Contador

Hamlet vai invadir o teatro natalense


Cefas Carvalho
 
Escrita por volta de 1600 pelo dramaturgo William Shakespeare, o drama Hamlet atravessou os séculos, ganhou status de maior peça teatral da história, virou ícone pop (quem não conhece a imagem da caveira e a frase “Ser ou não ser?”), ganha análises psicanalíticas há mais de um século e, nesta cidade Natal em pleno século21 parece mais atual do que nunca. Prova disso é que nesta segunda – um dia após este blogueiro assistir na Virada Cultural, na Ribeira, um hilariante encenação de rua (estilo ensaio aberto) de uma versão de Hamlet pelo grupo Facetas e Mutretas, escrita por Patrício Junior – recebo informativo do grupo Clowns do Shakespeare anunciando que nesta terça (18) e quarta (19), às 20h, acontecerão os primeiros ensaios abertos do próximo trabalho do grupo, justamente Hamlet.
 Após o sucesso de Sua Incelença, Ricardo III (dirigida por Gabriel Vilela), esta montagem do indeciso príncipe da Dinamarca terá direção de Marcio Aurélio. Os ensaios abertos acontecerão no Barracão Clowns. A entrada é gratuita, e os ingressos serão distribuídos uma hora antes. Hamlet estreará no dia 19 de janeiro, no festival Janeiro de Grandes Espetáculos, em Recife (PE), junto com outros espetáculos e atividades paralelas dos Clowns de Shakespeare, abrindo o Ano 20 do grupo. Em seguida, cumpre temporada em Natal, e segue em circulação pelo Nordeste. A montagem de Hamlet tem o patrocínio da Petrobras, Chesf e Banco do Nordeste/BNDES. Sucesso aos Clowns com mais este trabalho e resta esperar a versão pop e irreverente do Facetas para os palcos.

PS: Quem quiser adentrar o universo de Hamlet antes de assistir aos dois espetáculos, pode recorrer ao cinema. Muitas versões excelentes da peça existem disponíveis em DVD, com destaque absoluto para a versão de Laurence Olivier, de 1948 (na foto). Destaque também para as versões de Franco Zefirelli (com Mel Gibson) e de Kenneth Brannagh (com ele mesmo como o príncipe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário