Contador

Segmento audiovisual potiguar em alta no município de Macaíba

Está sendo realizado em Macaíba o “Curso de Cinema”, promovido pelo ITEC (Instituto de Estudos Culturais), em parceria com o CEPAC (Centro de Estudos, Pesquisas e Ação Cidadã). A grade curricular do curso inclui aulas de Roteiro, Direção de Fotografia, Câmera e Direção. E são ministradas pelos cineastas Geraldo Cavalcanti e Carlos Tourinho. Ao final do curso os participantes irão produzir um filme de curta metragem, cujo roteiro está sendo criado por eles mesmos. O curso é parte integrante do projeto do ponto de cultura “Cinema na Cidade”, promovido pelo ITEC, com recursos do Governo Federal, através do Programa Mais Cultura do MinC.
As aulas vão até o dia 30 de novembro e estão sendo ministradas na Casa de Cultura Popular de Macaíba e no Sinsemac.
Durante o curso de Roteiro, Geraldo Cavalcanti se reuniu com os participantes e criaram a “Câmara Setoral do Audiovisual de Macaíba” (CSAM), órgão consultivo e propositor que representa a categoria do audiovisual no município. A CSAM encaminhou, dia 22, à Câmara Municipal, para ser inserido no plano orçamentário de 2013, a proposta de criação de um centro de formação audiovisual que funcionará como curso de extensão da Faculdade de Artes dos Meios de Comunicação Audiovisual da Universidade Superior de Artes de Cuba.
A coordenação científico-pedagógica e o corpo docente do referido centro será formado por profissionais da faculdade cubana, que é uma das maiores referências em formação do segmento audiovisual em toda a América Latina. Para Cavalcanti, se a proposta for aprovada pelos vereadores e executada pelo prefeito eleito Fernando Cunha (PMN), Macaíba poderá se tornar, em 2013, a primeira cidade a ter um centro de formação audiovisual no RN e um dos melhores do Brasil, o que irá contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade e com a geração de ocupação e renda.

Foto: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário