Contador

Perfil de seriedade de adversários pode, paradoxalmente, beneficiar Carlos Eduardo

Cefas Carvalho

Pode parecer irônico, mas o perfil sério e a fama de bons legisladores dos candidatos a prefeito de Natal, que estão  em 2º, 3º e 4º lugares nas pesquisas de opinião pública, são justamente os fatores que podem fazer o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) ser eleito prefeito ainda no primeiro turno.
O raciocínio é simples e cartesiano. Liderando todas as pesquisas com uma vantagem entre 12 e 20 pontos sobre o segundo colocado, Carlos Eduardo sonha em vencer no 1º turno. Para isso não acontecer os candidatos Hermano Morais (PMDB), Rogério marinho (PSDB) e Fernando Mineiro (PT) teriam que subir nas pesquisas rapidamente, já que falta apenas um mês para o pleito.
O problema é que, para este crescimento das intenções de voto, os candidatos teriam de ter um perfil mais agressivo, que “encantasse” o eleitor de forma mais rápida. Perfil político de gente como Marina da Silva e Heloísa Helena que, nas duas últimas campanhas presidenciais, arrebenharam mui­tos votos em pouco tempo e levaram as eleições para o segundo turno.  Ou então de candidatos “folclóricos”, como Miguel Mossoró, que levou a campanha de 2004 para o 2º turno.
Contudo, o perfil combativo delas não é o de Mineiro, Hermano e Rogério. Os três se pontuam pelos mandatos produtivos, pela apresentação de propostas e por manter o bom nível do debate e da campanha. São considerados pelo eleitor médio como homens públicos sérios e preparados. Mas, não arrebatam votos rapidamente, como o fariam, por exemplo, em nível local, Micarla de Sousa e Wilma de Faria, que tem o perfil agressivo e guerreiro capaz de reverter uma eleição e de fascinar rapidamente o eleitor, para o bem e para o mal.
Segundo colocado na pesquisa Ibope com 17% das intenções de voto, Hermano teria que subir e torcer para Mineiro e Rogério também crescerem para forçar um segundo turno.
Contudo, justamente o perfil sério de Hermano parece colaborar para que isso não aconteça, pelo menos não na velocidade necessária para o PMDB. O raciocínio pode ser estendido a Mineiro e Rogério.

Foto: Jefferson Lira





Nenhum comentário:

Postar um comentário