Contador

População desconhece serviços gratuitos oferecidos em clínica de enfermagem


Da Redação do Potiguar Noticias

Inaugurada em 11 de setembro do ano passado, a clínica de enfermagem da Universidade Potiguar em Parnamirim está com uma demanda muito pequena, mesmo oferecendo serviços gratuitos, em vista a superlotação dos postos de saúde da cidade. A principal causa dessa pouca demanda é a ausência de informação.
Segundo a enfermeira Fátima Amaral (foto), coordenadora da clínica, não houve uma divulgação oficial. “Nós praticamente não fizemos uma divulgação. As pessoas que vem aqui ficaram sabendo pelo boca a boca mesmo”, atesta.
Ela conta que há alguns dias estão fazendo uma divulgação. “Fomos à rádio comunitária e falamos a respeito. Fizemos panfletos e estamos espalhando nos locais onde há grande movimento na cidade, como os supermercados e os ônibus. Esperamos que a situação mude”, afirma.
A enfermeira faz questão de frisar todos os serviços na clínica são gratuitos e que a demanda é espontânea, ou seja, qualquer pessoa pode chegar lá que será atendido. A clínica só exige a prescrição médica nos casos de administração de medicações injetáveis. Além disso, a clínica oferece o exame preventivo (Papanicolau), o teste do pezinho, com nebulização, vacinas para adultos (antitetânica e anti-hepatite B), curativos, retirada de pontos, cateterismo vesical (troca de sondas) e verificação de pressão arterial.
“Os únicos lugares onde é oferecido esse serviço gratuito são em alguns postos de saúde. Mas lá a demanda é imensa e não tem condições de atender. Sem contar que o resultado dos preventivos feitos lá costuma sair em 30 ou 60 dias. Aqui é no máximo em 15 dias”, aponta a coordenadora.
PARCERIA
A Clínica de Enfermagem é uma parceria da prefeitura de Parnamirim com a Universidade Potiguar (UnP). A universidade fornece os equipamentos, uma técnica de enfermagem, e uma enfermeira, que é a própria Fátima. A prefeitura traz três estagiárias em enfermagem e divide o resto dos insumos com a Unp.
A clínica está localizada no bairro de Santos Reis, na Rua Aspirante Santos, próximo ao Mercado Novo e funciona de segunda a sexta, das 8 às 12 no período da manhã e das 14 às 17h, a tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário