Contador

Os dez filmes que o jornalista e editor Tulio Ratto levaria para uma ilha deserta




1-O grande ditador, 1940, EUA (Chaplin)
2-Cidadão Kane, 1941, EUA (Welles)
3-Casablanca, 1942, EUA (Michael Curtiz)
4-Ben-Hur, 1959, EUA (William Wyler)
5-Os canhões de Navarone, 1961, EUA (J. Thompson)
6-O pagador de promessas, 1962, Brasil (Anselmo Duarte)
7-Um estranho no ninho, 1975, EUA (Milos Forman)
8-O Poderoso Chefão, EUA (Coppola)
9-Lanternas vermelhas, 1991, China (Zhang Yimou)
10-A lista de Schindler, 1993, EUA (Spielberg)

Os dez filmes que o produtor cultural Eduardo Alexandre "Dunga" levaria para uma ilha deserta




1-O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, Glauber Rocha
2-Um violinista no Telhado, Norman Jewison
3-O homem que desafiou o diabo, Moacyr de Góes
4-O auto da compadecida, Guel Arraes
5-Amarcord, Fellini
6-Gritos e sussurros, Bergman
7-No tempo das diligências, John Ford
8-Blow up, Antonioni
9-2001 uma odisséia no espaço, Kubrick
10-Soylent Green, Richard Fleischer

Encontro com subsecretário do Governo Federal enche prefeitos do RN de esperança por dias melhores

Os prefeitos dos municípios norte-riograndenses, em sua maioria desesperados com a queda do FPM e a escassez de recursos nos cofres das Prefeituras, terão hoje a chance de se acalmar um pouco mais. Ou, pelo contrário, de comprar mais umas caixas de Lexotan. É que o subsecretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, estará hoje (quarta-feira) em Natal às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern). Padilha participará de um encontro com prefeitos e prefeitas do RN.
Padilha vem a Natal para falar sobre as últimas medidas do governo federal que beneficiam os municípios, a exemplo do crédito para repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras medidas do Governo Federal, como o Programa Minha Casa, Minha Vida. Os prefeitos deverão ir em massa para o evento.

Professor de Direito vai lançar livro sobre Segurança Judiciária



O professor Honório de Medeiros vai lançar na quarta-feira, dia 29 o livro “Justiça versus Segurança Judiciária”. Será na livraria Sicilino, do Midway Mall, a partir das 19h.
O livro apresenta uma coletânea de pequenos ensaios de natureza jurídica, por meio dos quais aprofunda a análise do autor a respeito do Direito, passando por outras áreas, tais como política e arte. São abordados nesta obra temas como a distinção entre servidor público e empregado, quanto a sua ontologia; a apropriação da força de trabalho do servidor público pelo Estado; questões alusivas à Filosofia do Direito, tais como o ensaio que nomina o livro; e filosofia da arte.
No ensaio que deu origem ao nome do livro, Honório de Medeiros questiona a aparente antítese entre Justiça e Segurança Judiciária, conforme exposta seguidamente na atual conjuntura histórica, enquanto em Positivismo Jurídico, Hoje, analisa e conclui acerca dessa escola do pensamento por intermédio de paradigmas da filosofia da ciência, em uma perspectiva inédita
O AUTOR
Honório de Medeiros é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais; Mestre em Direito de Estado; Já ocupou cargos de Procurador Geral do Município e Secretário de Estado da Administração. Atualmente é professor de Filosofia do Direito da UNP; Professor de Teoria da Argumentação da FAL; Assessor Jurídico do Estado do Rio Grande do Norte; e Advogado.

Os dez filmes que a jornalista Eliade Pimentel levaria para uma ilha deserta




1. O carteiro e o Poeta – Michael Radford
2. O campeão – Franco Zefirelli
3. Menina de Ouro - Clint Eastwood
4. P.S.: Eu te amo – Richard LaGravenese
5. Escritores da liberdade – Richard LaGravenese
6.Os goonies – Chris Columbus
7. Karate Kid (qualquer um dos três, já sei todos de cor)
8. O mágico de Oz (versão Walt Disney)
9. Central do Brasil – Fernando Meirelles
10. Se eu Fosse Você – Daniel Filho

Eliade registra: Bem, como é difícil falar em 10, apostaria também em "A rainha Margot", "Perdas e Danos" e "Delta de Vênus", baseados em escritos de Anaïs Nin.

FJA realiza Seminário de Dança

O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, realiza de hoje (terça-feira 28) a quinta-feira (30) o 3º Seminário de Dança da Edtam, em homenagem ao Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril. O seminário será composto por palestras, exposições de painéis e apresentações e aulas de dança nos períodos da manhã e tarde.
O evento, realizado pela primeira vez em 2007, a partir da iniciativa de três professores da Escola - Samy Passos, Márcia Suene e Lidiane Soares - vem a cada ano atraindo mais alunos e diversificando suas atrações. Este ano, acontecerão palestras sobre atividade física e nutrição, a história da dança em Natal nos últimos 20 anos, estudo sobre os pés, além de palestra informativa sobre o curso de dança da UFRN. Os alunos da Cia de Dança, do Grupo Clássico, do Grupo Infantil, de Alongamento e a Turma de Deficientes Visuais também farão apresentações durante o evento.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Edtam que fica na Rua Chile, 106, Ribeira. Telefone: 3232 9726

Inverno no RN é um dos melhores dos últimos anos

O inverno de 2009 no Rio Grande do Norte chega ao auge neste final de abril como um dos melhores dos últimos anos, mas de uma forma inusitada. Isso porque dos 30 municípios com maior volume de chuvas registrado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), doze estão nas regiões Litorânea e Agreste, quando o normal seria o Alto Oeste ter os melhores índices pluviométricos.

Das medições feitas pela Emparn até 7 horas da segunda-feira (27), Natal lidera o ranking dos mais chuvosos, com um volume de 977,4 milímetros. Em segundo lugar vem Martins com 976,8 mm e em terceiro Portalegre, cidades serradas, localizadas no Alto Oeste. O detalhe é que o inverno na faixa litorânea potiguar, pelo calendário meteorológico, só começa na segunda quinzena de maio, indo até o final de julho. Com 829 milímetros, Viçosa ocupa o quarto lugar, seguida por Parnamirim (829 mm), Baía Formosa (805,7 mm) e Jardim de Piranhas (799 mm).

Além dos 12 do Agreste/Litoral, o ranking dos 30 mais chovidos apresenta seis municípios do Seridó, seis do Oeste, cinco do Alto Oeste e um do Vale do Açu – Pendências, com 650,9 milímetros. Os municípios com menor volume de chuvas estão no Agreste: Rui Barbosa (228,7), Boa Saúde (266,3) e Japi (273,6).

Fonte: Femurn

Os dez filmes que o escritor Carlos Fialho levaria para uma ilha deserta




1- O Poderoso Chefão (1 e 2) - Francis Ford Copola
2 - Clube da Luta - David Fincher
3 - Brilho Eterno de uma mente sem lembranças - Charlie Kaufman e Michel Gondri
4 - Snatch - Guy Ritchie
5 - Trainspotting - Danny Boyle
6 - Cidade de Deus - Fernando Meirelles
7 - Nove Rainhas - Fabián Bielinsky
8 - Adeus Lênin - Wolfgang Becker
9 - A culpa é de Fidel - Julie Gavras
10 - Toy Story ou Wall-e - Pixar

Agripino recebe R$ 11 mil mensais de "pensão vitalícia", segundo Estadão



Após o “carão” que levou da ministra Dilma Roussef e da polêmica do dinheiro recebido pelo DEM da Camargo Correia, mais uma história enjoada gruda no senador José Agripino Maia. Deu no jornal O Estado de São Paulo, e foi repercutido em jornais e blogs, que Zé Agripino recebe como “pensão vitalícia” por ser ex-governador nada menos que R$ 11 mil mensais. O benefício foi suspenso no governo Geraldo Melo. Outros ex-governadores que recebem o “mimo” são Marco Maciel (DEM-PE) e Jader Barbalho (PMDB-PA).

Adultos mimados


Cefas Carvalho

O cidadão ganha quase um milhão de euros por ano (quase três milhões de reais), mora em uma mansão em Milão, uma das cidades mais belas do mundo e trabalha como jogador de futebol da Internazionale, time de primeiríssima linha do futebol mundial, junto com craques da bola. De quebra é paparicado pelo presidente do clube e idolatrado pela torcida. Este é Adriano, atacante do Inter de Milão e da seleção brasileira, que, há algumas semanas abandonou a Inter e o futebol por "não ter mais alegria de jogar". Teve o contrato rescindido pelo clube italiano na semana passada. Mas, que não se pense que o cidadão está em casa, deprimido. Foi visto em bailes funk na favela onde nasceu e foi criado, freqüentou "baladas" noturnas na Cidade Maravilhosa e engatou um namoro com a "Mulher Moranguinho". Este colunista voltairianamente defende o direito de cada um de pensar e agir livremente. Só não consigo compactuar com quem defende a postura de Adriano com argumentos pouco sólidos. Alguns colunistas mais intelectualizados defendem que jogadores que vão muito cedo jogar na Europa (Adriano foi aos 19 anos) perdem a referência de casa e ficam carentes. Outros acharam uma prova de despojamento preferir uma favela carioca a Milão. Ora, bolas! Centenas de jogadores - e gente com outras profissões - vão morar longe de casa bem cedo e nem por isso entram em depressão ou chutam o pau da barraca. Dezenas de jogadores conhecidos saíram da miséria para construir carreiras de reputação em gramados europeus. Mas, o pior argumento é o do próprio atacante. "Não tem mais alegria de jogar"? Quem neste mundo tem "alegria" em trabalhar cotidianamente? Todos os jornalistas tem alegria em ir diariamente para a redação? Todos os atores tem alegria em gravar diariamente cenas de novelas enfadonhas? O padeiro tem alegria em todo dia acordar 4 da matina para fazer o pão quentinho? Não se trabalha - e o futebol, além de ser uma arte, é uma profissão, e muito bem remunerada para o primeiro escalão - com alegria o tempo inteiro. Talvez o que Adriano não goste é de ser pressionado por boas atuações e resultados e de ter sua vida pessoal observada. Pois é, Adriano, não dá para ser atacante da Inter de Milão, receber milhões de euros por ano e achar que dá para passar madrugadas em boates e não ser notado. Talvez o problema seja mais embaixo: criou-se a cultura de que estrelas de futebol devem ser mimados. Como as divas da ópera do século retrasado. Todos os chiliques são perdoados. Os defeitos, esquecidos. A mídia e opinião pública (pelo menos a brasileira) não mestras nisso. Fizeram isso com Romário e Edmundo. Agora, o fazem com Adriano e com jogadores como Robinho, outro menino minado que pediu para sair do Real Madrid por "não se sentir feliz" e agora amarga medianas atuações em um time de segundo escalão no futebol inglês e já amargou uma acusação de estupro em Londres. Uma pena. Criança mimada já é um saco. Marmanjos mimados, então...

Deputado quer fim das sacolas plásticas no RN



o deputado Paulo Davim (PV) propôs naquinta-feira dia 23 na Assembléia Legislativa, o projeto de Lei que trata da substituição do uso de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais no Rio Grande do Norte, permitindo-se o uso de sacolas biodegradáveis, oxibiodegradáveis ou sacos de papel.

O principal intuito é diminuir a existência de plástico no meio ambiente, assim como também de criar uma consciência ecológica no cidadão comum e também no empresário dono de estabelecimento comercial. O Artigo 7o do projeto de lei diz que os supermercados, mercados de pequeno porte e lojas de departamentos terão dois anos para se adaptarem às mudanças. A não observância do dispositivo da lei poderá gerar desde notificações, multas, até mesmo a cassação do alvará de licença de funcionamento.

Os dez filmes que a assistente social Ceiça Lima levaria para uma ilha deserta




1-O poderoso chefão - Coppola
2-Amarcord - Fellini
3-Blade Runner – Ridley Scott
4-Pulp Fiction - Tarantino
5-Mulheres à beirade um ataque de nervos – Almodóvar
6-Um lugar ao sol – George Stevens
7-Quanto mais quente melhor– Billy Wilder
8-Baile perfumado - Lirio Ferreira e Paulo Caldas
9-Meu ódio será sua herança – Sam Peckinpah
10-Arroz amargo- Giuseppis de Sanctis
11-Sindicato de ladrões – Elia Kazan

Hoje é o Dia Mundial do Livro


Hoje, 23 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Livro, data oficializada pela UNESCO em 1996 e que é festejada em mais de 100 países. A Espanha, desde 1926, já celebrava o livro na data da morte de Shakespeare e Cervantes. Na região espanhola da Catalunha comemora-se o dia do livro conjuntamente com o dia de São Jorge e o dia da rosa: dia, portanto, do padroeiro, do amor e da cultura. As mulheres recebem flores dos homens, que retribuem presenteando livros. O escritor Jorge Luís Borges escreveu: "Dos instrumentos do homem, o livro é, sem dúvida, o mais assombroso. Os demais são extensões do corpo. O microscópio, o telescópio, são extensões da sua vista; o telefone é a extensão da sua voz; depois temos o arado e a espada, extensões do seu braço. Mas o livro é outra coisa: o livro é extensão da memória e da imaginação".

Buraco da Catita comemora aniversário com música e programação variada


Hoje, dia 23 e amanhã (sexta dia 24), o Espaço Cultural Buraco da Catita irá promover dois dias de música, palestra, exibição de fotografias e vídeo sobre os eventos deste ano. Recital de violão e bandolim e o primeiro ano de aniversário do espaço. Dia Nacional do Choro e Aniversário de Pixinguinha.
O Buraco da Catita também irá lançar a primeira gafieira ao ar livre da cidade com a participação dos dançarinos da Academia Evidence acompanhados do grupo Catita Choro e Gafieira.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 23 - quinta-feira
Hora: 20hs
- Palestra sobre João Juvanklin, ministrada pelo professor da UFRN Álvaro Barros
- Exibição de fotografias e vídeos dos eventos do Buraco da Catita
- Recital de violão e bandolim com João Juvanklin e Álvaro Barros
- Choro & Companhia encerra a noite.

Dia 24 – sexta-feira
Hora: 21hs
- Lançamento da Gafieira com a os dançarinos da Academia Evidence
- Show do grupo Catita Choro e Gafieira tendo como componentes os músicos:
Neemias Lopes (Saxofone e arranjos), Ronaldo Freire (flauta), JP (Clarinete), Jubileu Filho (Trompete), Gilberto Cabral (Trombone e arranjos) Marcelo Tinoco (Bandolim) Camilo Lemos (violão 7 cordas e produção do evento), Paulo Sarkis (contrabaixo), Kleber Moreira (percussão), Silvio Franco (bateria).
Participação especial do cantor paulista Leandro Bonfim.

Encontro de prefeitos do RN com subsecretário do Governo Federal é adiado para dia 29

O encontro dos prefeitos e prefeitas com o subsecretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, foi adiado para a quarta-feira, 29 de abril, às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern). Padilha vem a Natal atendendo convite da deputada Fátima Bezerra (PT) para falar sobre as últimas medidas do governo federal que beneficiam os municípios, a exemplo do crédito para repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Efeito Fábio Faria: Câmara decide cancelar uso de passagens aéreas por parentes de parlamentares

O presidente da Câmara dos Deptados, Michel Temer (PMDB-SP), anunciou que somente deputados e seus assessores poderão utilizar a verba de passagens aéreas disponíveis aos parlamentares, e somente para viagens dentro do território nacional. A utilização dessa verba por parentes e para viagens ao exterior passa a ser vetada.
A decisão de Temer é uma resposta à onda de acusações sofrida pela Câmara dos Deputados sobre o mau uso das passagens aéreas na última semana. "Estamos oferecendo uma espécie de reconciliação com a opinião pública."
O uso de passagens para os assessores necessitará da autorização de um membro da Mesa Diretora. Segundo Temer, isso é necessário, pois às vezes um assessor precisa representar um deputado em algum evento fora de Brasília.

Bombas contra João Maia e Fábio Faria começaram a ser detonadas em Natal? Rosalba e Iberê que se cuidem...

Cefas Carvalho

Nos intramuros da política (e do jornalismo, por que não?) potiguar, comenta-se que o pavio da bomba sobre o caso das passagens compradas para artistas com verbas da Câmara Federal que explodiu no rosto do deputado federal Fábio Faria teria sido aceso no Rio Grande do Norte.

Como para bom entendedor, meia palavra basta, vale a pena lembrar que o deputado federal João Maia até hoje suspeita (ou tem certeza?) que as denúncias contra seu irmão, Agaciel Maia (então diretor do Senado) e que atrapalharam sua pré-campanha também partiram de solo potiguar.

Robinson (pai e mentor político de Fábio) e João Maia. Dois “governadoráveis”.

Iberê Ferreira de Sousa e Rosalba Ciarlini que se cuidem...

Prefeito decreta calamidade em Caiçara do Rio do Vento

O prefeito em exercício da cidade de Caiçara do Rio do Vento, Francisco Edson Barbosa, decretou estado de calamidade pública por instabilidade financeira, ocasionada pela queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial dos Municípios. Caiçara tem 3.158 habitantes, fica na região central do Estado, a 95 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte.

No primeiro trimestre deste ano a prefeitura recebeu, livres dos descontos de Fundeb, Saúde, Pasep e obrigações previdenciárias, uma média de R$ 144 mil mensais para pagar funcionários, fazer o repasse da Câmara Municipal, cumprir os compromissos com os fornecedores, além do pagamento de contas de energia, telefone e outros serviços essenciais como a coleta de lixo.

Nesses três meses, Caiçara teve retidos R$ 249 mil referentes à cota normal do INSS e também de dívidas previdenciárias. Só de atrasados foram descontados R$ 68,5 mil.

No decreto, o prefeito em exercício adota medidas para adequar a administração à nova realidade, a começar pela redução da jornada de trabalho dos servidores municipais, que passa a ser das 7h30 às 12h30.

Outras medidas têm como objetivo reduzir os gastos com telefone, com a energia elétrica nos prédios públicos e também com o consumo de água.

Escândalo da Alcanorte vira livro, que será lançado dia 18

Paulo Augusto

Um enredo digno dos melhores filmes de espionagem, no estilo 007, ou das obras políticas em forma de documentário do cineasta Michael Moore, compreende o conteúdo do livro "Alcanorte, da Farsa às Cinzas", que o economista Cláudio Guerra lança na manhã deste sábado, dia 18, no Sebo Vermelho, em Natal.

Passados 32 anos, a fábrica ainda não foi concluída, embora eventualmente sua carcaça, na entrada de Macau, ganhe vida e as manchetes das editorias políticas e de economia da imprensa local, através de pessoas bem relacionadas com o governo do Estado e com a corte, em Brasília, com o intuito de fazer o escombro render mais alguns dólares, além da formidável montanha de dinheiro que ela já produziu para os bolsos mais privilegiados.

Desde que foi prometida e teve suas fundações lançadas, pelo então governador Tarcísio Maia, em 1976, a delirante fábrica de barrilha já consumiu - e protanto subtraiu dos orçamentos do Estado e do bolso dos potiguares - cerca de R$ 500 milhões de reais, parte deles no esqueleto erigido à beira do istmo da ilha de Macau, e que ali permanece, como um monumento à "insesatez do capitalismo", como assinala Cláudio Guerra.

Para os que conhecem a história da fábrica de barrilha e seus desdobramentos cinematográficos, na melhor linhagem dos filmes da Máfia, vale a pena adquirir o livro de Cláudio Guerra, pela riqueza de detalhes ali agrupados, de forma sistemática e explicativa.

A obra, finalmente, torna intelegível os golpes que se sucederam ao longo desses 32 anos, enriquecendo e financiando a vida luxuosa de figuras nababescas, que se aproveitaram de um esquema montado com maestria, a fim de sorver dinheiro fácil pelos dutos sempre abertos dos governos estadual e, principalment, federal.

Na apresentação da obra, diz Cláudio Guerra: "Esta é uma história de ‘dumping1. Uma exemplar história do ataque à nossa soberania. É tambem a história da irresponsabilidade com o dinheiro do povo, aqui concretizada com o abandono da fábrica, o engodo da privatização e a ‘doação’ para os operários quando só restavam cinzas."

Para escrever essa epopéia de cunho mafioso, onde o que não falta são espertalhões, na pessoa de elementos absolutamente desprovidos de escrúpulos e de integridade moral, Cláudio Guerra mergulhou, com paciência e método, em milhares de documentos velhos e embaralhados, contando a história de uma vila com moradores inadimplentes e contas pendentes, uma estrutura de US$ 170 milhões parada há mais de 30 anos e uma dívida que, só no âmbito estadual, já ultrapassava os R$ 300 milhões alguns anos atrás.

"O palco desta tragédia, Macau, Rio Grande do Norte, é uma das regiões mais ricas do Brasil pela abundância de petróleo, gás, sal e pescado e apresenta um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano do país", diz Cláudio Guerra que, na obra, revela e desmonta toda a estrutura do golpe da álcalis e da barrilha, dentro de um quadro político e econômico que, ao lado das intrigas internacionais,por conta dos conflitos dos cartéis, quando entram em cena a Ansac - American Natural Soda Ash Corp, a Alco - Álcalis da Colômbia e a Alpat - Álcalis da Patagônia, sem esquecer de uma figura digna dos melhores películas que retratam a mafia e a Cosa Nostra: José Carlos Fragoso Pires, um escroque de nível internacional que tem participação fundamental na destruição deste sonho dos norte-rio-grandenses. A história desse golpe precisa ser do conhecimento da maioria dos potiguares, sendo uma necessidade ensiná-la e discuti-la nas salas de aula das escolas públicas e privadas do nosso Estado, já que revela todo o entranhado histórico de patrimônios como o Bandern e BDRN, uma história que pode se repetir a qualquer momento, e que tem suas consequências bem ligadas à vida de cada um de nós, que aqui vivemos.

Livraria Siciliano vai celebrar Dia Nacional do Livro Infantil


Para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) a Livraria Siciliano do Midway Mall, no sábado 18, a partir das 16h, vai lançar e relançar algumas obras da literatura local. Entre os convidados estão Juliano Freire de Souza, jornalista e autor dos livros infanto-juvenis Pereyra - O Menino Bom de Bola e A Doninha e o Marimbondo; Rosângela Trajano filósofa e autora do livro O Tatu Filosofante, além da cordelista Rosa Regis que participa da mesma obra.

A data foi instituída em 2002, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que durante toda sua vida demonstrou interesse em propagar a cultura da leitura, sendo autor da célebre frase “Um país se faz com homens e com livros”.

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Do período que viveu em fazendas, brotaram seus maiores sucessos que se tornaram referência no gênero. Assim nasceram o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso, depois a história da Menina do Nariz Arrebitado. Todos eles antecederam a montagem da maior obra da literatura infanto-juvenil brasileira O Sítio do Pica-pau Amarelo, que foi adaptado para televisão nos anos oitenta, e regravado no final dos anos noventa. Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade.

Efeito Fábio Faria: Câmara reduz em 20% valor da cota de passagem de deputados e restringe uso a dependentes



MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Foto: Folha Imagem

A Mesa Diretora da Câmara anunciou hoje uma série de medidas para regulamentar o uso da cota de passagem aérea dos deputados. A partir de agora o uso da passagem fica limitado a parlamentares, suas mulheres ou maridos, além de outros dependentes legais --como filhos. O Senado também anunciou redução de 25% no valor, mas permitiu o fretamento de jatinhos e o uso da cota por terceiros.


Fábio Faria usou a cota de passagens da Câmara para pagar viagem de Galisteu
A Câmara anunciou ainda uma redução de 20% no valor da cota da passagem, que varia de R$ 4,7 mil a R$ 18,7 mil --dependendo do Estado de origem do parlamentar e se ele ocupa cargo na Mesa. Parlamentares do Distrito Federal, que não precisam voltar para seu Estado de origem no fim de semana, também recebem.

O uso da cota de passagens por assessores será liberado apenas para viagens relacionadas à atividade parlamentar.

As medidas de moralização do uso da cota de passagem foram anunciadas depois da denúncia de irregularidades no uso do benefício. O deputado Fábio Faria (PMN-RN), por exemplo, uso sua cota para pagar viagens para a ex-namorada Adriane Galisteu e outros artistas. Ele devolveu R$ 21.343 para a Câmara para ressarcir as passagens.

Deputados que assumiram ministérios do governo Lula continuaram usando a verba mesmo depois de licenciados da Câmara. Esse é o caso dos ministros José Múcio (Relações Institucionais), Reinhold Stephanes (Agricultura) e Geddel Vieira (Integração). As assessorias dos ministros negaram irregularidades no uso da cota. Informaram que eles possuíam créditos pessoais e intransferíveis referentes à cota não usada quando parlamentares.

O MPF-DF (Ministério Público Federal) no Distrito Federal cobrou ontem da Câmara dos Deputados alterações na regulamentação sobre o uso da cota de transporte aéreo por parlamentares.

De acordo com a Procuradoria, a Câmara não faz o controle adequado da utilização da cota de passagens aéreas dos deputados. A Procuradoria diz que a falta de disciplinamento da Câmara "tem servido como álibi para o desvio constante desta verba".

A Procuradoria recomenda que a Câmara proíba que as passagens sejam utilizadas por outras pessoas que não os deputados. Recomenda também o fim do pagamento do benefício para parlamentares do Distrito Federal --já que esses não precisam retornar para seus Estados de origem no fim de semana. Por último, cobra mais rigor no acompanhamento feito pelos órgãos de controle interno da Câmara.

De acordo com a Procuradoria, o objetivo é sanar irregularidades na análise das requisições de passagens feitas por todos os deputados e nos bilhetes emitidos pelas principais companhias aéreas.

Entre os problemas encontrados pela Procuradoria estão passagens em nome de terceiros, bilhetes para o exterior sem vínculo com missão oficial, passagens domésticas para destino diverso do Estado pelo qual o deputado foi eleito, emissão de passagens para deputados licenciados.

Os dez filmes que o produtor cultural José Correia Torres levaria para uma ilha deserta




1. O homem da capa preta. (Sérgio Rezende)
2. O grande mentecapto. (Oswaldo Caldeira)
3. A pessoa é para o que nasce. (Roberto Berliner)
4. Casa de areia. (Andrucha Waddington)
5. Deus e o Diabo na terra do sol. (Gláuber Rocha)
6. O amor nos tempos do cólera. (Mike Newell)
7. Má educação. (Pedro Almodóvar)
8. Diários de motocicleta. (Walter Salles)
9. Papillon. (Franklin Shaffner)
10. Amigas de colégio. (Lucas Moodyson)

A polêmica das passagens de Fábio Faria para Adriane Galisteu continua...

O blog tem consciência que o tema já foi supradivulgado, mas, faz questão de reportar o assunto: segue reprodução de matéria do site "Congresso em foco" sobre a polêmica das passagens aéreas bancadas pelo gabinete do deputado federal Fábio Faria para artistas como Adriane Galisteu, Samara Fillipo e Sabrina Sato. Confira:

"A Câmara pagou passagem para os atores Kayky Brito, Sthefany Brito e Samara Felippo participarem do carnaval fora de época em Natal. Os bilhetes saíram da cota do deputado Fábio Faria (PMN-RN), dono do camarote Athlética, um dos mais concorridos do Carnatal por reunir o maior número de celebridades.

O deputado também utilizou a cota parlamentar para pagar sete viagens para a ex-namoradora, a apresentadora de TV Adriane Galisteu, e a mãe dela, Emma Galisteu, entre 2007 e 2008. Galisteu estréia um programa ao vivo na rede Bandeirantes na próxima sexta-feira (17). Um dos trechos pagos com recursos da Câmara transportou Emma de Miami, nos Estados Unidos, a Guarulhos, em janeiro do ano passado.

A assessoria de imprensa do deputado do Rio Grande do Norte respondeu por escrito a parte das perguntas feitas pelo Congresso em Foco. “Sobre a emissão de passagens aéreas em nome das três pessoas citadas pelo repórter com destino a Natal, na cota do gabinete de Fábio Faria (PMN), vimos informar que os valores já foram ressarcidos pelo deputado federal”, diz o texto enviado por e-mail ao site.

Em conversa ao telefone com o repórter, a assessoria disse que Fábio Faria admitia ter usado passagens da cota para viagens da então namorada Galisteu.

Um bilhete para mãe da apresentadora foi emitido em 21 de dezembro de 2007, juntamente com a passagem de volta do empresário Cláudio Torelli, amigo de Adriane. Torelli e Emma acompanharam a apresentadora em viagem de férias aos Estados Unidos.

O benefício também foi utilizado pelo deputado para bancar a viagem da então namorada de São Paulo a Natal, em junho de 2007, e do Rio a São Paulo, em companhia da mãe. Adriane e Emma viajaram, na ocasião, em companhia do próprio deputado. Somadas, as passagens da apresentadora, da mãe e do amigo custaram à Câmara cerca de R$ 11 mil".


Para ler essa matéria "Adriane Galisteu e artistas viajam por conta da Câmara", dos jornalistas Lúcio Lambranho, Edson Sardinha e Eduardo Militão acesse www.congressoemfoco.ig.com.br

Prefeituras do Rio Grande do Norte já admitem atraso em pagamento de servidor


As prefeituras no Estado ligaram o sinal de alerta diante dos efeitos da crise mundial. Vários prefeitos já admitem atraso no pagamento do salário dos servidores referentes ao mês de março e cortes em despesas de eventos festivos tradicionais, como o São João.
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, admite que 80% das prefeituras do RN enfrentarão dificuldades para a folha de pagamentos de março em dia, diante da queda de arrecadação do FPM. "Prefeitos de todo país devem se preparar para um cenário de crise econômica. Precisam, também, reajustar orçamentos e se preparar para uma realidade de repasses muito mais apertada", diz Benes.
Ele explicou que a queda na arrecadação diminui proporcionalmente o limite de gastos com o funcionalismo na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ficando realmente muito difícil se adequar à legislação sem cortes no orçamento.
Para a Femurn, a redução da receita se deve, principalmente, à diminuição da arrecadação dos tributos que compõem o FPM, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda (IR), e a retenção das parcelas dos débitos previdenciários junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No acumulado dos três últimos meses - entre o final de dezembro ao dia 20 de março - os repasses do FPM sofreram queda de 7,49% em valores nominais ou 12,57% em termos reais, se comparados ao mesmo período de 2008. No ano passado, o FPM do 1º trimestre somou R$ 13,6 bilhões em valores corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), enquanto em 2009 ele chegou a R$ 11,9 bilhões, ou seja, R$ 1,7 bilhões a menos.

Carlos, Iberê, Rosalba e Robinson

José Pinto Junior

Prefaciado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o livro "Roosevelt", de autoria de Lord Roy Jenkins, traz uma frase interessante, referindo-se ao papel dos presidentes dos Estados Unidos: "Um presidente faz lembrar o comandante de um navio no mar. Tem de ter um leme para segurar, um rumo a manter e um porto onde ir".
Esta frase que se refere aos homens da Casa Branca, serve também para observar as movimentações dos políticos potiguares. Neste sentido, o ex-prefeito Carlos Eduardo, se quer ser governador, ainda não resolveu a quem pertence o leme do PDT. O rumo pode ser o governo, parece-lhe faltar o leme.
Outros acertaram. Iberê Ferreira de Souza trabalhou quieto para ter o leme do Governo e do PSB, não para chegar a um porto, mas para nele permanecer. Não como vice, mas como governador, já que Wilma de Faria vai se desincompatibilizar.
A senadora Rosalba Ciarlini tem Mossoró e tem garra, mas não terá o partido. O DEM já disse que a prioridade é José Agripino Maia, logo surge uma pergunta: o DEM banca duas candidaturas majoritárias ou será pragmático no rumo ao porto do poder?
O deputado estadual Robinson Faria, que preside a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, preside o PMN e tem o controle do PP. Robinson tem forte liderança na Região Agreste, que tem mais votos que Mossoró. O deputado agresteiro, que já lançou sua pré-candidatura, precisa comandar seu navio em direção a Natal, de onde sairá o vice.
Para chegar ao porto, de cuja cadeira pode comandar os destinos do estado, precisa segurar não só o remo do seu projeto, mas a tripulação de filiados aos partidos PMN e PP. Robinson sabe o que quer e acredita que chega ao porto, ou seja, ao Governo.
Quanto a nós, leitores e eleitores, só saberemos em 2010.

Assu vai receber etapa de rally

A Prefeitura Municipal do Assu está se preparando para receber o Rally RN 1500, evento com quatro dias de provas de velocidade, válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, e que chegará na cidade dos poetas no dia 1º de maio. O prefeito Ivan Júnior já determinou ao secretário de Turismo e Cultura, Romildo Queiroz e ao secretário de Eventos, Esporte e Juventude, Luiz Dailson, que tomassem todas as providências para que o Assu receba a caravana do rali mostrando todas as suas potencialidades culturais e de desenvolvimento do município.
Em Assu o RN 1500 chega na sexta-feira, 1º de maio, vindo da cidade seridoense de Currais Novos. De acordo com o organizador do evento, o desportista Kleber Tinôco, essa será a etapa mais longa do rali, com 154 km de especiais de velocidade. “Será a mais longa do rali. Mais de 280 quilômetros de terra cruzando o sertão e as serras do Seridó com destino a cidade do Assu, importante pólo petrolífero, agrícola e fruticultor do estado que, pela primeira vez, receberá o Rally RN 1500”, disse Kleber.

Khrystal participa de Festival da Canção de Garanhuns



A cantora potiguar Khrystal vai defender no sábado dia 18 a canção de sua autoria “Esse meu baião” no Festival de Música de Garanhuns/PE, sendo uma das 45 classificadas (a única do RN), entre quase 2 mil concorrentes de todo o Brasil.. A premiação total do festival – um dos mais prestigiados do país – gira em torno de 100 mil reais. O blog deseja sucesso a Khrystal e a seu incansável Zé Dias em mais esta empreitada.

Os dez filmes que o cantor Isaque Galvão levaria para uma ilha deserta



1-Nasce uma estrela (George Cukor)
2-Adeus minha concubina (Chen Kaige)
3-O baile (Ettore Scola)
4-Ray (Taylor Hackford)
5-Sonhos (Akira Kurosawa)
6-Cinema paradiso (Giuseppe Tornatore)
7-9 e meia semanas de amor (Adrian Lyne)
8-O bebê santo de Macon (Peter Greenaway)
9-Piaf (Olivier Dahan)
10-Lua de Cristal (Tizuka Yamasaki). Comentário de Isaque: “Fazer o quê? Fui criança nessa época! Rsrsrs”

Interferência política prejudica pacientes do Hospital Regional de São José do Mipibu


Interferência política prejudica pacientes do Hospital Regional de São José do Mipibu

A governadora Wilma de Faria contrariou promessa feita há mais de um ano, quando garantiu que a direção do Hospital Regional Monsenhor Barros, de São José do Mipibu, seria escolhida pelo critério eminentemente técnico – naquela época Wilma garantiu isso a prefeita Norma Ferreira e ao adversário político de Norma, deputado Arlindo Dantas -, trocando toda a diretoria do hospital por pessoas indicadas pelo deputado Arlindo Dantas.
“O ato da governadora, que trocou toda a diretoria administrativa e clínica do hospital, de forma repentina, causou revolta aos funcionários e usuários. Os nomes dos atuais diretores foram todos indicados pelo deputado estadual Arlindo Dantas, ex-prefeito do município e principal opositor da prefeita Norma Ferreira”, disse João Maria Freire, secretário de Comunicação e chefe de Gabinete da prefeita Norma Ferreira.
De acordo com o secretário de Comunicação, a troca foi feita sem nenhum aviso. “Foi com surpresa que os funcionários da unidade viram chegar a pouco mais de uma semana os correligionários do deputado no hospital com portarias de nomeação para os cargos de direção”, informou. “Para o cargo administrativo foi nomeado um filho da ex-tesoureira de Arlindo, Sônia Pastel, que, na verdade, é quem dá as cartas na unidade”, revelou. “O nome do filho figura na portaria porque Sônia recebe uma pensão vitalícia e não pode ser nomeada para cargo público, sob pena de perder a gorda pensão”, destacou João Maria.

Cirurgias canceladas
Além das medidas já citadas, que vêm causando revolta no hospital, o cancelamento de cirurgias de pessoas pobres tem sido um outro reflexo da nova gestão. As cirurgias marcadas por médicos que foram dispensados tão logo a nova administração tomou posse estão sendo suspensas sem qualquer aviso prévio. Um exemplo é o da domestica Ezeneide Rocha da Silva, 44 anos. Residente na comunidade de Lagoa do Mato, em Monte Alegre. Ela teve a cirurgia suspensa por duas vezes. O procedimento havia sido marcado para a segunda-feira passada, dia 6. Quando ela chegou, com tudo pronto, inclusive sacola com pertences de higiene pessoal, foi avisada que a cirurgia havia sido remarcada. “Quando cheguei na quarta, com minha irmã me acompanhando, soube que estava suspensa à cirurgia. Sai de casa sem tomar café e fiquei na rua sem ter como voltar para casa, pois a ambulância só voltaria para me pegar no outro dia”, conta ela, ao lado da sua irmã Zuleide Etelvino Rocha, 45 anos.

Diretor clínico
Já para o cargo de diretor clínico foi nomeado o médico e ex-vereador Ronaldo de Araújo Dantas que até bem pouco tempo era aliado da prefeita e rompeu no início da primeira gestão, passando a integrar o quadro dos aliados de Arlindo Dantas.. Logo ao tomar posse, no mesmo dia, a nova direção determinou o retorno de todos os médicos que estavam à disposição da Maternidade Jessé Freire, que assumiu a área de obstetrícia, antes lotada no hospital. Sob a forma de convênio firmado entre a maternidade, que existe há décadas na cidade, e a Secretaria Estadual de Saúde, a idéia era que o hospital ficasse atendendo apenas os casos de média complexidade, ficando os partos para a Maternidade.
Uma fonte ligada à prefeita Norma Ferreira garantiu que “o grupo político de Arlindo Dantas nunca compactuou com a idéia de a maternidade ficar gerindo a obstetrícia, alegando ser a unidade ligada a familiares da prefeita, embora neste tempo todo não tenha havido um único caso sequer de denúncia de qualquer tipo de discriminação política”, disse.

Municípios produtores de petróleo fundam a Ampetro


O nascimento da Associação dos Municípios Potiguares Produtores e Afetados pela Exploração de Petróleo e Gás Natural (Ampetro) foi em decorrência da decisão da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANP) em reduzir, durante o ano de 2009, os repasses de royalties em 50%, sob a alegação da queda internacional do preço do petróleo devido à crise econômica mundial.
O prefeito do Assu, Ivan Lopes Júnior, que foi um dos fundadores da associação, nesta quinta-feira, 02, em Mossoró disse que “a entidade agrupa os municípios produtores de petróleo e gás natural do Oeste e Vale do Açu”. O prefeito declarou que a organização foi concebida com a intenção de ser um elo nas relações institucionais entre os governos municipais e a Petrobras.
A assembléia de fundação da entidade ocorreu nas dependências da Estação das Artes, em Mossoró. A proposta foi sugerida pelo prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo e o ato foi prestigiado pelo deputado estadual Leonardo Nogueira.
A sede a associação será em Mossoró e funcionará com repasses dos municípios associados. Inicialmente cada um contribuirá com o valor do salário mínimo. A Associação conta com um total de 17 (dezessete) municípios. São eles: Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Assu, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Guamaré, Goianinha, Ielmo Marinho, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel e Upanema. As cidades de Ielmo Marinho e Goianinha recebem royalties devido à passagem de gasoduto em seus territórios.
A primeira diretoria da Ampetro ficou composta pelo presidente, Josivan Bibiano de Azevedo, (prefeito de Serra do Mel), diretor de Operação, Manoel Cunha Neto (prefeito de Areia Branca) e diretor financeiro, Luiz Cavalcante (prefeito de Carnaubais). O Conselho Fiscal é composto pelos prefeitos Francisco de Assis Diniz (Tibau), Braz Costa Neto (Felipe Guerra) e Francisco Gomes Batista (Porto do Mangue). Uma nova reunião deverá ocorrer dentro de 90 (noventa) dias.

Prefeitura de S. José de Mipibu inicia preparativos para São João

A prefeita de São José do Mipibu, Norma Ferreira, iniciou os preparativos para a tradicional festa de São João por meio de cadastramento de ambulantes, barracas e quiosques a partir do próximo dia 20 de abril. Norma disse que apesar da crise financeira, que tem reduzido à arrecadação dos municípios, não deixará de fazer uma das mais tradicionais festas de São João do Rio Grande do Norte.
“É claro que a crise financeira irá provocar redução dos festejos, mas mesmo assim procuraremos manter o brilho dessa festa que é uma referência cultural do nosso município”, disse a prefeita Norma Ferreira, que já orientou a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (Setma) com relação ao cadastramento dos comerciantes que trabalharão no São João no período de 23 a 28 de junho, no centro da cidade.
“Definimos também que os organizadores das quadrilhas que desejem se apresentar na festa já podem procurar a Fundação Mipibu de Cultura para fazer o cadastramento”, afirma a Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Magna Barreto, que acrescentou: “Este ano, por conta da grave crise financeira que assola os municípios em todo o Brasil – em São José de Mipibu não é diferente – a festa do São João deverá sofrer uma forte redução, salvo surjam patrocinadores privados ou verbas extras do Orçamento Geral da União (OGU), destinadas exclusivamente para eventos deste tipo”, completou Magna Barreto.

Os dez filmes que a coreógrafa e encenadora Diana Fontes levaria para uma ilha deserta




1- Em Nome do Pai – Jim Sheridan
2- O Nome da Rosa – Jean Jacques Annaud
3- A Noviça Rebelde – Robert Wise
4- Meu Pé Esquerdo – Jim Sheridan
5- O Caçador de Pipas – Marc Foster
6- E o Vento Levou – Victor Flaming
7 - Os de Chaplin: O Garoto, Luzes da Ribalta, O Grande Ditador...
8 - O Labirinto do Fauno – Guilhermo Del Toro
9 – Cabaret – Bob Fosse
10- A lista de Schindler - Spielberg

Os dez filmes que o escritor Tullio Andrade levaria para uma ilha deserta




1 - Monstros AS (Peter Docter e David Silverman)
2 – Seven (David Fincher)
3 - Coração Valente (Mel Gibson)
4 - O feitiço de Áquila (Richard Donner)
5 – Highlander (Russell Mulcahy)
6 - Batman o cavaleiro das trevas (Christopher Nolan)
7 - De volta para o futuro. toda a trilogia (Robert Zemeckis)
8 - Star Wars: a vingança dos sith: (George Lucas)
9 - Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Michel Goldry)
10 - Qualquer um de Vivi Fernandes: afinal de contas, ficar numa ilha deserta, sozinho... é difícil.. pelo menos um filminho pornô pra aliviar. rsrsrsr

UnP pode instalar núcleo avançado em Assu

UnP pode instalar núcleo avançado em Assu

O prefeito do Assu, Ivan Júnior esteve com o empresário Paulo de Paula, executivo da Universidade Potiguar (UnP) para solicitar a implantação de um núcleo avançado no município. A reunião ocorreu ontem, dia 6, em Natal e o desejo do prefeito é que a UnP instale cursos rotativos de acordo com a demanda do Assu.
“Fiquei satisfeito com os resultados da conversa. Paulo de Paula sinalizou positivamente a possibilidade de atender nosso pleito”, disse Ivan Júnior. “Nossa administração está se empenhando no sentido de que a expansão de cursos de graduação possa tornar-se uma realidade no menor espaço de tempo possível”, completou o prefeito.
Antes, na semana passada, o chefe do poder executivo do Assu teve uma reunião com o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Milton Marques de Medeiros, com o mesmo objetivo.
“A exemplo da excelente receptividade que a proposta obteve junto ao reitor da UERN, fato idêntico ocorreu no encontro de segunda-feira, com o sócio-proprietário da UnP”, comemorou Ivan Júnior. “Tanto na UERN quanto na UnP discutimos a viabilidade de instituição de cursos temporários que possam ser substituídos na medida em que forem perdendo demanda mercadológica”, encerrou o prefeito.

Revista Papangu lança novo número e chega ao sexto ano de vida

Depois da festança vem a bonança e com ela a Papangu entrando em seu sexto ano de circulação. Para este número destacamos na capa a Câmara Municipal de Mossoró, que, a exemplo da última legislatura, continua dando mau exemplo de como legislar: aprova sem dar um pio as matérias de interesse da prefeita. Nossos “caríssimos” vereadores já demonstram interesse em participar de nossas capas no decorrer do ano.
Lívio Oliveira entrevista o escritor natalense Pablo Capistrano. Pablo fala de filosofia, além, claro, da sua vivência ao lado de grandes nomes da literatura norte-rio-grandense; Em Destaque, de autoria do escritor Nelson Patriota, o “Iminente resgate dos textos jornalísticos de Edgar Barbosa; Izaíra Thalita e Lenilson Freitas apresentam no espaço dedicado aos talentos potiguares os “Novos sanfoneiros” — um projeto que difunde o aprendizado e o prazer de tocar a sanfona, que revela valores e forma novas Orquestras Sanfônicas por onde passa.
Damião coloca pra tocar em sua “Radiola” o sucesso da cantora Vanessa da Mata. Também na Radiola, o talento da potiguar nascida em Florânia Terezinha de Jesus; Em Artigo, o escritor e crítico literário Fábio Lucas disseca sobre “Literatura e Jornalismo”. O bibliófilo Clauder Arcanjo comenta as novelas “Morte em Veneza e Tonio Kröger, de Thomas Mann”; Em Foco Potiguar, Carlos José mostra como é prazeroso sentir o personagem de cada pessoa que só a imagem tem o poder de mostrar; Em Crônica, “Perdão”, da escritora Rizolete Fernandes; No Especial, nada melhor do que o próprio escritor falar de sua terra natal. É o caso de Pery Lamartine que traz para as páginas da Papangu “Serra Negra — História e Natureza”.
Este mês estréiam as colunas “Delta de Vênus”, que leva a assinatura da poeta e escritora Cláudia Magalhães e a do chargista Brito. Brito que vem ultimamente fazendo o maior “auê” no seu blog (blogdobrito.com). No espaço dedicado à poesia, a sensibilidade poética de Luiz Otávio Oliani, José Lucas de Barros, Ângela Rodrigues Gurgel, Clauder Arcanjo, Antônio Raimundo Teles Santos, Lilia Souza, Isaac Soares de Souza e Sulla Mino. Completando o time da melhor revista do RN, Raildon Lucena, Yasmine Lemos, David Leite, Affonso Romano de Sant’Anna, Antonio Capistrano, Cefas Carvalho e Túlio Ratto.

Os dez filmes que o ator e diretor Henrique Fontes levaria para uma ilha deserta




1-As Horas (Stephen Daldry)
2-Sociedade dos Poetas Mortos (Peter Weir)
3-A Vida de Brian (Terry Jones)
4-Jaberwalk (Terry Jones)
5-Em Busca do Cálice sagrado (Terry Jones)
6-Minha vida sem mim (Isabel Coixet)
7-A vida secreta das palavras (Isabel Coixet)

OBS: Henrique Fontes limitou a lista a sete filmes.

Colégio particular natalense encenará hoje "Jesus Cristo Superstar"


Este ano, uma escola particular de Natal resolveu abraçar ainda mais o espírito da Páscoa - a renovação - organizando um espetáculo diferente. Uma adaptação do musical Jesus Cristo Superstar, lançado em 1974, será encenado pelos alunos do ensino Fundamental do Complexo Educacional Contemporâneo, hoje, a partir das 18h, no Ginásio da Unidade de Potilândia.

“O espetáculo terá direito as performances de sacerdotes, Pilatos, soldados, apóstolos, Maria Madalena e, claro, Jesus. Será um musical especial. É uma forma diferente e contemporânea de se contar os últimos momentos de vida de Jesus”, afirma a professora Irany Xavier, da direção da escola acrescentando que a idéia surgiu dos próprios alunos e acabou sendo abraçada por professore e diretoria.



Algumas músicas receberam uma versão em português e serão dançadas de forma a contar os últimos momentos de cristo sobre a terra até a sua ressurreição. O espetáculo promete muita emoção e está sendo preparado por alunos do grupo de teatro e corpo docente da escola. Vale conferir.

Jesus Christ Superstar é um musical de rock de Andrew Lloyd Webber, com texto de Tim Rice. Apresentado em 1970, destaca as lutas políticas e pessoais de Judas Iscariotes e Jesus. A ação ocorre, na maior parte, conforme os evangelhos da Bíblia sobre a última semana da vida de Jesus, começando com a chegada em Jerusalém e terminando com a Crucificação. Atitude moderna e gírias prevalecem nas letras e há alusões irônicas à vida moderna enquanto a visão política dos acontecimentos é retratada. Da gravação em LP ao espetáculo da Broadway e por fim às telas: o musical manteve seu impacto nesta grandiosa e polêmica visão da vida de Jesus Cristo, por meio dos olhos de Judas Escariotes. O filme, com sua transgressão e tratamento particular da religião, marcou toda uma geração e se transformou num dos ícones absolutos da década de 70, eternizando canções e números musicais, como o que se utiliza do famoso tema que dá nome ao filme.

Os dez filmes que a escritora e atriz Cláudia Magalhães levaria para uma ilha deserta




1- O Bebê Santo de Macon - Peter Greenaway
2- O Homem Elefante - David Lynch
3- O Poderoso Chefão (Todos) - Coppola
4- Amacord - Fellini
5- A Vida de Brian - Monty Python
6- Cantando na chuva - Stanley Donen
7- Hamlet - Zeffirelli
8- O Curioso Caso de Benjamim Button - David Fincher
9- O fabuloso destino de Amelie Poulin - Jean Pierre Jeunet
10- Moulin Rouge - O Amor em Vermelho - Baz Luhrmann

Sociedade dos Amigos do Beco da Lama marca data para eleição de nova diretoria

A Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba) realizou na tarde da quinta-feira dia 2 assembléia geral para definir o calendário eleitoral para escolher a nova diretoria da entidade.
A eleição ficou marcada para a sexta-feira 1º de maio, feriado nacional, Dia do Trabalhador.
As chapas podem ser inscritas até 48 horas antes da eleição.
A comissão eleitoral foi formada pelo produtor cultural Julio César (atual diretor da eventos da Samba), pelo jornalista Cefas Carvalho – titular e responsável por este blog – e pelo professor Hélio.
A posse da nova diretoria será no dia 9 de maio.

PT realiza debate para avaliar os 100 dias de governo de Micarla



Nesta sexta-feira, 3 de abril, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT/Natal promoverá um debate para discutir os cem primeiros dias de Governo da prefeita Micarla de Souza. O evento acontecerá na Plenarinho da Assembléia, às 19h.

O objetivo é dialogar com os diversos atores políticos da cidade e compartilhar diferentes experiências de relação com o executivo municipal, a fim de avaliar as primeiras ações do governo municipal, entender a composição e o perfil da atual gestão.

O debate contará com a participação do deputado estadual Fernando Mineiro, do vereador George Câmara, do professor de Ciências Sociais Antônio Spinelli e uma representação dos movimentos sociais.

Fetuttines: novo projeto musical de Anderson Foca



Incansável, workhaolic, o músico e produtor cultural Anderson Foca desenvolve mais um projeto. Além de ser o mentor e coordenador da casa de show/selo/ponto de cultura DuSol e ser baixista da banda The Sinks, Foca divulga agora projeto de uma outra banda: Fetuttines. Confira:

"Violões, levadas, sutilezas, flautas, blips espaciais, muitas vozes e melodias. Todos esses ingredientes compõem o som do Fetuttines, projeto encabeçado por Anderson Foca, Ana Morena e Camila Masiso e mais uma série de amigos. A idéia da banda não é recente mas aproveitando o momento de hiato de trabalhos musicais de Foca e Ana as músicas tomaram forma. “Eu sempre quis fazer uma coisa para voltar a cantar mais baixinho. Já tinha tido essa experiência no final do Allface com três músicas acústicas (uma delas aproveitadas nesse novo trabalho) e gostei do resultado“, diz Foca.
O Fetuttines lança no Portal Dosol semana que vem seu EP de estréia com 4 músicas. O trabalho homônimo também estréia no palco em muito breve, a banda toca no Festival Dosol WarmUp, dia 09 de maio. “Será um projeto interessante, onde todo mundo pode fazer tudo. As vozes estão divididas entre nós três, vou tocar violão, guitarra, Ana e Foca vão poder se revezar no baixo e em outros instrumentos. Está sendo uma experiência bacana“, diz Camila.
Escute agora o primeiro single do Fetuttines com a música “Impossível Só“.

FICHA TÉCNICA
Produzido e Gravado por Anderson Foca no Estúdio Dosol.
Mixado e Masterizado por Anderson Foca e Edu Pinheiro no Megafone Estúdio
Camila Masiso - Voz
Ana Morena - Baixo
Anderson Foca - Samplers, teclados e Voz
Violões Adicionais - Marlos Ápyus
Percussão - Rafael Bender"

Foto de divulgação: Rafael Passos

Cineclube Natal exibe clásico de Bergman em Nalva Salão Café


Nesta sexta-feira, dia 03 de abril, o Cineclube Natal, em parceria com o Nalva Melo Salão Café, tem a honra de apresentar dentro do projeto Cine Café o filme Da Vida das Marionetes (Aus dem Leben der Marionetten, Suécia/Alemanha, 1980), uma das obras mais complexas e radicais do mestre Ingmar Bergman. A sessão começa às 20:00 horas e a entrada custa R$ 2,00 (dois reais).

A história do filme versa sobre Peter Egerman, um executivo bem sucedido que vive um casamento conturbado com Katarina. Dias depois de ter um sonho no qual mata a esposa, Peter sai com uma prostituta e mata-a. Qual seria a explicação dessa tragédia? Em Da Vida das Marionetes, Bergman explora, com intensidade e ousadia, a mente de um homem levado ao extremo a partir do relacionamento desse casal problemático.

Sessão Cine Café

Sexta, 03 de abril
20 horas
Nalva Melo Café Salão
Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira
Fone: 3212-1655
R$ 2.00
Classificação indicativa: 18 anos

Paixão de Cristo será encenada em Parnamirim

A Ressureição. Este é o tema do espetáculo da Paixão de Cristo que será encenada nos dias 2, 3 e 4 de abril na avenida Castelo Branco, no bairro Cohabinal, a partir das 19h30. A paixão também será encenada em Nova Parnamirim, dia 7, na Praça Nélio Dias, a partir das 19h30. Cerca de 50 pessoas - entre atores e figurantes - participam da peça que tem a direção da Irmã Maria Luzia da Conceição. A encenação ficará a cargo do grupo teatral Companhia das Artes. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Parnamirim, através da Fundação de Cultura.
Realizada há nove anos a encenação, mais uma vez, faz sucesso de arte e público. O evento que conta a trajetória de Jesus Cristo foi ensaiado desde janeiro pelos atores que fazem parte do grupo teatral.
Segundo a Irmã Luzia, durante a apresentação, os fiéis tiveram a oportunidade de ouvir citações da vida de Jesus Cristo e assistir às apresentações musicais preparadas exclusivamente para o espetáculo.