Contador

Falta de renovação política perpetua “caciques” na Grande Natal

José Pinto Junior e
Cefas Carvalho


A falta de renovação de quadros políticos no Rio Grande do Norte, traz à tona velhos “caciques” políticos que devem ter destaque na eleição de 2012. Na Região Metropolitana de Natal, a situação parece ainda mais acentuada. Ainda que boa parte dos prefeitos enfrente desgaste e tenha dificuldades em se reeleger, os oposicionistas quase sempre são velhos conhecidos do eleitor.
Em Natal, os dois favoritos para a Prefeitura são justamente os administradores anteriores à prefeita Micarla de Sousa: Wilma de Faria e Carlos Eduardo Alves. Wilma foi governadora por oito anos e Carlos tentou chegar ao Governo em 2010.
Em Parnamirim, tudo indica que a eleição será polarizada entre o atual prefeito Maurício Marques e o deputado estadual Gilson Moura, repetindo a disputa de 2008. “Raposa” da política potiguar, o deputado estadual Agnelo Alves - prefeito de Parnamirim por duas vzees - deverá participar da campanha, possivelmente apoiando Maurício.
Nos demais municípios da Grande Natal, quase nenhuma possibilidade de renovação. Em Macaíba, dois ex-prefeitos, Fernando Cunha Lima e Luizinho Soares deverão ser candidatos. Em Ceará-Mirim, a ex-prefeita Edinólia Melo deverá tentar novamente a prefeitura, em nova disputa com o atual prefeito Antônio Peixoto. Em Extremoz, mais um ex-prefeito, Enilton Trindade, deverá enfrentar o ex-aliado e atual prefeito Klauss Rego.
Em Monte Alegre, a situação se repete. A atual prefeita deverá enfrentar o ex-prefeito Solon Ubarana, velho líder político do município.
Em São José do Mipibu, o ex-prefeito Arlindo Dantas é o favorito para a disputa municipal, devendo enfrentar - aí sim, um nome novo para o Executivo - o presidente da Câmara Municipal, Kericles Ribeiro, o Kerinho.
Em São Gonçalo do Amarante, existe a possibilidade do ex-prefeito e atual deputado Poti Júnior concorrer à Prefeitura, enfrentando o prefeito Jaime Calado. Até o momento, na RMN os dois únicos municípios onde ex-prefeitos e lideranças que já tentaram o Executivo não estarão na disputa são Vera Cruz e Nísia Floresta, onde situação e oposição não definiram os candidatos e nem existem candidaturas naturais ao Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário