Durante a 3º Conferência de Cultura de Natal, realizada dias 19 e 20 pela Funcarte, alguns gatos pingados interessados na cultura elegeram os cinco titulares e cinco suplentes que comporão a nova gestão do Conselho Municipal de Cultura. Outros cinco componentes do Conselho serão escolhidos pela prefeita Micarla de Sousa. Uma das principais funções atribuídas à entidade é a gestão do Fundo Municipal de Cultura, que pode (e deve) gerir os recursos que irão para o Fundo e de lá para os artistas.
Os titulares eleitos foram a produtora cultural Daniele Brito (doze votos), o músico e diretor do grupo Folia de Rua, Jorge Negão (dez votos), o roteirista Paulo Laguardia (sete votos), a produtora cultural Janaína Sena (sete votos) e a Federação das Quadrilhas Juninas Estilizadas e Tradicionais do Rio Grande do Norte (seis votos).
À primeira vista um bom apanhado de nomes, exceção feita ao representante da Federação de Quadrilhas (o blog pelejou mas não conseguiu descobrir o nome dele) ou a entidade em si ( se ela funciona como membro). As quadrilhas juninas funcionam como outro tipo de produção cultural (manifestação popular, não arte autoral) e já se meteram em muita polêmica quanto a repasse de verbas e uso destas mesmas verbas.
Para esclarecer:
ResponderExcluirQuanto ao representante da Federação de Quadrilhas Juninas, podemos lhe informar caro colega que o mesmo é Membro Titular da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore na Função de Secretário Geral o qual tomou posse no mesmo dia de sua eleição na Assembléia Legistlativa e é Pesquisador da Cultura Popular, como também Membro do Conselho Estadual de Cultural.
E as entidades envolvidas em desvios de repasses públicos sáo: A Associação de Quadrilhas Estilizadas da Zona Norte e a Liga de Quadrilhas Juninas do Estado, as quais estiveram envolvidas no escandalo denominado de Natal Pega Fogo/2004.
Pra voce que não sabe, o nome dele é Macilei Maciel, e é Produtor Cultural também.
Abraços a todos que votaram no nobre amigo.
Apenas um Agente Cultural
O Conselho Municipal de Cultural existe para gestão da Lei de Incentivo a Cultura e possivelmente gerir o Fundo Municipal de Cultura, quando este for criado. Quando se fala na cultura a vemos como um todo, e não apenas como um segmento, como aqui é colocado neste blog.
ResponderExcluirManifestação cultural é cultura sim e, é um segmento que engloba todos as demais ramificações de nossa cultura e tradições. E atualmente o setor da cultura popular aos poucos está conquistando seu espaço. Pois, o carnaval e o são joão sempre foram esquecidos pelas leis de incetivo de nosso Estado.
Parabens para a Federação das Quadrilhas Juninas e sucesso para o seu Presidente Macilei Maciel, que deverá com certeza representa-la com responsabilidade e seriedade na função de Membro Titular do Conselho Municipal de Cultura.
Marilia Gadelha
Produtora Cultural
Fazer cultura em nosso Municipio realmente é sem duvida muito trabalhoso, é um caminho deveras espinhoso, pois existem aqueles que de forma inconsistente se apropriam de nossas tradições e costumes manchando nossno nome e vínculo junino.
ResponderExcluirA Federação de Quadrilhas Juninas do Estado é uma entidade séria que desde sua criação em 2005 vem constituindo seu quadro social em entidades ou seja pessoas jurídicas. Com o objetivo de melhor serem assistidas junto aos órgãos e poderes constituídos.
Ter uma cadeira, uma voz no Conselho Municipal de Cultura da Cidade do Natal é sem dúvida prova real que estamos ativos e organizados.
Que Oxalá Ofanguian guie os passos de nosso Presidente e este, possa fazer uma boa gestão frente aos interesses de nosso produtores culturais e de toda a classe artistica-cultural da Cidade do Natal. Sucessos Macilei Maciel!
Gilberto Rocha
Secretário Geral da FEQUAJUTERN
Ao nosso colega de Trabalho Macilei Maciel, registramos aqui nossas alegrias e satisfações, quanto a vitoria na III Conferência Municipal de Natal, onde o mesmo conseguiu uma cadeira como Membro Titular.
ResponderExcluirSão os votos e apoio da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore.
Gutenberg Costa
Vice-Presidente da Comissão Norte-Rio-Grande de Folclore.