Contador

Caiçara do Rio do Vento: Ministério Público Estadual recomenda cassação de vereadores preguiçosos

O Promotor de Justiça Márcio Cardoso Santos expediu a Recomendação nº 003/2011 sugerindo ao presidente da Câmara Municipal de Caiça do Rio do Vento, Francisco Pontes de Siqueira, que instaure, em até 20 dias, procedimento de cassação do mandato dos vereadores que tenham faltado à terça parte das sessões ordinárias realizada no ano de 2010.
A recomendação do Ministério Público Estadual(MPE) partiu de notícia veiculada no dia 04 deste mês em um blog local. De acordo com a matéria, um dos vereadores haveria faltado a mais de 40% das sessões ordinárias realizadas no ano passado.
O Regimento Interno da Câmara Municipal de Caiçara do Rio do Vento (Resolução nº 003/2007), determina que o vereador que deixar de comparecer, salvo por razão justificada, a terça parte das sessões ordinárias de uma sessão legislativa está sujeito a cassação.
Não é somente em Caiçara do Rio do Vento que vereadores deixam de comparecer a várias sessões por ano. Isso ocorre em outras Câmaras Municipais.
Aliás, em diversas Câmaras Municipais do Estado só há uma ou duas sessões por semana.

Do blog do jornalista Oliveira Wanderley

Religião pode acabar em 9 países ricos


Da BBC Brasil

Dados de censos colhidos desde o século 19 indicam que a religião pode ser extinta em nove nações ricas que foram analisadas em um estudo científico.
A pesquisa identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirmam não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Suíça e República Tcheca --o país com o índice mais elevado, com 60%.
Usando um modelo de progressão matemática, o levantamento --divulgado durante um encontro da American Physical Society-- mostra que as pessoas que seguem alguma religião vão praticamente deixar de existir nestes países.
Na Holanda, por exemplo, 70% dos holandeses não terão religião alguma até 2050. Hoje, esse grupo é de 40% da população.
"Em muitas democracias seculares modernas, há uma tendência maior de as pessoas se identificarem como sem uma religião", afirma Richard Wiener, que trabalha em um centro de pesquisa em ciência avançada, subordinado ao departamento de física da Universidade do Arizona.
A pesquisa seguiu um modelo de dinâmica não-linear que leva em conta fatores sociais e a influência que exercem em uma pessoa a fazer parte de um grupo não-religioso.
Os parâmetros se mostraram semelhantes em vários países pesquisados, indicando que a religião está a caminho da extinção nessas nações.


Nota do blogueiro: Parece evidente que há uma relação direta entre riqueza e direitos humanos com a laicidade. Só não vê quer não quer.

Justiça na Praça vai a São Gonçalo dia 15


O próximo Justiça na Praça já está confirmado: será no dia 15 de abril, no município de São Gonçalo do Amarante. Na segunda-feira (28), uma reunião entre o Núcleo de Projetos do Tribunal de Justiça aconteceu com diversos representantes municipais de São Gonçalo do Amarante. O objetivo foi definir os últimos ajustes técnicos como estrutura, serviços gratuitos, alimentação, deslocamento, comunicação, segurança e outros. O evento contará com a presença de 10 magistrados. Serão realizadas ainda mais de 100 audiências já agendadas e a previsão de 80 casamentos comunitários.
Durante a reunião, foram apresentadas as atividades dos programas do Núcleo de orientação e acompanhamento aos usuários e dependentes químicos (Noade) e Novos Rumos – execução penal para os gestores públicos de São Gonçalo. A iniciativa foi garantir a disponibilização de um espaço físico para discutir os métodos do poder judiciário, no tratamento dado às famílias de dependentes químicos e na ressocialização dos condenados, junto a população.
Na discussão das propostas, também foi apresentado o layout da 21ª edição do Justiça na Praça, bem como a divisão dos serviços que serão ocupados nos prédios públicos da cidade. A coordenadora do núcleo de projetos, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, explanou os parceiros e explicou os diversos serviços gratuitos aos representantes municipais.
Entre os serviços, a desembargadora considerou as inovações realizadas no último Justiça na Praça, realizado em Alto do Rodrigues, como as atividades do Pro vida – programa de qualidade de vida voltado para a saúde dos servidores – além do Holly Play.
Um termo de compromisso foi assinado nesta quarta-feira (30), entre o TJRN e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado. Em relação ao evento, o prefeito comentou com entusiasmo as expectativas “São as melhores possíveis. É um gesto histórico e importante do Tribunal de Justiça para a democracia do poder judiciário. Essa iniciativa só merece elogios”, enfatizou.

Foto: Maciel Gonzaga

Secretário confirma início da construção do Teatro Municipal de Parnamirim

Naur Ferreira, secretário de Obras de Parnamirim, confirmou que a prefeitura vai iniciar a construção do Teatro Municipal de Parnamirim e - por meio de recursos do PAC -, três novas creches para o município.
“A construção do teatro é um anseio antigo da população de Parnamirim e um desejo do prefeito Maurício Marques, para valorizar a produção cultural da cidade”, disse o secretário.
Em conversa com este blogueiro no ano passado a então presidente da Fundação de Cultura de Parnamirim, Vandilma de Oliveira (hoje Secretária de Educação do município)assinalou que o teatro servirá não apenas como palco para apresentações, mas como ponto de apoio para oficinas culturais e incentivo cultural para crianças e adolescentes.

Vereadora critica condição de presídio no Parque Industrial de Parnamirim


Dezenas de detentas, homens e mulheres foram transferidos para o presídio improvisado no Parque Industrial em Parnamirim. O secretário de Justiça e Cidadania do RN, Thiago Cortez diz que se trata de uma medida provisória, enquanto se conclui as obras da DEPROV.
Mas a população do Parque Industrial está revoltada e promete protesto. Argumentam que a instalações não são seguras e que o preço dos imóveis despencarão.
A polêmica chegou à Câmara de Parnamirim. A vereadora por Parnamirim Kátia Pires solicitou da presidência do Legislativo que o secretário Thiago Cortez venha explicar os motivos da transferência das presidiárias para o Parque Industrial. O secretário deverá comparecer a Câmara no dia 30. Segundo Kátia, que visitou o local, “não tem condições de manter apenados em um local tão desumano. É preciso encontrar uma solução mais adequada”, defendeu.

Criticar Micarla dá voto em Natal


Cefas Carvalho

A pesquisa da Consult sobre intenção de voto para a Prefeitura de Natal em 2012, divulgada na última quinta-feira, dia 24, permite diversas leituras, mas, uma leitura salta aos olhos: ser adversário direto da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV) garante intenção de voto do eleitor natalense.
Obviamente muitos jornalistas e blogueiros analisaram a liderança do ex-prefeito de Natal, Carlos Edu­ar­do Alves (PDT) como sintomática. Com 50% na simulação de voto espontâneo e 50% na estimulada, Carlos se destacou ao longo desses dois anos como crítico implacável da administração Micarla. Mais que isso, as críticas de Micarla a Carlos (antecessor dela) acabaram resultando em um sentimento favorável a ele, tal o desgaste de Micarla e sua administração.
Mas, outras performances na pesquisa merecem análise. O vereador natalense Adão Eridan (PR) teve na espontânea, 5,1% das intenções de voto, percentual acima de nomes como Fernando Mineiro (PT), com 4,5, e de Felipe Maia e Fábio Faria. Sintomático que Adão tenha se transformado em crítico feroz de Micarla nos últimos meses. A população associou sua artilharia verbal contra a prefeita como capacidade de administrar o município. Somando as intenções de voto de Carlos, Adão Eridan e Mineiro (três dos maiores críticos de Micarla), temos 59,6% dos ouvidos na pesquisa.
O percentual de Wilma de Faria, do PSB, (34,5%) considerado baixo pelo peso eleitoral dela, mostra que o eleitorado pode ter se cansado da relação dúbia que a “Guerreira” teve e tem com Micarla. Ou seja, criticar Micarla dá votos.
VICE-PREFEITO
Tanto que até mesmo o vice-prefeito Paulinho Freire tem percentuais maiores que o da prefeita, tanto na espontânea como na estimulada.
Na primeira, Paulinho tem 6,4%, Micarla, 5,9%. Na segunda, eles apresentam os mesmos números. Lembremos que Paulinho administrou Natal durante um mês, quando Micarla se licenciou para fazer uma pequena cirurgia em São Paulo.
Paulinho não criticou Micarla explicitamente na ocasião, mas parecia deixar claro que queria administrar de modo diferente, menos espalhafatoso que a prefeita-borboleta. Criticar Micarla, pelo visto, dá prestígio e voto em Natal, nos dias de hoje.

Quem será o candidato do DEM à Prefeitura de Natal?


O senador José Agripino Maia (DEM) diz que o partido terá nome próprio para disputar à Prefeitura de Natal em 2012, mas não se sabe quem. Mero jogo de cena do ilustre democrata. Afinal, quantos nomes de peso o partido tem para disputar esta eleição? Fica a brincadeira com o leitor do blog sobre as opções do partido para disputar a Prefeitura: opção a) Felipe Maia; opção b) Felipe Maia; ou opção c) Felipe Maia.

Dilma reúne 30 cineastas mulheres em seu 1º “encontro artístico”

A presidente Dilma Rousseff dá início, na sexta-feira (25), a uma série de encontros culturais no Palácio da Alvorada, em que pretende se aproximar da classe artística. A partir de março, ela organizará um evento artístico por mês, com convidados de diferentes áreas.
A estreia será com cerca de 30 cineastas mulheres, que estão sendo convidadas para um jantar com a presidente. Na lista estão Anna Muylaert, Carla Camurati, Lucélia Santos, Bia Lessa, Norma Bengell, Lucia Murat, Tizuka Yamasaki e Monique Gardenberg. Na sala de cinema do Alvorada, Dilma pretende fazer uma sessão fechada de É Proibido Fumar, dirigido por Muylaert estrelado por Glória Pires.
A escolha de mulheres ligadas ao cinema ainda faz parte das comemorações do mês da mulher. Na quarta-feira (23), Dilma abre a exposição de mulheres artistas no Palácio do Planalto.
Nos próximos meses, entretanto, o público não fic ará restrito ao gênero feminino. O governo já programa eventos no Alvorada que celebram a música, a literatura e o teatro. O plano é trazer grandes nomes da cultura brasileira para dentro "da casa da presidente" — o Alvorada é a residência oficial de Dilma.
Ao aproximá-la de artistas, o Planalto ao mesmo tempo agrada à presidente, entusiasta das artes, como também tenta carimbar Dilma como "a presidente da cultura". Se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve nos movimentos sociais um de seus principais apoios, assessores gostariam de ver o mesmo efeito na proximidade entre Dilma e a classe artística.
No círculo próximo à presidente, há quem cite o encontro com artistas no Rio, no início do segundo turno das eleições, como um dos momentos de maior impulso da campanha.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, é uma das principais entusiastas da ideia. Ela deverá ajudar na escolha dos temas e convidados. Entusiastas do pro jeto afirmam que, por ser grande apreciadora das artes, Dilma tem a chance de criar "um relacionamento único com a classe artística" — e também de ajudar a impulsionar a cultura no país.
O interesse de Dilma pelas artes fez com que ela, por exemplo, negociasse pessoalmente a vinda do Abaporu, da artista plástica Tarsila do Amaral (1886-1973), para a exposição que se inicia na quarta. A pintura pertence a um colecionador argentino desde 2001 e está exposta em Buenos Aires, no Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires).
Dilma pretende abrir o Alvorada também para visitas de estudantes. O palácio já recebe visitas guiadas nas quartas-feiras. A presidente deseja ampliar os horários das visitas e demonstrou interesse de, ela mesma, conduzir alguns grupos de jovens estudantes.


Com informações do portal Vermelho e da Folha de S.Paulo

“PT deverá lançar candidatura própria em 2012”, diz petista


Cefas Carvalho e
Rômulo Estânrley


Em visita à redação do jornal Potiguar Notícias, o chefe de gabinete da deputada Fátima Bezerra (PT), Adriano Gadelha falou sobre a posição do PT em relação às eleições municipais de 2012, sobre a especulada aliança do partido com a administração Micarla de Sousa e assuntos políticos diversos.
Em relação à possibilidade de aliança com Micarla, Adriano foi enfático: “Acho que a população respondeu essa questão em 2008 quando mostrou que o PT deveria fazer oposição optando pela prefeita Micarla. E essa mesma população diz que temos que continuar na oposição para governar Natal em 2012”, afirma em sintonia com os discursos de Fátima e Fernando Minei­ro.
“O PT já decidiu ter candidatura própria, mas buscará aliados em outros partidos, tanto ideologicamente quanto àqueles que dão apoio ao Governo Dilma. Mas eu gostaria de deixar claro que hoje Natal está assim não só pela prefeita Micarla, mas sim por todos aqueles que apoiaram sua candidatura”, opinou.
Sobre a possibilidade do ex-prefeito Carlos Eduardo se aliar ao PT, Adriano Gadelha falou que “em 2000 me lembro de uma matéria que fez essa mesma pergunta a Mineiro, e ele respondeu que não haveria o menor problema. Mas hoje em dia, ele (Carlos Eduardo), como presidente do PDT no estado, isso não passa de especulação, já que apresenta um projeto de estruturação do partido no estado”.

Banda natalense alia talento e organização para alçar vôos mais altos e fará turnê na Argentina


Aliando competência, garra, organização (ah, artigo muitas vezes em falta na classe artística) e, last but not least, talento, a banda natalense Camarones Orquestra Guitarrística, comandada por Anderson Foca e Ana Morena Tavares, fará shows na Argentina e na região Sul do país. A turnê no país platino e na região gaúcha tem início nesta quarta-feira dia 23. Serão quatro shows no país de Borges e Maradona e mais dois no Rio Grande do Sul. O blog deseja sucesso á banda e registra, mais uma vez, que, com método e organização aliados ao talento é possível a arte natalense alçar vôos mais altos. Segue abaixo a agenbda de show dos Camarones.

Quarta, 23 de março – Buenos Aires/ARG, Sitio Plasma
Quinta, 24 de março – Buenos Aires/ARG, Salon Pueyrredon (com Tormentos, El Mato A Un Polica Motorizado
Sábado, 26 de março – Almirante Brown/ARG, El Tio Bizarro ( com Los Fujjimoris)
Domingo, 27 de março – Ramos Mejia/ARG, Santana Bar (com Los Lotus, The Abstinece e Your Hands)
Quinta, 31 de março – Porto Alegre/RS, Porão do Beco
Sexta, 01 de abril – Santa Maria/RS, Moto Garage (Rinoceronte)

Foto: Divulgação

PV divulga nota onde Micarla nega agredecimento a Arruda por apoio financeiro

Em respeito à verdade e, em especial aos cidadãos de Natal, o Partido Verde/RN vem a público emitir a presente nota de esclarecimento e repúdio às declarações do ex-governador José Roberto Arruda a VEJA on-line.

1. A campanha majoritária do PV na eleição municipal de Natal, em 2008, recebeu, de forma legal e absolutamente transparente, doação financeira do Partido Político DEMOCRATAS, membro da coligação que elegeu a Prefeita Micarla de Souza.

2. Essa doação, como todas as outras recebidas pelo comitê financeiro daquela campanha eleitoral, consta da prestação de contas aprovada, sem ressalvas, pelo TRE/RN e posta à disposição de qualquer cidadão, através do site do referido tribunal;

3. Ao Partido Verde não compete nenhuma responsabilidade sobre os recursos financeiros do DEMOCRATAS, presente, nessa circunstância, o princípio da autonomia partidária;

4. A Prefeita Micarla de Souza, em nenhum momento, tratou desse assunto com o ex-governador José Roberto Arruda.

5. O PV deixa claro que sempre agiu de acordo com a legislação eleitoral e com os princípios da moralidade pública, repudiando, assim, qualquer forma de interpretação equivocada sobre esse fato;

6. Qualquer outra divagação sobre esse assunto é especulação jornalística ou maldade política.

Diretoria de Comunicação do PV-RN

Nota do blog: A negativa de Micarla em relação à afirmação de Arruda de que ela teria ido a Brasilia agradecer-lhe a ajuda financeira coloca a questão no seguinte termo: um dos dois (Arruda ou Micarla) é mentiroso categórico! Claro que o “currículo” de Arruda (desde a quebra do sigilo do painel do Senado) faz com que seja fácil duvidar de qualquer coisa dita pelo ex-governador. Em compensação, Micarla vem se especializando nestes dois anos de Governo em maquiar a verdade e mostrar absoluto autismo político. O fato é que Micarla vai se complicar. Apesar do ônus da prova caber a quem acusa, em política, os acusados tem que mostrar probidade, é fato! Micarla agora terá que provar que não foi a Brasilia e não passou nem perto de onde Arruda estava no dia do tal agradecimento. Ah, e registrando em relação ao íntem 6 da nota do PV que não existe “especulação” nenhuma. O que existe é uma entrevista gravada onde um e-governador afirma ter dado apoio financeiro (dinheiro excuso, oriundo de corrupção) a vários líderes do DEM (José Agripino incluso) e a prefeita-borboleta de Natal. Averiguar tais afirmações consiste em legítimo interesse jornalístico e a prefgeita, como jornalista que é, deveria saber disso.

Larissa lidera pesquisa para Prefeitura de Mossoró e Chico da Prefeitura é destaque

Pesquisa do Instituto Consult mostra o quadro de momento na corrida para a Prefeitura de Mossoró. Hoje, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) lidera a preferência dos mossoroenses. No bloco governista dois nomes aparecem em evidência: a vereadora Cláudia Regina (DEM), que mantém boa performance tanto na pesquisa espontânea como na estimulada, e o vereador Chico da Prefeitura (DEM), que aparece muito bem na pesquisa estimulada.

Abaixo, os números divulgados no Blog do jornalista Carlos Santos:

Espontânea:

Larissa Rosado (PSB) - 12,7%;
Cláudia Regina (DEM) - 5,67%;
Rosalba Ciarlini (DEM) - 5,67%;
Fafá Rosado (DEM) - 3,83%;
Chico da Prefeitura (DEM) - 3%;
Ruth Ciarlini (DEM) - 2,67%;
Betinho Rosado (DEM) - 1,50%;
Francisco José (PMN) - 1,33%;
Sandra Rosado (PSB) - 1%;
Leonardo Nogueira (DEM) - 0,50%
Zé Peixeiro (PMDB) - 0,50;
Lahyrinho Rosado (PSB) - 0,50%;
Genivan Vale (PR) - 0,33%;
Chico Carlos (PV) - 0,17%;
Wilma de Faria (PSB) - 0,17%;
Renato Fernandes (PR) - 0,17%;
Luiz Carlos Martins (PT) - 0,17%;
Alex Moacir Pinheiro (PMDB) - 0,17%;
Josivan Barbosa (...) - 0,17%;
Não Votaria em Fafá - 0,17%;
Menos nos Rosado - 0,17%;
Quem Rosalba Pedir - 0,17%;
Indeciso - 51,8%;
Nenhum - 8%.

Estimulada

Larissa Rosado (PSB) - 27,33%;
Chico da Prefeitura (DEM) - 14,50%;
Cláudia Regina (DEM) - 13,17%;
Ruth Ciarlini (DEM) - 8,33%;
Betinho Rosado (DEM) - 5,83%;
Francisco José (PMN) - 5,33%;
Leonardo Nogueira (DEM) - 3,50%;
Chico Carlos (PV) - 0,67%;
Nenhum - 15%
Não Sabe Dizer - 6,33%.

Mostra de filmes com temática feminista começa hoje em natal e tem apoio de Cineclube


O Cine Feminista surgiu em meio ao entusiasmo das ativistas organizadoras do Festival Vulva la Vida, ocorrido em janeiro deste ano na capital baiana. A idéia do grupo consiste na realização de uma mostra de filmes que tematizem/problematizem a constituição do universo feminino e do movimento feminista, assim como suas representações na sociedade atual.
Apostando no cinema como linguagem provocadora e na ética do “faça você mesm@”, a mostra acontece de modo simultâneo em várias capitais do país, e é localmente representada pelo coletivo Wen-Do Natal, com o apoio da Associação Cultural Cineclube Natal e do Nalva Café Salão.
A escolha dos filmes foi permeada pela orientação do grupo, que longe de se focar nos limites da identidade, almeja abraçar a diversidade e a igualdade de direitos. Os títulos abrangem assim, um rico percurso espaço-temporal, reunindo realidades culturais, éticas e estéticas distintas, mas que têm em comum a difícil luta pela emancipação da mulher, como ponto essencial da busca pela liberdade.

Em Natal, a Mostra Feminista acontece no período de 16 a 18 de março de 2011, sempre às 19hs no Nalva Café Salão (Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira).


PROGRAMAÇÃO


Dia 16/03

-“Moolaadé”, produzido no Senegal, discute a prática nativa da circuncisão feminina. A história gira em torno de seis jovens que escapam da tradicional cerimônia africana. Duas delas vão para a cidade, enquanto outras quatro são protegidas pela esposa de um chefe da tribo.
Roteiro e Direção: Ousmane Sembene/ Origem: Senegal, França, Burkina Faso, Camarões, Marrocos e Tunísia/ Duração: 119 min / Idioma: Bambara/Francês / Ano: 2004/ Classificação Indicativa: 10 ANOS

Dia 17/03

-“Itty Bitty Titty Committee” (Turminha das Sapinhas de Tetinhas Pequeninas), aborda um tema bastante raro nos filmes lésbicos, o ativismo político. Mostrando o despertar da personagem Anna (Melonie Diaz) para a realidade a seu redor, a partir de sua experiência como integrante de um grupo radical feminista, chamado C.(I).A. ou Clits In Action. Os conflitos de relacionamento e as ações políticas do grupo são mostrados com muito humor e música punk como pano de fundo.
Diretora: Jamie Babbit / Duração: 86 minutos / Ano: 2007 / Gênero: Comédia/Drama/Romance/ Classificação Indicativa: 16 ANOS

Dia 18/03

- “Libertárias”, narra a história de seis mulheres de origens e classes sociais diferentes que se organizam em um grupo de anarquistas para lutar, de igual para igual com os homens, contra as tropas nacionais. Uma freira que descobre a solidariedade fora da fé, prostitutas, operárias e donas de casa unidas para defender seus ideais políticos e, ao mesmo tempo, fazer entender a seus companheiros as mudanças ideológicas e sociais pelas que também almejam conquistar.
Diretor: Vicente Aranda / Duração: 121 minutos / Ano: 1996 / País de Origem: Espanha, Itália, Bélgica/ Classificação Indicativa: 16 ANOS

Novela sobre a presidência do Dnocs: Política demais, preocupação com a seca de menos


Cefas Carvalho

Passou o Carnaval e continua a novela da presidência do DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, estrelada por políticos potiguares. O atual presidente do órgão federal é o ex-deputado estadual Elias Fernandes (PMDB), indicado pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB). Mas, quem sonha com o cargo é a ex-governadora (e candidata derrotada ao Senado) Wilma de Faria (PSB). A presidenta Dilma Rousseff (PT) já sinalizou que quer indicar Wilma. Mas, o ex-governador (e candidato derrotado ao Governo do Estado) Iberê Ferreira de Sousa (PSB) entrou na história e se postou como possível indicado. Henrique, aborrecido, garante que Elias (ou pelo menos outra indicação sua, do PMDB) fica no cargo. Detalhe: Wilma não é engenheira, um dos pré-requisitos (técnicos, claro) ao cargo. Detalhe 2: Wilma tem “ficha suja”, ao contrário de Elias – que, verdade seja dita, moralizou o Dnocs em sua gestão - a exemplo dos antecessores de Elias. Detalhe 3: Wilma (e Iberê) se suetenta no fato de que o PSB no Nordeste cresceu na eleição passada, enquanto o PMDB de Henrique encolheu. Detalhe 4: Os políticos cearenses não querem mais um poyiguar no cargo. Há mais detalhes e aspectos a considerar, claro, mas esta síntese ajuda o leitor a saber a quantas anda o imblóglio. Preocupação com a seca no Nordeste, com os açudes, as barragens? Besteira. Para todos os envolvidos, o importante é política.


Imagem: Pintura “Retirantes”, de Portinari.

FM Universitária vai comemorar 10 anos. Convites para shows do evento serão distribuídos

Os convites para o evento em comemoração aos 10 anos da FM Universitária estarão disponíveis a partir de quarta, 16, no setor de marketing da rádio. Para reservar o par de convites, o músico e/ou produtor deverá enviar seu nome para o e-mail joanisaprates@gmail.com ou ligar 8838-5881. Após a solicitação, o convite ficará disponível até as 18h da segunda-feira, 21 de março.

Para o público geral, os convites estarão disponíveis na bilheteria do Teatro Alberto Maranhão somente no dia do evento, portanto se você é músico ou produtor musical garanta o seu lugar nessa grande festa, adquirindo seu convite com antecedência.

O evento acontecerá na próxima terça-feira, 22 de março, a partir das 18h no Teatro Alberto Maranhão. Estão confirmadas a apresentação de Grupos de Dança da UFRN, o grupo Catita Choro, e a potiguar Valéria Oliveira apresentando o show No Ar, com participação de Ná Ozzetti, Simona Talma e Eduardo Taufic.

Samba vai comemorar hoje Dia da Poesia no Beco da Lama


A SAMBA – Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências – realiza no dia 14 de março, data dedicada a Poesia, o I Concurso Poético-Performático da SAMBA, uma competição literária, inédita no Estado, com o objetivo de divulgar os poetas da cidade e a oralidade de suas poesias.

Assim desde já institui também o “Troféu Blecaute”, criado por Guaraci Gabriel em homenagem ao poeta Edgar Borges, falecido em 22 de novembro de 1999.

Os poetas podem concorrer de forma individual ou em dupla e recitar textos de autoria própria. A performance pode ter duração máxima de três minutos para o poeta que concorrer individualmente, e cinco minutos para os que concorrerem em dupla.

O texto é livre, assim como tema, formato, conteúdo. O artista deve ter liberdade para criar.

A competição terá comissão julgadora – composta de três membros, cujos nomes serão divulgados a posteriori – e a premiação dar-se-á da seguinte forma:

1˚ Lugar – Troféu Blecaute / prêmio em livros de literatura e/ou poesia

2˚ Lugar - prêmio em livros de literatura e/ou poesia

3˚ Lugar prêmio em livros de literatura e/ou poesia

O “Troféu Blecaute” de 2011 foi confeccionado pelo artista plástico Guaraci Gabriel, inspirado no poeta.

A competição será gravada em vídeo, para realização de 01 DVD com todos os concorrentes que se apresentaram, independente de serem os vitoriosos ou não. A SAMBA lançará no decorrer do ano o DVD finalizado com encarte das poesias apresentadas.

A competição terá ainda transmissão ao vivo, via internet, dando início a esse tipo de cobertura dos Blogueiros Progressistas, fazendo parte do lançamento do novo Blog do Jornalista Sérgio Vilar.

As inscrições serão realizadas no mesmo dia 14 de março, por ordem de chegada e entregue ao secretário da comissão uma cópia do poema a ser apresentado (em três vias), contendo o nome do autor e título.

Ás 18 horas o torneio terá início. Os vencedores serão conhecidos no mesmo dia e receberão seus prêmios.

Também teremos o lançado do suplemento Muito de Poesia e apresentação do Bando da Trupe.

E enquanto a comissão julgadora procede ao julgamento, teremos show com grupo Snoop Show e Conexão Mil Graus, a artista Simona Talma, logo após serão anunciados os premiados do Concurso e finalizando com a apresentação do grupo DuSolto.

Local: Bardallos Comida & Arte (R. Gonçalves Ledo - Centro)

O torneio poético tem o apoio da Editora UNA, Editora Universitária, Editora Amarela e Sebo Vermelho – Coleção João Nicodemos e ainda do Mandato Popular Mineiro, Ponto de Cultura Tecido Social e da Fundação José Augusto.

Informações: 8842.7101 / 9416/8016 - 9904.2009 / 9906.8740

Imagem: Troféu Blacaute

DEM elege novo presidente e tenta evitar fim após saída de Kassab


iG Brasília

O DEM realiza, nesta terça-feira em Brasília, a convenção que trocará o comando do partido e tentará salvar a sigla que já deteve a maior bancada na Câmara dos Deputados e ficou por oito anos na Vice-Presidência da República (1995-2002).

O senador José Agripino (DEM-RN) é o candidato único a presidente, mas não será o personagem principal do evento. Todos os olhos se voltarão para o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que deverá deixar a sigla e levar aliados com ele.

É por isso que partidos da oposição e, principalmente, da base governista acompanham o desfecho da história. Haverá repercussão direta nas eleições de 2012, para prefeitos e vereadores, e de 2014, para deputados, senadores, governadores e presidente da República.

O senador José Agripino (DEM-RN) é o candidato único a presidente, mas não será o personagem principal da convenção do DEM

“Não quero falar de Kassab agora. Só depois da convenção”, afirma Agripino. Nos bastidores, o senador trabalha para evitar uma debandada no partido. Não se sabe ao certo quem fica ou quem vai para o partido que o prefeito paulistano planeja criar, o PDB.

O pior já foi evitado. Após a eleição de outubro passado, Kassab defendeu a fusão do DEM com o PMDB. Teve o apoio do ex-senador Jorge Bornhausen (SC), um dos fundadores do partido para aderir à candidatura indireta de Tancredo Neves (PMDB) à Presidência da República em 1985.

O atual presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), se colocou contra Kassab e Bornhausen. Eles também tiveram o apoio dos deputados federais Antônio Carlos Magalhães Neto (BA) e Ronaldo Caiado (GO), que deu duras declarações via Twitter.

Kassab e Bornhausen tiveram de recuar e passaram a defender a saída de Maia como contrapartida. José Agripino acabou surgindo como solução. O problema é que Bornhausen passou a achar que não poderia ter o senador como aliado e lançou Marco Maciel (PE).

Micarla anuncia 17 "novos" secretários, faz "dança das cadeiras" e promete "gestão de resultados"


Cefas Carvalho

Mais mudanças no secretariado da prefeita de Natal Micarla de Sousa. Nada menos que 17 novos secretários. Na verdade, “novos” não é o termo. Micarla fez uma espécie de “dança das cadeiras” na máquina administrativa. Bosco Afonso, que estava na Urbana, foi para a Semurb. Roberto Lima, da Administração para a Funcarte. A mana Rosy, que já foi secretária de Ação Social, agora está na Secretaria da Mulher. A prefeita-borboleta convocou a primeira reunião com a nova equipe de auxiliares para esta quinta-feira, 10, às 9 horas, no Palácio Felipe Camarão (ou seja, deve estar acontecendo, se erla não mudou de idéia ou se chegou atrasada, como é de hábito).. Na ocasião vai apresentar “o novo modelo de funcionamento administrativo da gestão por resultados”. Ou seja, o jeito de Micarla de embalar o nada com palavras pomposas. Segue a lista dos “novos” secretários.


SME - Secretaria Municipal de Educação
José Walter Fonseca – Engenheiro Agrônomo com pós graduação pela USP. Foi reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte por três mandatos e presidente da Associação Brasileiro de Reitores das Universidades e Municipais. Foi membro titular por quatro mandatos do Conselho Deliberativo do CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Foi membro da Comissão Nacional da Reforma Universitária. Membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia e Educação do Rio Grande do Norte. É vice-presidente estadual do Partido Verde do Rio Grande do Norte.

Segelm - Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional
Francisco Vagner Gutemberg de Araújo - bacharel em ciências contábeis, foi prefeito de Lucrécia em dois mandatos (1997 e 2000); Secretário de Turismo de Natal (2002); Secretário Geral e fundador da FEMURN (2001), Secretário de Estado do Planejamento e Finanças do RN (2003 a 2009); Secretário-Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado do RN (de mai/2009 a Mar/2010).

NatalPrev - Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal
Sílvio Eugênio - Economista, formado pela UNB – Universidade de Brasília. Pós Graduado em Finanças Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEX, tendo atuado como gerente financeiro das hodings de telecomunicações Vivo e Brasil Telecom. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, atuou como gerente do Banco do Brasil nos segmentos Corporate e como gestor de liquidez da mesa internacional do banco. Na Prefeitura do Natal, foi secretário adjunto de Saúde e secretário executivo do Gabinete da prefeita.

Secretaria de Gestão Estratégica e Ouvidoria – SEGEO
Carlos Von Sosten – Administrador, consultor da área de Orientação Empresarial do SEBRAE/RN. Foi assessor do Projeto Pólo Gás-Sal, atuando junto a Secretaria Extraordinária criada pelo Governo do Estado, entre 1999 e 2001; Foi diretor da Escola de Turismo e Hotelaria Barreira Roxa, durante a gestão do SEBRAE, no período de 1997 a 1999; Diretor Administrativo e Financeiro do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE/RN, Natal, de outubro de 1995 a setembro de 1997; Diretor Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Norte – DATANORTE;
Serig – Secretaria de Relações Institucionais e Governança Solidária
Sergio Pinheiro - Engenheiro Sanitarista com experiência administrativa na iniciativa privada e no setor público. Foi diretor presidente da Urbana e foi diretor presidente da Caern – Companhia de Águas e Esgotos.

Secretaria Executiva do Gabinete Civil
Rivaldo Fernandes – Foi Secretário Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig) é mestre em Geografia, cursa doutorado em Ciências Sociais, é fundador do Partido Verde no Rio Grande do Norte e foi coordenador do projeto “Novo Teto”, de habitação popular, no governo Geraldo Melo, na década de 80. Rivaldo ocupou, na atual gestão da Prefeitura, o cargo de secretário adjunto da Semurb e da própria Serig.

Semurb – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo
João Bosco Afonso - Jornalista e executivo empresarial. Foi Assessor da Diretoria da Companhia de Desenvolvimento Mineral do Rio Grande do Norte – CDM/RN, Chefe de Gabinete da Presidência e Superintendente Administrativo da Alcanorte, Assessor Parlamentar do Senado Federal, Diretor de Jornalismo, Comercial e Executivo da Tv Ponta Negra. É presidente da URBANA da atual gestão.

Semsur – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos
Cláudio Henrique Pessoa Porpino – Empresário, odontólogo por formação, foi diretor presidente da Urbana. Exerceu funções públicas na Prefeitura do Natal e Governo do RN. Foi secretário de Articulação com os Municípios do Estado e diretor-presidente da Emprotur – Empresa Estadual de Promoção Turística. Foi deputado estadual.

Semopi - Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura
Dâmocles Pantaleão Lopes Trinta – Engenheiro Civil com experiência nas áreas pública e privada. Foi sub-secretário para Habitação RN (SETHAS) 2007/2008, presidente da Companhia Estadual de Habitaçao do RN (CEHAB)2008/2009, secretário de Estado da Infraestrutura- 2009/2010 e Diretor do DER de Nov/2009 a dez 2010.

Semob – Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana
Ana Elizabete Thé Bonifácio Freire – Engenheira civil há 26 anos. Já atuou no Banco Nacional de Habitação (BNH), na Companhia de Habitação Popular do RN (Cohab) e na iniciativa privada. Trabalhou como projetista, desenhista e no planejamento e orçamento da Cohab-RN. Foi Engenheira Civil na Divisão de Mobilização de Terras do Banco Nacional de Habitação (BNH). Foi Secretária de Habitação da atual gestão municipal.

Seharpe - Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes
Paulo Roberto Menezes Junior – 36 anos, engenheiro Civil formado na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), MBA em gestão empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Experiência na iniciativa privada como empresário da área de construção civil.

Urbana - Companhia de Serviços Urbanos de Natal
Luiz Almir – 30 anos de atuação como jornalista e radialista em rádios AM e FM e canais de TV no Rio Grande do Norte, foi vereador em Natal e deputado estadual no Rio Grande do Norte, tendo atuado no último mandato como vice presidente da comissão de constituição e Justiça e terceiro secretário da Assembléia Legislativa. Foi diretor da Alcanorte em Macau.

Semul - Secretaria da Mulher
Rosy de Sousa – Administradora de empresas, empresária, foi presidente do Instituto Pontes da Vida e secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura do Natal.

Semdes – Secretaria de Municipal de Defesa Social
Carlos Antônio Paiva – Administrador, Graduando em Direito, funcionário público estadual (Sejuc) há 22 anos. Foi diretor-presidente do Procon Municipal na atual gestão da Prefeitura do Natal por dois anos e está secretário interino da Semdes há 2 meses.

Funcarte – Fundação de Cultura Capitania das Artes
Roberto Lima, Graduado em Direito, mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela Unicamp e doutor em Filosofia, na Bélgica; já foi vice-diretor do CCHLA, da UFRN; fundador do Departamento de Artes da UFRN; foi diretor administrativo da Emproturn; chefe da Casa Civil do Estado, e um dos consultores para a criação da Central do Cidadão. Foi secretário de Administração da Prefeitura do Natal, tendo sido coordenador da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores municipais. É artista, compositor, músico instrumentista tendo conquistado prêmios.

Secopa - Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014
Rodrigo Sinta (Copa) – Especialista em gestão de instalações eventos e entidades esportivas. Pós graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (RJ- Brasil). Graduado em licenciatura plena em educação física e desportos, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Oficial de arbitragem profissional desde 1999. Atuou como gestor de portifolio de projetos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 na Cidade sede Salvador, tendo coordenado 130 projetos da Copa e participado de eventos internacionais relacionados à Copa, em países como África do Sul, Alemanha, China e Espanha.

José Vanildo (Esporte) – Advogado, ocupará a Secretaria Adjunta de Esportes e cuidará diretamente da política esportiva do município de Natal. Foi secretário da antiga STTU e atualmente é presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.

"Bruna Surfistinha" ultrapassa 1 milhão de espectadores


iG São Paulo

Apesar do feriadão de Carnaval, geralmente ruim para as bilheterias, "Bruna Surfistinha" conseguiu ultrapassar a barreira de 1 milhão de espectadores já no final de semana e figura entra os dez filmes mais vistos do ano. De acordo com a distribuidora Imagem Filmes, até o momento o longa-metragem estrelado por Deborah Secco levou 1,12 milhão de pessoas aos cinemas e arrecadou R$ 9 milhões com menos de duas semanas em cartaz.

Escrito a partir do livro "O Doce Veneno do Escorpião", "Bruna Surfistinha" estreou em primeiro lugar na semana passada – mesmo sem apoio da Globo Filmes –, com bilheteria de R$ 4,2 milhões e público de 400,4 mil pessoas, a segunda maior abertura de 2011 e a sétima no ranking do cinema brasileiro dos últimos 20 anos. O filme já faturou mais do que o dobro do seu orçamento, estimado em R$ 4 milhões.

Em cartaz em 343 salas do país, "Bruna Surfistinha" é o trabalho de estreia do publicitário Marcus Baldini na direção. Deborah Secco interpreta a garota de programa Raquel Pacheco, que deixa sua confortável vida de classe média para se prostituir e se transforma em uma celebridade da internet.

Manicacas do Frevo: Carnaval no Centro de Natal hoje à noite


Começa hoje, sexta-feira dia 4, o Carnaval 2011. Este blogueiro não é dos foliões mais animados, mas este blog irá, homeopaticamente, divulgar programação carnavalesca em natal e arredores, de preferência programação "alternativa" e "não-convencional". O leitor que não espere ver neste blog onde irão tocar Aviões do Forró, Garota Safada e Chibata Nela.

Hoje, uma boa alternativa é o bloco Manicacas do Frevo, já tradicional no Centro de Natal. A Concentração será no Bar de Seu Pedrinho (Rua Vigário Bartolomeu, esquina da Ulisses Caldas, por trás do camelodromo), a partir das 17h30 e a Banda de Frevo saírá pelas ruas do centro da cidade para levar os Manicacas para o II Baile à Fantasia da SAMBA - Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências, que acontecerá nos jardins da Pinacoteca, antigo Palácio do Governo com as seguintes atrações: Orquestra de Frevo, Khrystal e Banda e o grupo Nós do Beco cantando frevos. Tudo grátis.


Para informações e quem desejar adquirir a camisa do bloco:
Fones: 8842.7101 – 9177.1713

Arte: Fábio Eduardo

Charge de Rômulo Estânrley

Genivan Vale: “Gastar mais com publicidade do que com saúde é inadmissível”


Vereador em Mossoró em primeiro mandato e candidato a deputado estadual nas últimas eleições, Genivan Vale (PR) é mais um dos professores políticos de Mossoró. Com apenas 42 anos de idade, bioquimico de profissião, Genivan concedeu entrevista em Mossoró aos jornalistas José Pinto Jr. e Cefas Carvalho, quando falou sobre política, projetos e eleições. Confira:

Qual a lição que o senhor tirou da candidatura a deputado?
Como já tive a oportunidade de dizer outras vezes, eu saí maior da eleição. A gente sabia da dificuldade de campanha, mas havia um projeto, que era aumentarmos nossa base. Nós já temos o deputado Vivaldo Costa, que era suplente, e a agora nós conseguimos eleger dois deputados do PR. Então, o projeto era esse: era aumentarmos a nossa base de deputados e conseguimos; agora achávamos que dava para eleger três.
Infelizmente, em virtude dos 17 prefeitos que o PR tem, somente dois se comprometeram com os candidatos do PR. Mas digo sempre: eu saí maior da campanha, por um lado derrotado, mas se sentindo superior por que, principalmente com dois anos de mandato a gente conseguir quadriplicar a nossa votação aqui em Mossoró.

O seu mandato foi reforçado em quais setores?
Principalmente em relação a Educação e Saúde. Eu sou da área de saúde, sou bioquímico. Eu tenho me juntado muito ao Ministério Público e tentado resolver problemas que os governos tentam minizar, mas por vezes encontram dificuldades. E a gente sabe que o dinheiro não é suficiente. Mas a gente precisa ter prioridade em relação a esse dinheiro. É inadmissível que nós tenhamos em Mossoró hoje quase mil pessoas esperando cirurgias. No ano passado entramos com um requerimento solicitando ao Governo do Estado um mutirão de cirurgias. Felizmente, o governo atual, através do secretário de Saúde, foi sensivel ao problema e em março haverá um mutirão aqui em Mossoró. Então, a gente tem tentado exigir do governo, em especial o de Mossoró, que gaste menos com publicidade e festas e aplique mais em saúde. A publicidade em Mossoró hoje consume entre 6 e 7 milhões anuais. Por exemplo, um aparelho de ressonância magnética custa R$ 1 milhão. 900 pessoas há um ano esperam um exame de ressonância. Gastam 3 milhões, 3,5 milhões com Mossoró Cidade Junina, aí nós gastamos R$ 2 milhões com Saúde. Então, nós acreditamos que há uma discrepância muito grande nisso. Não que não queiramos que o governo publicize suas ações. Nós achamos que deve publicisar, nós entendemos. Mas acredito que está havendo uma inversão de valores. Gastar mais com publicidade e festas que com atendimento à população é inadmissível.

A Câmara Municipal de Mossoró passou por uma série de desgastes desde a legislatura passada e passou recentemente pela confusão da eleição da nova mesa diretora. Qual a sua expectativa com relação ao Legislativo?
Há uma idéia gerada no Executivo, de sempre desgastar o Legislativo. Isso não é somente em Mossoró. Para o Executivo, é interessante trabalhar com o Legislativo desgastado. Isso vem de longas datas... O Legislativo tem uma parcela significativa de responsabilidade. Quando ele não gera propostas que venham beneficiar a maioria da população. Eu sempre disse o seguinte: está tudo na Justiça. Quando realmente disserem quem são os responsávies e os culpados, eu posso emitir uma opinião criticando. Em relação da nossa eleição, sempre há uma imprensa que é ligada ao poder e que faz, naturalmente, versões que são jogadas para a população. Como também há uma imprensa que é alinhada com a oposição. Nós fazíamos parte de um grupo que queria mudar a Câmara. Eu era de um grupo de oposição ferrenha ao Palácio da Resistência. Tanto é verdade que nós conseguimos apoio de quatro vereadores da situação. Nós da oposição éramos três partidos: PR, PSB E PDT. Conseguimos quatro colegas, fizemos a maioria e fizemos a eleição da nova mesa. E demos já demonstrações que depois dessa conquista que nós não faríamos uma oposição sistemática, radical. Há projetos extremamente importantes do governo Dilma para a Prefeitura de Mossoró, como, por exemplo, o da Responsabilidade Educacional, em que o governo se compromete a cada ano aumentar 1% do PIB municipal, aumentar em educação. E hoje a obrigatoriedade é 25% e nós vamos aumentar a cada ano 30%, ou seja, haverá uma obrigatoriedade em Mossoró e nós passaremos a ter agora como obrigação do município 30%.
Então, esse projeto foi para a Câmara e nós aprovamos sem dificuldade nenhuma. Eu, inclusive, sendo de oposição. Então, a gente deu provas claras de que a gente não quer fazer oposição por intenção. Agora, o governo deles se perde com sua arrogância de querer aprovar tudo, passar por cima da oposição, muitas vezes querer passar por cima de onde não tem e a gente não vai permitir isso.

Qual o sentimento do Legislativo em relação a ser a governadora oriunda de Mossoró?
Para a gente é muito interessante, porque nós nunca tivemos essa experiência em plenitude. Todos sabem que Dix-sept Rosado governou seis meses e em um acidente de avião, veio a falecer. Há uma expectativa muito grande. Mossoró é uma cidade pequena, que tem um grande potencial. Nós acreditamos que Mossoró precisava receber um olhar mais carinhoso. E coincidentemente, e de forma ruim para a cidade, sempre o governo do Estado era adversário do governo municipal. E agora, a alegria de ter um governador da cidade e por coincidência fazer parte do mesmo partido, da mesma linha política da prefeita. Há uma expectativa imensa na sociedade. Talvez isso será até ruim para o governo de Rosalba, porque os mossoroenses esperam demais dela e a gente sabe que há algumas limitações que ela não poderá atender. Mas como governadora, ela demonstra que sabe administrar. Em três mandatos dela aqui em Mossoró ela conseguiu deixar uma marca, uma marca boa, apesar de que teve muita mídia, ela explorou muito bem, ela é uma pessoa que sabe explorar demais a mídia, mas a gente não pode negar que Mossoró mudou bastante com a administração de Rosalba Ciarlini. Então, apesar de o meu partido estar na oposição, eu acredito que a governadora fará um bom governo para o RN se orgulhar e, em especial, Mossoró, dessa administração.

A Câmara Municipal tem projeto de, enfim, ter uma sede própria?
Eu acho inadmissível que nós, com o orçamento que nós temos, não tenhamos uma sede própria. Isso é inadmissível. Mas, não sei se vocês sabem, mas a negociação está muito avançada com o fórum, direção do fórum, Dr. Cornélio, inclusive é o atual diretor e é muito provável que nós assumamos o fórum, haja vista o atual fórum de Mossoró hoje estar pequeno para as várias ações que Mossoró exige e haverá negociações.

Genivan, qual a sua expectativa com relação a nova direção da Fecam?
Na realidade, nós estivemos lá, na posse do presidente Edivan Martins. Já ocorreu uma reunião aqui em Mossoró, na região Alto Oeste, esperamos que realmente a Fecam cumpra o objetivo dela, que é servir às Câmaras Municipais. A gente viu que a Fecam serviu para potencializar um projeto do Rogério Marinho, nós não temos nada contra. Mas a gente tem visto muita reclamação de muita Câmara que não quer participar. Algumas das coisas que eu pedi a Edivan e a Silveira (presidente da Câmara de Mossoró e vice-presidente da Fecam) é que no estatuto a gente tem 12 coordenações regionais, então, que haja reuniões com os coordenadores e que nós precisamos realmente fazer. Nessa reunião, nós vimos muito presidente de Câmara pedindo os computadores para os Telecentros, querendo capacitar as populações carentes. Aí eu disse que entendia a necessidade de capacitação das pessoas mas que nós tínhamos um outro público que precisava de capacitação: nós mesmos, os vereadores. Infelizmente, nós temos várias Câmaras que têm vereadores que infelizmente entende muito pouco a importância de uma Câmara, o poder que uma Câmara tem. Nós precisamos urgentemente capacitar os vereadores. Eu fiquei muito feliz, Edivan disse que já tinha o primeiro curso de capacitação dos vereadores agendado, que é com o Erick Pereira, que todos sabem que é o renomado jurista e talvez ele seja hoje um dos melhores advogados no ramo do direito eleitoral do RN.

Câmara vai debater crise da saúde em Natal


A Câmara Municipal de Natal realiza amanhã,quarta-feira dia 2 uma audiência publica que visa discutir “a situação atual da saúde no município de Natal”. O debate que ocorre às 8 horas no plenário da casa foi proposto pelo vereador George Câmara (PCdoB). Na oportunidade estarão presentes representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Natal, Prefeitura, Conselho Municipal de Saúde, Entidades de Classe, Conselhos Comunitários, etc.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Rita de Cássia Dantas, os serviços municipais de saúde estão vivenciando uma situação de extremo desabastecimento de medicamentos e demais insumos indispensáveis para a atenção à saúde da população usuária do SUS no município de Natal. Para ela, a prefeitura tem “executado um sucateamento das Unidades de Saúde, dando prioridade aos Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que tem como característica principal, a gestão privada, o que muda totalmente o principio da atenção básica, esta ultima que é fundamentada na prevenção”.
Segundo Rita de Cássia, os membros do Conselho Municipal têm visitado os Postos de Saúde da cidade e constatado diversas irregularidades. A representante do CMS salienta que “somando todo o caos instalado, pode-se constatar ainda a ausência de manutenção nas estruturas físicas das unidades, gerando uma total falta de condições dos profissionais trabalharem e assim prestarem um atendimento digno e de qualidade para a população usuária dos serviços de saúde pública em Natal”.
Para o vereador George Câmara, essa audiência será de fundamental importância, por se tratar de um tema relevante ao cotidiano dos natalenses, sobretudo por se tratar de um serviço público cuja maioria da população depende exclusivamente do sistema público de saúde do Município.