Contador

Estudante potiguar vence Olimpíada de Língua Portuguesa e é destaque em reportagem da Folha de SP


Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil (publicado na Folha de S. Paulo)

Um estudante de José da Penha, cidade de cerca de 6.000 habitantes no Rio Grande do Norte, foi um dos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa. Neste ano, o evento teve a participação de cerca de três milhões de alunos de 40 mil escolas públicas.
Henrique Oliveira, 12, é filho de vaqueiro e escreveu um poema inspirado no pai: "Chapéu de couro e gibão,[...]/ Tudo artesanal./ Ofício de meu pai,/ Vaqueiro magistral.".
Ele tem seis irmãos e a escola onde estuda, a Ariamiro Germano da Silveira, tem 120 alunos. "Acho que vou continuar com poesia mesmo. Ou ser jogador de futebol", disse ao ser questionado sobre o futuro.
A olimpíada foi coordenada pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), em parceria com o Ministério da Educação. Vinte estudantes de todo o país participaram da premiação. Além de poema, a olimpíada premia memórias, crônica e artigo de opinião.  O aluno vencedor ganha um notebook e uma impressora. Professor e escola também são premiados. 

Foto: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário