Contador

Hospitais regionais do interior não tem estrutura para Samu

Os hospitais regionais das cidades de Apodi, Pau dos Ferros e Caraúbas e também as unidades hospitalares das cidades de São Miguel, Baraúna e Areia Branca não reúnem as condições técnicas de funcionamento para receber o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por falta de profissionais de saúde e equipamentos adequados no pronto-socorro para atender a pacientes de emergência/urgência. As ambulâncias dessas cidades estão debaixo de árvores há vários meses no Samu Metropolitano, em Macaíba.
No município de Areia Branca, que tem 25 mil habitantes, a unidade do Samu era para socorrer enfermos também do município de Porto do Mangue, que tem 5 mil habitantes. Entretanto, o hospital da cidade está sendo reformado. Não tem como receber pacientes. Atualmente funciona num prédio alugado sem estrutura adequada. Mesmo que existisse a estrutura, faltariam médicos e principalmente leitos de UTI. Em Baraúna, existe o hospital, porém também não tem médico ortopedista, pediatra, anestesiologista e leitos de UTI.
Na cidade de Apodi, que tem 34 mil habitantes e atende as cidades de Felipe Guerra (5,5 mil), Severiano Melo (5,7 mil), Rodolfo Fernandes (4,2 mil) e Itaú (5,5 mil), o Hospital Regional Hélio Marinho está em obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário