com 13 balas, um revolver calibre 38 com duas munições intactas e quatro deflagradas, um aparelo celular e a quantia em dinheiro e um veículo Tempra, de propriedade do elemento, que segundo informações das investigações, foi adquirido através de recursos de roubo.
Segundo informações da PM o mesmo é vindo da cidade de São Paulo recentemente e que morava atualmente na cidade de Passa e Fica,e ainda estava envolvido em vários assaltos na região e especialmente o da Souza Cruz no ano de 2010.
A prisão foi feita pelo Sargento Assis e equipe, onde o mesmo foi encaminhado para a Delegacia Regional de Policia Civil onde foi efetuado o flagrante.

Foto: Assessoria de Comunicação de S. José do Campestre

Aliança Rosalba-Larissa pode "escantear" Fafá Rosado


Da Redação do PN

Tanto em Mossoró como em Natal especula-se que uma estratégia política estaria sendo traçada com vistas a 2012.
Há quem garanta que existe a possibilidade de a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (DEM), renunciar ao mandato para ser secretária de Estado no governo Rosalba Ciarlini (DEM).
Com isso, assumiria a prefeitura a vice-prefeita Ruth Ciarlini. Tornando-se prefeita, Ruth poderá - de acordo com a legislação eleitoral - candidatar-se à reeleição. Como é irmã de Rosalba, Ruth, como vice- prefeita, não poderia concorrer à Prefeitura em 2012.
Contudo, outra engenharia política estaria sendo costurada em Mossoró. Neste plano B, Rosalba Ciarlini e seu grupo “abandonariam” Fafá - que vem há anos em rota de desgaste político e administrativo - e tentariam aliança com a deputada Larissa Rosado.
A pesebista já foi derrotada nas urnas por Fafá Rosado duas vezes, mas obteve votações consideradas boas. E vale registrar que em 2000, Rosalba foi eleita prefeita, derrotando Fafá (então apoiada por Larissa e Sandra Rosado). Na eleição seguinte, 2004, Fafá já tinha sido cooptada pelo rosalbismo e venceu a eleição municipal sobre a mesma Larissa Rosado.
Nada parece impedir, de forma contundente, uma aliança Larissa-Rosalba. A avaliação que se faz (principalmente em Mossoró) é que no comando do Governo do Estado, Rosalba não veria problemas reais em “dividir” Mossoró com o grupo de Larissa-Sandra.
Nesta formação política, Fafá seria “escanteada”, sobrando a ela o espaço do marido, o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM).

Foto: Jefferson Lira

Parnamirim: Prefeito deverá encaminhar projeto de reforma administrativa à Câmara


O projeto de reforma administrativa do prefeito Maurício Marques deve ser encaminhado ao Poder Legislativo esta semana, seguido de pedido do Poder Executivo para aprovação em regime de urgência pelos vereadores. Segundo o prefeito, a sua proposta é implantar a reforma a partir de 1º de março deste ano.
Maurício Marques, embora sem querer ainda acrescentar detalhes, garante que a reforma é pra valer e trará mudanças radicais na máquina administrativa parnamirinense.
“Prefiro não antecipar nada agora para não criar nenhuma expectativa. Após a reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara, que acontece no dia 15 de fevereiro, estarei encaminhado o projeto para análise dos vereadores e aprovação. A partir daí vamos cuidar da implantação da reforma que, mesmo sendo traumática por ocasionar demissões, é necessária e importante para a máquina administrativa se adequar à uma nova realidade financeira”, afirmou o prefeito ao Potiguar Notícias.
A proposta de reforma administrativa, que está sendo trabalhada, pretende extinguir no mínimo quatro secretarias, promover a fusão de outras, além de extinguir cargos comissionados. O objetivo é economizar R$ 2 milhões por mês.
Devem ser extintas as secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – SEPLA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHAB, Secretaria Especial de Saneamento Básico – SESAB, todas passando a ter suas atribuições distribuídas por outras secretarias. Também, as secretarias de Esportes e Lazer – SEMEL – e de Turismo – SETUR – devem ser fundidas em uma única secretaria. Além disso, é idéia do prefeito Maurício Marques fazer o rodízio em algumas pastas podendo atingir cargos em várias outras secretarias, tais como Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – SEMUR – e Assistência Social – SEMAS.
Com a extinção ou fusão dessas secretarias deverão ocorrer remanejamentos de auxiliares, coordenadorias e cargos comissionados, objetivando adequar a administração municipal à realidade pós-crise.
Segundo o prefeito Maurício Marques, atualmente, a receita de Parnamirim é de R$ 20 milhões por mês, oriundos de recursos próprios, convênio e repasses constitucionais, enquanto a despesa com a folha de pagamento é da ordem de R$ 7 milhões mensais. Dos R$ 20 milhões totais da receita, 15% são destinados à saúde, 25% para a educação e 6% repassados para a Câmara Municipal.
O prefeito Maurício Marques lamenta a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e as mudanças nos critérios de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As mudanças no ICMS, introduzidas pela chamada Lei Robin Hood, tiraram de Parnamirim, em média, R$ 300 mil mensais.
Segundo o prefeito, em 2010, a prefeitura arrecadou cerca de R$ 30 milhões com a cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITIV (Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis) e receita da dívida ativa do IPTU. No mesmo período foram gastos R$ 46 milhões em obras de infraestrutura urbana e na coleta de lixo.
Todas essas informações serão levadas pelo prefeito Maurício Marques ao Poder Legislativo na sua mensagem anual de reabertura do ano legislativo de 2011, que acontecerá nesta terça-feira (15), a partir das 19 horas, na Câmara Municipal. “A nossa administração é transparente e tudo que fazemos é de forma aberta. É isso que irei levar ao conheci­men­to dos vereadores”, disse o prefeito.

Foto: Lucian Kleyton

Espetáculos do Clowns de Shakespeare vai abrir Festival de Teatro de Curitiba


Mais uma conquista do teatro potiguar. O 20.º Festival de Teatro de Curitiba - possivelmente o mais prestigiado do país - abre a programação no dia 29 de março com o espetáculo do grupo potiguar Clowns de Shakespeare “Sua Incelença, Ricardo III”, que será apresentado próximo ao bebedouro do Largo da Ordem. “A peça nem tem como não ser apresentada a céu aberto”, explica o diretor da obra, o mineiro Gabriel Villela, Teatro Paiol.

Elias Fernandes: “A expectativa é que o DNOCS deverá ter melhorias no Governo Dilma”


Diretor do DNOCS, ex-deputado estadual e um dos homens fortes do PMDB potiguar, Elias Fernandes esteve na redação do Potiguar Notícias, onde concedeu entrevista para os jornalistas José Pinto Junior e Cefas Carvalho para sessão “No alpendre do PN”. Direto nas respostas e com conteúdo técnico sobre o que administra, Elias falou sobre chuvas, DNOCS, PMDB e política. Confira:

José Pinto Júnior: Quais são as medidas tomadas pelo RN, no que diz respeito aos possíveis transbordamentos de açudes?
Houve grande concentração das chuvas num período curto. Em Jucurutu, choveu 176 mm em menos de 12 horas. Foi algo atípico que não tinha acontecido ainda, desde a construção da barragem há 35 anos, não se tem registros de chuvas tão intensas. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves já está com 70% devido os últimos invernos, em 2008 e 2009, que foram bons anos onde o açude sangrou bastante, e no ano passado, como o reservatório estava cheio, surtiu menos conseqüências. Dessa forma, entramos 2011 com o reservatório acima do nível com mais de 50%. Por isso, alguns já sangraram.

José Pinto Júnior: O DNOCS faz manutenção desses locais durante o período de seca?
Existe uma distribuição feita por parte da Secretária de Recursos Hídricos, e o DNOCS é uma das instituições mais antigas atuantes no RN, que inclusive completou 100 anos neste ano. E ao longo desse tempo construiu barragens de médio e grande porte, totalizando 307. Até hoje nenhuma delas sofreu rompimento, a não ser de um caso ocorrido no Piauí, contudo construída pelo Governo do Estado. O DNOCS tem experiência e nós somos responsáveis pela manutenção das mesmas. Já as barragens abaixo de médio porte são de responsabilidade do Governo do Estado, já que nós não temos capilaridade de manter todas.

José Pinto Júnior: As menores ficam com as prefeituras e as de médio porte ficam com o Governo do Estado...
Exatamente. Em Santa Cruz e em Tangará, uma barragem particular se rompeu e jogou no açude. Mesmo não sendo responsabilidade direta do DNOCS nós mandamos um técnico para avaliar a situação juntamente com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, para fazer uma trabalho de recuperação na barragem. Ela poderia ter causado inundação através do Rio Trairi em diversas cidades circuncidadas. Essa última tromba d’água destruiu parte das paredes da barragem.

Cefas Carvalho: O que mudou no DNOCS com a sua chegada?
O DNOCS estava em processo de decadência. Houve uma tentativa de extinção da instituição no Governo FHC, mas a bancada do nordeste reagiu e conseguimos vetar esse movimento. No segundo semestre de 2007 não existia nenhuma obra de grande porte sendo construída. Existiam convênios com Prefeituras, e açudes pequenos custando em média R$ 300 mil. Mas nós tivemos a sorte do lançamento do PAC, onde as principais obras hídricas do RN ficaram sob responsabilidade do DNOCS. No início foram obras. Ao longo de dois anos e meio, nós adquirimos mais três obras.
Hoje no PAC já existem duas obras (a Barragem de Oiticica é uma delas). Estamos aguardando audiência com a presidenta para tentar incluir tais obras no PAC, sendo dois perímetros e um açude de grande porte, representando mais de R$ 600 milhões, fechamos mais ou menos R$ 35 milhões em convênios com prefeituras do Rio Grande do Sul dos municípios. Para pontes, pequenos açudes, barreiros onde algumas estão assinadas, muitas já foram concluídas ou estão em fase de finalização.

Cefas Carvalho: Qual a expectativa do DNOCS com relação à gestão de Dilma?
Em relação ao PAC, eu como diretor do órgão, tinha reuniões mensais com a então ministra Dilma, que conhece muito bem o PAC. No Brasil todo são muitas obras que ela coordenava muito bem, e ela trouxe Miriam Belchior para ficar à frente do Ministério do Planejamento, que era sua assessora, e hoje é também coordenadora do PAC. Não sofreremos com essa mudança e sim melhorias.

José Pinto Júnior: Seu filho foi eleito deputado estadual. É verdade que Gustavo pode ser candidato a prefeito de Pau dos Ferros em 2012?
Nossa família tem atuação política com foco na região do Alto Oeste. Somam 17 mandatos na família. É natural que ele seja chamado para ter participação mais atuante no Estado. Mas na minha avaliação ele também tem compromissos com outros municípios onde foi bem votado, como Ceará-mirim, João Câmara, Alto do Rodrigues. Então, ele não pode com 2 anos de mandato abandonar essa região, tendo compromisso ainda. Seria melhor que ele apoiasse algum candidato.

José Pinto Júnior: Marcílio Dantas será candidato a prefeito em Ceará-Mirim?
Marcílio ultrapassou os 3 mil votos como segundo deputado mais votado de Ceará-Mirim, graças ao trabalho de Maurício e empenho de Gustavo.
Cefas Carvalho: O senhor defende que o PMDB tenha candidaturas próprias, como a do deputado Walter Alves?
Sim, claro, como outros nomes que poderão disputar as eleições pelo PMDB.

José Pinto Júnior: O PMDB tem apoiado empreitadas majoritárias do que se colocar como alternativa do Governo do Estado?
O PMDB é parte integrante e tem espaço no Governo, mas a busca desse espaço é muito importante e Henrique está buscando. Na área da saúde existem 1.200 cargos, onde 2 são do PMDB. Agora no atual governo, o ministro do Turismo é do PMDB. Seria natural que o secretário fosse do PMDB, mas é do PT. No ministério de Garibaldi, o secretário foi mantido. Henrique teve votação aclamada por defender seu partido.

Micarla apressa volta à Prefeitura, mas terá que conviver com “fantasma” de Paulinho


Cefas Carvalho

O restorno precipitado de Micarla de Souza (PV) ao comando da Prefeitura - já que estava afastada para uma cirurgia e iria ficar em repouso - está sendo interpretado por jornalistas e por políticos como o efeito imediato do desempenho de Paulinho Freire (PMN) à frente da municipalidade.
Vice-prefeito de Natal e prefeito em exercício, Paulinho aproveitou as três semanas no poder para dar um “ar de gestão” na Prefeitura.
Como consequência, nas redes sociais em Natal começou o movimento “Fica Paulinho”, criticando a desastrada gestão Micarla (que tem 77% de desaprovação, segundo pesquisas).
Especula-se que preocupada com o “Fica Paulinho” e com a boa avaliação que o prefeito em exercício estava ganhando (mesmo tendo autorizado aumento nas passagens de ônibus), Micarla, mesmo contra ordens médicas (segundo sua própria assessoria de imprensa) voltou ao batente, jogando Paulinho para a vice-prefeitura outra vez.
O problema é que avalia-se no mundo político que o “gostinho” de Prefeitura tenha ficado em Paulinho.
Mais que isso. Ele e seu grupo teriam avaliado que uma candidatura a prefeito em 2012 seria viável. Afinal, o desgaste de Micarla transformou a corrida rumo à Prefeitura de Natal em um “balaio de gatos”. São pré-candidatos a própria Micarla, Walter Alves, Fábio Faria, Felipe Maia, Rogério Marinho, entre outros.
Desta forma, Micarla ganha um “fantasma” político. Sabe que a qualquer momento que precisar se ausentar, por saúde ou viagem, estará lá Paulinho Freire com avaliação positiva e “gosto de quero mais”. E o sonho de ser eleito.
Resta ver como a prefeita-borboleta vai lidar com este fantasma, que, por enquanto, como o Gasparzinho, ainda é camarada. Veremos até quando.


Arte-montagem:
Pedro Primitivo Jr.

Tráfego na BR-101 deve ser liberado na semana que vem

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) esperar liberar esta semana que se inicia, de forma ainda improvisada, o trânsito na BR-101, entre o conjunto Cidade Satélite, em Natal, e a área que compreende o bairro de Emaús, em Parnamirim.
A primeira etapa do serviço referente à terraplenagem e o preenchimento do buraco com areia já estará concluído. O a reposição do asfalto também já foi iniciada, paralelamente com a execução de drenagem e sinalização.
Mas toda a obra não estará concluída na próxima semana. Segundo a assessoria de comunicação do Dnit, a expectativa é de que somente daqui a quatro meses de trabalho diário será possível terminar toda a obra. Os trabalhos incluem também a construção de um bueiro.
Desde o dia 24 de janeiro, quando uma forte chuva ocasionou o problema na BR-101, os motoristas que precisam utilizar a rodovia para ir ao trabalho ou voltar vêm sofrendo muito com os congestionamentos diários no local e nas vias de acesso. Só uma das vias é utilizada para o fluxo que segue para Natal e o que segue para Par­namirim.
O desmoronamento do trecho da BR-101 obrigou a Companhia de Águ­as e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) a reduzir em 50% a oferta de água para 21 bairros de Natal.
Com o acidente provocado pelas chuvas, uma grande quantidade de barro foi deslocada para o rio Pitimbu, que alimenta a Lagoa do Jiqui, responsável pelo abastecimento das zonas Leste, Oeste e Sul da capital, comprometendo a qualidade da água.
Para impedir que a população receba água de má qualidade, a Caern teve que paralisar a nova Adutora do Jiqui, reduzindo a oferta em 1.200 metros cúbicos por hora, e adicionar uma maior quantidade de produtos químicos.
Segundo o gerente da Re­­gional Natal Sul, Lamarcos Teixeira, somente no domingo (30) o sistema voltou a operar normalmente.

ESTRADA
A principal opção para desafogar o trânsito da BR-101, após a queda da barreira em Emaús, com apenas duas semanas de uso, um trecho de 11 quilômetros da rodovia estadual RN-066, conhecida como “Estrada da Coophab”, que liga os bairros da Liberdade e Nova Parnamirim, está novamente che­io de buracos. O desvio torna-se perigoso.
O trecho torna-se perigoso devido ao seu traçado sinuoso, ao surgimento de buracos em alguns pontos da pista e à ausência de sinalização horizontal e vertical, além da falta de acostamento para os veículos que ali trafegam, diariamente.
Além dos buracos, os motoristas que trafegam pela RN-066 enfrentam o problema de um trecho onde não foi concluída a duplicação pelo DER por conta de que dois proprietários de imóveis não aceitaram o valor da indenização a ser paga pelas desapropriações e ingressaram com ação na justiça.

Juíza quer disciplinar participação de crianças no carnaval em Parnamirim

A juíza da Vara da Infância e Juventude de Parnamirim, Marta Suzi Peixoto Paiva Linard, publicou portaria que disciplina a participação de crianças e adolescentes no carnaval deste ano naquela Comarca, especialmente nos blocos carnavalescos. Pela Portaria nº 02/2011, as crianças só poderão participar do evento nos blocos infantis, devidamente acompanhadas dos pais ou responsável.
Já o adolescente com idade entre 12 e 16 anos incompletos poderá participar nos blocos de adultos, desde que devidamente acompanhado de seus pais ou responsável. O adolescente com idade entre 14 e 16 anos incompletos poderá participar, desacompanhado, nos blocos de adulto, desde que autorizado, expressamente, pelos pais ou responsável, em documento assinado e com firma reconhecida, devendo portal tal autorização durante o evento.
O adolescente com idade a partir dos 16 anos poderá participar do evento, em blocos de adultos, independentemente de estar acompanhado ou autorizado pelos pais ou responsável. Durante o desfile dos blocos infantis é proibido servir ou vender bebida alcoólica, inclusive aos adultos.
Fica proibida ainda a par­ticipação de crianças em desfile de blocos de adolescentes e adultos, mesmo que elas estejam acompanhadas pelos pais ou responsável. A proibição inclui crianças em carrinhos de bebês, nos ombros ou em qualquer outro meio similar.
Outra proibição diz respeito a participação de cri­anças e adolescentes dançando, em cima dos carros das bandas e de apoio, quando estes não oferecerem a segurança necessária a essas pessoas. As crianças só poderão subir e permanecer nos carros de apoio dos blocos e dos trios elétricos se estiverem acompanhadas pe­­lo pai, mãe ou responsável.
A portaria ainda traz ori­entações quanto à entrega da criança ou adolescente aos pais quando encontrado em risco; qual medidas adotadas quanto à prática de atos infracionais; tipos de crimes que podem ser cometidos e as sanções penais cabíveis.

Em carta aberta, consultora cultural denuncia assédio moral do presidente da Funcarte

CARTA ABERTA

Aos amigos e parceiros que me perguntaram se desisti de acreditar na cultura da nossa cidade ao entregar o cargo de Assessora Técnica da Funcarte semana passada, digo não.

Só não consegui conciliar minha rotina a uma gestão que não sabe compreender um organograma. Que para suprir as infelizes escolhas e incompetência profissional de alguns, eu tinha que me dobrar ou triplicar em trabalho.

Mesmo assim, acumulando funções de tantos outros, era sistematicamente assediada moralmente, em forma de xingamentos e baixarias inacreditáveis em outros tempos, mas não nos do presidente atual, onde a pornofonia é a regra. Acho que terei de trocar o aparelho do meu celular, porque as mensagens deixadas lá o contaminaram para sempre.

Cansei de ser xingada de estrupício, rapariga, e outros refinos durante os arroubos do sr. Rodrigues Neto. Na verdade, em 40 anos de vida, jamais vi alguém tão baixo. Nunca em mais de 15 anos de vida profissional, um chefe chegou para mim e me disse que eu só falo “bosta” ao constetar um dos meus argumentos técnicos.

Enfim, algo grotesco demais para ser dito (publicado), mas é preciso que os natalenses saibam que a Cultura da cidade está nas mãos da pessoa mais incapaz de conduzir um diálogo de cinco minutos, sem citar dois ou três palavrões.

Foram seis anos de Capitania, trabalhei junto a muitos produtores/artistas e neles encontro esse reconhecimento de um trabalho sério e técnico. Tenho a tranqüilidade dos que deixam a missão cumprida. Sigo como consultora e produtora independente.

Independente, principalmente, da putrefação instalada naquela Fundação.

Muitas coisas eu aprendi na Fundação Cultural Capitania das Artes. Mas algumas eu já levei de casa, como dignidade, honestidade e respeito, que considero requisitos imprescindíveis ao ser humano.

Meus sinceros agradecimentos a todos os artistas, produtores culturais, parceiros e amigos com quem trabalhei e convivi durante os anos em que trabalhei na Funcarte.

Ilana Félix – @ilanafelix

Consultora em Gestão Cultural

Deputados chegam a consenso para chapa da Mesa Diretora da AL

Depois de muita discussão os líderes dos partidos que integram a nova legislatura da Assembléia Legislativa chegaram a um consenso e aprovaram a chapa oficial que vai concorrer à Mesa Diretora da Casa.
O deputado Raimundo Fernandes, que saiu do Gabinete de José Dias afirmando que mantinha sua candidatura a 1º secretário, retirou sua candidatura e aceitou ficar com a 2ª secretaria.

A chapa oficial tem a seguinte composição:

Presidente: Deputado Ricardo Motta(PMN)

1º Vice-Presidente: Deputado Gustavo Carvalho(PSB)

2º Vice-Presidente: Deputado Leonardo Nogueira(DEM)

1º Secretário: Deputado Poti Júnior(PMDB)

2º Secretário: Deputado Raimundo Fernandes(PMN)

3º Secretário: Deputado Vivaldo Costa(PR)

4º Secretário: Deputado Nelter Queiroz(PMDB).

A composição dessa chapa não impede que outros deputados disputem os mesmos cargos da Mesa Diretora.

Do blog de Oliveira Wanderley

"O primeiro secretário da Assembléia Legislativa será Hermano Moraes", diz Elias Fernandes


O diretor do DNOCS e vice-presidente do PMDB no Rio Grande do Norte, ex-deputado Elias Fernandes, disse agora para este blogueiro e para o jornalista José Pinto Jr. Durante entrevista na redação do PN que o deputado Hermano Moraes será eleito hoje a tarde o 1º secretário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Segundo Elias, ontem a noite, o deputado Henrique Alves, bateu o martelo junto ao vice-governador, Robinson Faria e ao futuro presidente do legislativo estadual, Ricardo Mota. "Henrique e Robinson são amigos e se entendem muito bem, a primeira secretaria é compromisso do PMN com o PMDB". Colocou.
Alias Fernandes, não quis comentar sobre o fato do PMDB ter deixado para o PMN escolher o nome ao invés de apresentar quatro nomes. "O importante é que o PMDB tem bons nomes e Hermano está qualificado para o cargo", colocou.
Sobre a possibilidade de acontecer mudanças até às 16 horas, quando acontecerá a votação, Elias lembrou Tancredo Neves, disse que a política é como as nuvens, pois muda o tempo todo. Mas reafirmou o compromisso de Robinson Com Henrique, lembrando, "O PMDB votou apoio o PMN e compromisso deve ser cumprido dos dois lados", disse.
O diretor do DNOCS foi deputado estadual por quatro mandatos e na última eleição ajudou a eleger o filho, Gustavo Fernandes, o qual será empossado para o primeiro mandato. "Estou passando o bastão para Gustavo, não vou sair da política, mas estou muito envolvido com a parte administrativa do DNOCS e do PMDB", finalizou.