Contador

Eleição mostra que Parnamirim não vota mais em "forasteiros"


Uma observação atenciosa na votação para deputado estadual em Parnamirim, mostra alguns aspectos curiosos. De cara, um aspecto salta aos olhos: sempre vista como “terra fértil” para a semeadura de candidatos “forasteiros” (ou seja, não moradores e não identificados com o município). Parnamirim e seu eleitorado mostraram que a coisa mudou. E os números mostram isso claramente.
Os três candidatos mais votados no município para deputado estadual são ligados a Parnamirim. O ex-prefeito Agnelo Alves (PDT) teve 20.445 votos. O deputado estadual e candidato a prefeito de Parnamirim em 2008, Gilson Moura (PV) teve 11.017 votos. E o presidente da Câmara, Rosano Taveira (foto) ficou em terceiro com 4.365 votos.
Pela primeira vez na história de Parnamirim, os três candidatos a deputado estadual mais votados no município têm ligação com a cidade Trampolim da Vitória. A análise dos números confirma esta supremacia dos candidatos “da terra”: somando os percentuais de votos de Agnelo (27%), Gilson (14,55%) e Taveira (5,76%), chegamos a 47,31% dos votos válidos para estadual.
Outro dado. O quarto candidato a estadual mais votado foi Antônio Jácome, mas o quinto foi o vereador por Parnamirim Sérgio Andrade, com 3.159 votos. Entre os dez mais votados, outro parnamirinense: o petista Eron Oliveira, com 1.561 votos em 8º lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário