Contador

Desertificação já é realidade no Vale do Assu, diz geólogo


O geólogo Eugênio Fonseca Pimentel afirmou durante reunião do Programa de Ação Estadual de Combate a Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE), em Caicó, na semana passada, que o problema da desertificação já é uma realidade na região do Vale do Açu. Ele advertiu ser necessário que haja a preocupação da sociedade com relação a este fato.
Eugenio Pimentel enfatizou é preciso novas alternativas para substituir a matriz energética do parque ceramista do Vale do Açu para que seja possível conter o avanço da desertificação em conseqüência da retirada da vegetação nativa, que é utilizada como combustível pelos fornos das cerâmicas.
A programação ocorrida em Caicó foi o desfecho de um ciclo de eventos do gênero que anteriormente percorreu as cidades de Mossoró e Pau dos Ferros. Eugênio Pimentel, que é servidor da Prefeitura do Assu, destacou que a oficina técnica deu sequência à discussão em torno da elaboração do PAE potiguar. Ele disse que as atividades são necessárias para que o programa seja legitimado e que possa realmente ser um produto de execução de ações práticas na busca do combate à desertificação e na mitigação dos efeitos da seca no Estado.
A programação foi fruto de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Ministério do Meio Ambiente, Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Articulação do Semi-árido Potiguar (Asa), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a GTZ - Cooperação Técnica Alemã.
O secretário de Tributação do Assu, Ricarte Legítimo, está ultimando providências no sentido de colocar em funcionamento os guichês do Correspondente Bancário que será implantado na secretaria, no Centro Administrativo Prefeito Edgard Borges Montenegro. Serão três pontos de atendimento. Ricarte Legitimo informou que a ação foi uma recomendação do prefeito Ivan Lopes Júnior e se propõe a disponibilizar mais conforto, comodidade e rapidez aos contribuintes.

Um comentário:

  1. Infelizmente isso é uma verdade, na época que trabalhei na Promotoria de Justiça de Assu-RN, cansei de ver as dezenas de caminhões carregadíssimos de lenha, madeira oriundas das últimas reservas da Caatinga do Vale do Rio Assu-RN, fora as centenas de caminhões carregando areia do Rio Assu, na frente de todo mundo...

    att,

    Kalhil Pereira
    www.meliponariodosertao.blogspot.com
    Mossoró-RN

    ResponderExcluir