Contador

Eleições definem mapa político da Grande Natal a partir de 2013

Cefas Carvalho e José Pinto Jr.

Terminada a eleição do dia 7 passado e divulgados os resultados pelo TRE, começou-se a ver o mapa eleitoral da RegiãoMetropolitana da Grande Natal, cujos 8 municípios concentram 50% da população, do eleitorado e da economia do Estado. Com apenas a capital Natal com segundo turno, e Monte Alegre com a eleição sub judice, já se conhece o resultado dos restantes 8 municípios.
Dos 10 municípios, dos 7 prefeitos que podiam tentar reeleição (Micarla de Sousa, de Natal, abdicou da tentativa) 4 foram reeleitos, uma perdeu (Marília Dias, de Macaíba) e Graça, de Monte Alegre, espera o resultado da Justiça.
Nos outros 3 muncípios onde os prefeitos não podiam tentar reeleição, em 2, eles fizeram o sucessor (Nísia Floresta e Vera Cruz). Em São José de Mipibu, a vitória de Arlindo Dantas.
Se, na eleição de 2008, 4 mulheres foram eleitas prefeitas, em 2012, o número diminuiu. Entre 8 prefeitos eleitos, apenas uma prefeita: Camila Ferreira, de Nísia Floresta. A definição de Monte Alegre pode computar 2 mulheres entre 8 homens, ou confirmar a maioria masculina de 9 a 1.

NATAL
Carlos Eduardo Alves (PDT) e Hermano Morais (PMDB) disputam o segundo turno. Carlos foi o campeão de votos, e Hermano teve apenas 1.465 votos de maioria sobre Fernando Mineiro (PT). A expectativa agora é ver se o PT que declarou apoio no 2º turno a Carlos Eduardo, pode favorecer o pedetista.

PARNAMIRIM
O prefeito Mauricio Marqies foi eleito com 55, 41% dos votos, vencendo Gilson Moura (PV), que teve 39,27%. Veja mais detalhes da eleição parnamirinense neste blog, abaixo.

MONTE ALEGRE
Curiosamente, o único município da RMN onde não se sabe quem vai administrar a Prefeitura. As duas únicas candidaturas - de Graça Marques (PSD) e Severino da Irmã Dulce (PMDB) - foram impugnadas pelo TRE, que considerou que ambos tiveram 0 votação. Nesta semana, o TRE deve tomar alguma posição quanto à insólita situação.

VERA CRUZ
No mais novo município da Grande Natal, o candidato apoiado pelo prefeito Marcos Cabral, João Paulo, do PMDB, ganhou com tranquilidade sobre a adversária Marileide, do PSD.  João ganhou com 60,50% contra 39,50% da outra candidata.

MACAÍBA
Não houve surpresa. Volta ao poder o ex-prefeito Fernando Cunha, do PMN, com 52,53 dos votos válidos. A vitória de Fernando é também uma vitória do presidente da Assembleia Legislativa do Rio grande do Norte, Ricardo Mota, principal padrinho do candidato vencedor. A prefeita Maríla Dias (PMDB) ficou em segundo lugar com 40,76% dos votos. Marília não fez uma administração ruim, mas mostrou inabilidade para resolver  as intrigas políticas dentro do grupo. Inclusive, mantendo auxiliares que mais desagregavam que ajudavam. O médico Menguita, do PSB, entrou na campanha por solidariedade ao ex-prefeito Luizinho e achando que a população entenderia sua mensagem de resgatar os valores locais, como o bairrismo. Deu errado, pois a campanha polarizou entre duas estruturas deixando Menguita com míseros 6,7% dos votos válidos.

EXTREMOZ
Favorito, o prefeito Klauss Rego foi reeleito com 47,03% dos votos, boa votação, considerando que o município tinha 5 candidatos. Quem chegou mais perto foi o ex-prefeito Enilton Trindade (PR) com 26,25%. Macho, do PSDB,  teve 19,26%, Carlos Nazareno do PPS obteve 6,51% e Gileno Guanabara (PT) registrou 0,95%.

SÃO JOSÉ DE MIPIBU
No município de São José de Mipibú, este ano, não aconteceu a briga entre a Família Ferreira e a família Dantas, no enfrentamento pelos mesmos cargos. Pois, Joanilson apoiou Arlindo do PMDB, colocando sua sobrinha Fernanda Moraes como candidata a vice-prefeita. Arlindo Dantas foi eleito com 51,01% dos votos. Por outro lado, Norma, a filha de Janilson Ferreira, falecido na semana passada, que é prefeita, tem uma das mais desgastadas administrações da história política do município. Norma Ferreira apoiou o presidente da Câmara Municipal, Kerinho Ribeiro, que ficou com 40,76%, apesar do apoio de Norma. Se for observada a falta de estrutura de Kerinho, ele foi vencedor moral da campanha.

NÍSIA FLORESTA
Na terra das belas lagoas e praias, deu o esperado: Camila Ferreira do DEM, que venceu com 57,51% dos votos válidos. Prevaleceu a liderança do prefeito George Ney que chegou a dizer que teria que inventar um candidato de oposição, porque todos desistiam de enfrentá-lo. Pois bem, surgiu a própria vice-prefeirta Marize Leite(PRP) que obteve 42,49% dos votos. Para um município em que o prefeito iria apresentar uma candidata à situação e procurar um oposicionista até que Marize se saiu bem.

CEARÁ
MIRIM
No município de Ceará-Mirim , venceu o candidato à reeleição Antonio Peixoto, do PR, com 31,96% do votos. Embora a administração de Peixoto fosse mal avaliada, este se beneficiou de sua própria humildade e, principalmente, da desunião da oposição, pois todos os nomes preferiram a reeleição do prefeito a abrirem mão de seus projetos pessoais. Edinólia Melo, do PMDB, ficou com: 30,13% dos votos; Júlio Cezar 23,52; Dr. Marcílio com 13,29; e Dedé Luz não encontrou o eleitor na escuridão de 1,10%.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE
O prefeito Jaime Calado não ficou em silêncio um só minuto e costurou uma aliança que trouxe para seu palanque o principal adversário: Poti Junior, vindo a compor a chapa com vice-prefeito eleito Poti Neto. Inclusive, é filho do jornalista bom caráter Paulo Tarcísio Cavalcanti . Jaime conseguiu, na primeira admistração, fazer uma gestão elogiada, elegendo a educação como ancora de seu governo. Vamos aos números: Jaime Calado 61,92 por cento dos votos válidos. Professora Tereza 27,92 dos votos (PSDC); Ana maria Cavalcanti, do PSC, 5,84% dos votos; Zé Targino, do PRP, obteve 4,32 % dos votos, e Missionária Lourdes deve ter se ausentado da campanha para cumprir outra missão fora do município em questão, pois obteve zero votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário