Contador

Nova novela das seis da Rede Globo será gravada em Natal e Extremoz



A coordenadora de produção da Rede Globo de Televisão, Tatine Lauria, esteve na Prefeitura de Extremoz para informar sobre os detalhes da gravação da próxima novela das seis, “Flor do Caribe”, que será gravada em Natal e nas praias de Extremoz.
A equipe chega no dia 11 de novembro e as gravações serão iniciadas no dia 19, com locações iniciais na Base Aérea de Parnamirim. As gravações serão encerradas no dia 21 de dezembro de 2013. Tatine informou que vem recebendo o apoio de todas as entidades ligadas ao turismo, bem como do Governo do Estado e da Prefeitura de Extremoz, por meio do secretário de Turismo, Fernando Bezerril, lembrou, também, que os atores principais serão Henri Castelli e Grazi Massafera.
Basicamente a emissora precisará de estrutura para isolamento de algumas áreas, pára poder aproveitar melhor as belezas naturais das dunas e praias de Extremoz. “Todas as solicitações vêm do Rio de Janeiro, sede da Rede Globo”, explicou Tatine Lauria.

Visibilidade

De acordo com o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, o município ganhará visibilidade nacional. “Extremoz ficará durante sete meses numa mídia nacional importante, que servirá para alavancar nosso destino turístico”, comemorou o prefeito.
O roteiro da novela está sendo escrito por Walter Negrão e a direção ficará a cargo de Jayme Monjardim. Os colaboradores do autor serão Júlio Fisher, Vinícius Vianna, Suzana Pires e Fausto Galvão.

Com informações de Leonardo Sodré. Foto: Divulgação

Vitória de Haddad em São Paulo reafirma poder político de Lula



Ana Flor – G1

O resultado do segundo turno de São Paulo marcou mais uma vitória de um estreante em eleições escolhido a dedo por Luiz Inácio Lula da Silva e reafirmou a liderança do ex-presidente dentro do PT e no cenário político nacional.
Ao derrotar José Serra, Fernando Haddad repetiu o feito de Dilma Rousseff, que há dois anos venceu o mesmo candidato na disputa que definiu o sucessor de Lula na Presidência.
Desta vez, em que pese os vários fatores locais para a eleição do petista, a proeza pode ser considerada ainda maior.
Se no caso de Dilma, Lula carregou como presidente a então ministra por cerca de dois anos a inúmeros eventos e inaugurações de obras e a transformou na "mãe do PAC"(Programa de Aceleração do Crescimento), para torná-la conhecida dos eleitores, desta vez o ex-ministro da Educação partiu praticamente do zero no conhecimento do eleitorado paulistano.
E a situação foi mais delicada ainda por conta da recuperação de Lula do tratamento contra um câncer, que fez com que entrasse mais tarde do que gostaria na campanha de Haddad.
A vitória não só amplia o poder ilimitado de Lula dentro do PT, mas também chancela sua influência entre aliados, que chegaram a duvidar da continuidade da força política do ex-presidente depois da descoberta, há um ano, de um câncer que o afastou temporariamente das articulações políticas.
Ao escolher Haddad, que iniciou a campanha com menos de 5 por cento das intenções de voto, Lula enfrentou gigantes petistas em São Paulo, como a ex-prefeita Marta Suplicy e o ministro Aloizio Mercadante. Precisou ainda costurar apoios entre aliados, que desejavam lançar candidaturas próprias.
Com a saúde não totalmente recuperada, por causa dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, Lula precisou abandonar a ideia de percorrer o país em campanha de aliados para focar em São Paulo. Além da capital, focou na região metropolitana, visitando poucas cidades em outros Estados.

DERROTAS
E o esforço concentrado em São Paulo cobrou o seu preço. Porque se a vitória na capital paulista pode ser classificada como espetacular, Lula também colheu derrotas importantes nesta campanha. As mais sentidas por ele foram Recife, Fortaleza e Salvador.
Na capital pernambucana, Estado onde o ex-presidente nasceu, o PT foi arrasado. O senador e ex-ministro Humberto Cosa ficou em terceiro lugar na disputa, atrás do candidato do governador e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, e do PSDB.
Em Salvador, Lula se empenhou para impedir a vitória do herdeiro do carlismo, Antonio Carlos Magalhães Neto, e em Fortaleza entrou numa briga dura contra os aliados do PSB, Cid Gomes (governador) e Ciro Gomes (seu ex-ministro).
Mas como disse um ministro do governo à Reuters, o preço pago valeu a pena. "Não importa onde mais o PT ganha ou perde. Para Lula, o resultado dessas eleições sempre dependeu de São Paulo", disse à Reuters o ministro.
E em Campinas (SP) quase que a mágica do "dedaço" deu certo também. Lula ajudou a levar mais um estreante em eleições para o segundo turno, Márcio Pochmann, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Mas o fôlego não foi suficiente para vencer neste domingo.
O apoio do ex-presidente ajudou ainda na campanha em Osasco, onde Jorge Lapas (PT) se tornou candidato com a saída da corrida eleitoral de João Paulo Cunha --condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção no julgamento do chamado mensalão.
Para aliados, o feito de Lula nestas eleições foi ainda maior por se tratar de um momento em que o partido passa por uma tentativa de "desmonte moral", com o julgamento no STF.

Micarla lança nota parabenizando Carlos pela vitória




A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, enviou à imprensa, logo após o final da apuração do TRE-RN, uma nota onde cumprimenta os eleitores que participaram do segundo turno em Natal. Ela também parabeniza a vitória de Carlos Eduardo (PDT). Carlos Eduardo foi eleito neste domingo (28), em segundo turno, o novo prefeito de Natal. Com 100% das urnas apuradas, teve 58,31% votos válidos. O candidato do PMDB, Hermano Moraes, teve 41,69% dos votos.

Veja a íntegra da nota

Gostaria de cumprimentar a todos os cidadãos e cidadãs, eleitores e eleitoras natalenses pela demonstração de civilidade e apreço à Democracia, dada no dia de hoje quando foram às urnas para mais uma vez escolher o nosso prefeito. Aproveito para cumprimentar o prefeito eleito, desejando que seja intérprete da vontade popular e que, ao longo de sua administração, logre êxito nos projetos com que se comprometeu em implantar ou dar continuidade e que possa, assim, atender aos anseios de toda a população. Que ele governe sem ódio, com o olhar voltado para o futuro desta terra tão especial e que receba o apoio de todos quantos possam contribuir. Rogo, enfim, a Deus para que cubra de bênçãos o nosso futuro governante. 


Natal, 28 de outubro de 2012

Micarla de Sousa
Prefeita de Natal

Nota do blogueiro: Posto que Micarla declarou apoio e voto a Carlos, podemos deduzir que não apenas ela está feliz com resultado, como vai facilitar a transição de governo e entregar ao seu candidato a faixa de prefeito no dia 1º de janeiro.

Dorian Gray lançará novo livro sexta na Cientec



O pintor e poeta Dorian Gray Caldas lança na sexta dia 26, às 17h, na 18º Cientec – Semana de Ciência e Tecnologia, no campus da UFRN, “A Hora Única – Reunião de Textos em Prosa” (EDUFRN, 2012), editado com o apoio do Banco do Nordeste e da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL).  Primeiro de uma série de três volumes, o livro tem apresentação de José Maria Vilar da Silva e prefácio de Diógenes da Cunha Lima, que traduz a literatura do artista como “poesia de comunhão de formas, cores, signos, perfume, calor, sons em harmonia”.
       Num texto que flui sem sobressaltos, numa massa de informações que cobre décadas da cultura potiguar, o autor reúne em “A Hora Única”, de forma sistemática e precisa, 42 artigos, entre discursos acadêmicos e ensaios garimpados de sua produção literária impressa em jornais.  Artista multicultural por excelência, Dorian Gray soube desenvolver as artes plásticas, a escultura, a tapeçaria, o jornalismo, o ensaio e a poesia. Mestre do traço, da forma e da cor, ele afirma que “a criação me dá liberdade de sonhar dentro do meu próprio universo”.
       Dorian Gray Caldas surgiu no panorama literário com “Os Instrumentos do Sonho” (1961). Publicou, ainda, “Presença e Poesia” (1964), “Campo Memória” (1966), “Os Signos e seu Ângulo de Pedra” (1976), “Poemas para Natal em Festa” (1984) e “Cantar de Amigos” (1995), além de inúmeros álbuns de desenhos/gravuras & poemas. Em todas estas obras, um traço essencial: o lirismo de fundas raízes emocionais, sempre renovado, posto acima de experimentalismos e modismos.

Foto: Divulgação

Eleição para Prefeitura de Mossoró é "Clube da Luluzinha" há décadas

Cefas Carvalho

Homem não entra. Esse parece ser o lema das eleições para a Prefeitura de Mossoró há décadas. O último prefeito do sexo masculino foi Dix-hui Rosado, eleito em 1992 e que morreu sem completar o mandato, em 1995, sendo sucedido pela sua vice, Sandra Rosado.
A partir daí, só mulheres, tanto como prefeitas eleitas como no papel de adversárias. Tanto que, a partir de 1996, apenas mulheres disputaram a Prefeitura de Mossoró com chances de vencer.

SÓ MULHERES
Naquele ano de 1996, Rosalba Ciarlini (que já havia sido prefeita em 1988), venceu Sandra Rosado. Em 2000, Rosalba foi reeleita em vitória sobre Fafá Rosado. Em 2004, a mesma Fafá Rosado, então apoiada por Rosalba, venceu Larissa Rosado. No ano de 2008, Fafá novamente venceu Larissa e, por fim, neste 7 de outubro de 2012, a vereadora Cláudia Regina obteve 50,90% dos votos e venceu a deputada Larissa, que teve 46,97% dos votos. A disputa entre as duas configurou a 5ª disputa entre duas mulheres pela Prefeitura de Mossoró.

Cidade Verde: Crescimento acelerado em meio a problemas e vantagens

Jouse Azevedo

Considerado um sub-bairro de Nova Parnamirim, Cidade Verde ostenta naturalmente um glamour pela localização privilegiada ao mesmo tempo em que os moradores sonham com a oferta de serviços básicos como a presença de supermercado, farmácia, padaria e restaurantes na região. A principal avenida, Gastão Mariz, principal corredor para se chegar à rota do sol, em Ponta Negra, é palco frequente de acidentes, pela mistura de imprudência de condutores e falta de sinalização eletrônica.
O morador Edilson Azevedo se considera um privilegiado por morar em Cidade Verde. A tranquilidade e a presença de fortes ventos ainda são atrativos para o morador da rua Figueira.  "Não posso negar que é um bom lugar para morar, porém é importante lembrar que serviços básicos ainda não chegaram aqui. Sinto muita falta de uma casa lotérica e dos serviços oferecidos na Avenida Maria Lacerda", desabafou.
A falta de vida noturna na região, ocasionada principalmente pela ausência de bares e restaurantes, acaba levando os moradores para partes mais movimentadas da cidade vizinha. Edilson também lamenta a falta de opções de lazer que leva os seus três filhos a tornarem Cidade Verde um "bairro dormitório". "Natal acaba se tornando a primeira opção de lazer e entretenimento, além de já ser o destino da quase totalidade dos moradores quando o motivo é emprego", diz o aposentado.
Já o comerciante Antônio Serafim da Rocha faz uma observação alarmante sobre a principal avenida que corta Cidade Verde, a Deputado Gastão Mariz. "Falta semáforo ao longo da avenida. Falaram que teria lombada eletrônica, mas ainda não instalaram. Os motoristas ultrapassam o limite de velocidade, e isso acaba ocasionando acidentes frequentemente. Há três dias, houve um acidente neste ponto", relatou referindo-se à pista sentido Av. Ayrton Senna.
O crescimento e a expansão dessa fatia do bairro de Nova Parnamirim, que tem características de classe média-alta, é observada pelo crescente aumento nos preços dos terrenos ainda disponíveis, que são poucos. Antônio Serafim afirma que um terreno na Gastão Mariz não é vendido por menos de R$120 mil. Quando se mudou para o bairro, o morador Edilson comprou uma ampla área afastada da principal avenida por menos de R$ 50 mil. Valorização superior a 100% em meia década.
Em Cidade Verde, é possível encontrar cursos de idiomas, escolas, lava-jatos e posto de combustível. A população também tem importantes linhas de ônibus semi-urbanas que se deslocam para Natal. As empresas Via Sul e Santa Maria também oferecem serviços à população, utilizando os principais canais do bairro, que são as Avenidas Ayrton Senna, Maria Lacerda. Há, ainda, a opção Circular, que utiliza a Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra. Levando os moradores aos outros bairros do município de Parnamirim, estão as linhas 4 e 5 interbairros.
A reportagem questionou a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Saneamento de Parnamirim para saber quais os projetos a secretaria planejava para a Região de Cidade Verde. Até o fechamento desta edição, a Semopi não havia respondido à reportagem.

Mulheres perdem espaço no Executivo na Grande Natal

Cefas Carvalho

Se, em 2008, foram eleitas 4 prefeitas nos 10 municípios da Grande Natal, em 2012, esse número caiu para uma ou duas (a reeleição de Graça Marques em Monte Alegre está sob júdice, pois tanto ela como o adversário Severino tiveram as candidaturas impugnadas).
Em 2008, foram eleitas Micarla de Sousa (Natal), Marilia Dias (Macaíba), Norma Ferreira (São José de Mipibu) e Graça em Monte Alegre. Micarla dediciu não tentar reeleição; Marilia perdeu para Fernando Cunha; Norma já havia sido reeleita, e não podia disputar; e Graça espera o resultado da Justiça. Dessa maneira, mesmo se Graça for decretada prefeita, o número de mulheres no Executivo na RMN terá caído significativamente.
Na verdade, mesmo em candidaturas, os números mostram a falta de mulheres. Em Natal, a eleição majoritária foi um verdadeiro “clube do Bolinha”, com seis candidatos do sexo masculino. E Natal tem tradição em ter mulheres disputando o pleito (Wilma de Faria disputou 4 vezes e venceu 3; e Fátima Bezerra disputou 4 vezes, de 1996 a 2008. Em 2000, Sonali Rosado também disputou). Em Parnamirim, 4 homens disputavam o voto do eleitorado. Disputas exclusivamente de homens também aconteceram em Extremoz (5 candidatos) e São José de Mipibu (3 candidatos).
Em Ceará-Mirim, a ex-prefeita Edinólia Melo (PSDB) perdeu para o prefeito Antônio Peixoto (PR). Em Vera Cruz, Marleide (PSD) perdeu a disputa para João Paulo, embora tenha obtido 39,50% dos votos válidos.

CURIOSIDADES
Caso curioso aconteceu em São Gonçalo do Amarante. Apesar da vitória tranquila do prefeito Jaime Calado (PR), nada menos que 3 mulheres tentaram a Prefeitura: Professora Teresa (PSDC) teve 27,94% dos votos; Ana Maria (PSC) obteve 5,82%; e Missionária Lourdes, do PRTB, teve a candidatura impugnada, mas aperece oficialmente no site do TRE como candidata.
Nísia Floresta estava destinada a ter uma mulher no poder. Apenas duas candidatas tentavam a Prefeitura: Camila Ferreira venceu com 57,51%, enquanto a adversária, Marize Leite, do PRP, ficou com 42,49%.
Contudo, vale salientar que, em Parnamirim, 3º maior município do Estado, uma mulher foi eleita vice-prefeita, a vereadora Lucinha Thiago. Em Natal, se Carlos Eduardo Alves (PDT), que disputa o segundo turno contra HermanoMorais (PMDB), vencer, a vice-prefeita será uma velha conhecida do eleitorado da capital, a ex-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria.

As Cores Instrumentais de Valderedo Nunes em exposição no Bardallos



Cores instrumentais é o nome da exposição do artista plástico Valderedo Nunes, que será aberta nesta sexta dia 19 no Bardallos, a partir das 19h. A exposição tem como tema central a música e suas manifestações, passando por nosso folclore com seus brincantes multicoloridos. A exposição constará de trabalhos de várias dimensões, todos em acrílico sobre tela. percebe-se, como pano de fundo, uma forte temática regionalista. A exposição estará aberta para visitação até 10 de novembro, de terça  a sexta das 11h as 15h e de 16h ás 00h e aos sábados das 11h á 00h.