Contador

Prefeito de Parnamirim Mauricio Marques: "Sei que Agnelo vai me apoiar"

O prefeito de Parnamirim Maurício Marques esteve no Alpendre do PN, onde concedeu entrevista aos jornalistas José Pinto Júnior e Cefas Carvalho sobre administração, política e 2012.

Prefeito, o senhor esteve em Brasília recentemente, quais as novidades para Parnamirim?
Parnamirim tem obras com recursos próprios e com recursos do governo federal, nós não temos obras do Estado. E sempre há dificuldades, claro, a gente vai a Brasília, no ministério onde gera o início dos processos e dessa vez a gente vai usar a Caixa Econômica Federal para dar uma pincelada final, para a liberação da obra de saneamento que está para acontecer até o final do mês. Essa foi uma reunião proveitosa, na qual eu voltei a Parnamirim com a certeza de que a obra será liberada até o final do mês. Eu estou dizendo até o final do mês, mas poderá ocorrer até final da próxima semana.

Então o saneamento vai sair mesmo?
Lutamos muito e agora me alegro em saber que nós já estamos prontos. Já licitamos muitas vezes uma obra de 9 milhões de reais que vamos começar os trabalhos já no próximo mês; já estamos com uma autorização e, em breve, estaremos lançando um edital para finalmente pavimentar o Parque Industrial; e voltamos para o ministério das relações institucionais com a certeza que uma vez começando o saneamento nós vamos levar o projeto para dar entrada no parque 2. Isso foi um compromisso da, hoje, ministra Miriam Belchior. Quando ela prometeu era responsável pelo Parque. Quando começar o saneamento nós retornaremos o OVU para o saneamento de Parnamirim. A partir de 15 de outubro nós vamos fazer a análise do projeto, então, um projeto proveitoso em que nós vamos usar o BNDES, sondar uma possibilidade de empréstimo para fazer outras obras, isso é uma etapa posterior que em breve nós teremos notícia.

Vamos falar de política...
A política é um tema importante e oportuno porque estamos num momento de decisão. Até o dia 30 de setembro haverá uma verdadeira corrida de migração, de pré-candidatos dos partidos, de desistências, de novos candidatos. Isso gera uma especulação muito grande, querendo ou não o prefeito está envolvido com essas questões.

E principalmente um prefeito candidato a reeleição. O deputado Agnelo Alves esteve aqui no Alpendre do PN e falou da possibilidade de ter o apoio de Gilson, caso fosse candidato a prefeito. Depois Gilson veio e disse que era ele que espera o apoio de Agnelo. Como é que o senhor lê essas manchetes?
Eu começo dizendo o seguinte: Quem é que não quer o apoio de Agnelo Alves? Ele foi o maior prefeito deste município. Agora, para se ter o apoio de Agnelo é preciso ter algumas coisinhas básicas que são parecidas com ele: ser de Parnamirim, ter história, ter trabalho e ser leal. Então, nesses quatro quesitos, eu não tenho nenhuma dúvida que Agnelo irá nos acompanhar, até porque nós estreitamos mais nossos encontros, ao invés de ser apenas na segunda-feira, nos encontramos nas segundas e quintas. Então todo mundo fala, todo mundo gasta papel, os jornais têm de fazer isso, porque são os veículos de informação para a população. Mas não é qualquer um que tem o apoio de Agnelo Alves, tem que ter história, tem que ser leal, e eu sou, sempre fui como Agnelo Alves. Não estou preocupado com esse quesito, pois as conversas que nós temos começaram desde 1996 e Agnelo naquela ocasião disse que “não tivemos sucesso, mas se continuarmos juntos nós vamos ter”. Estamos juntos, ganhamos as eleições em 2008, ganhamos em 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2010, e estaremos juntos para ganhar em 2012. Eu estou do lado de Agnelo e ele está comigo. Agora, as conversas, as negociações são projetos futuros e isso só quem sabe disso sou e Agnelo. Sei que ele vai me apoiar.

Ou seja, nessas conversas Agnelo disse que apoiaria o senhor ...
Não só me disse, como sou autorizado a dizer que Agnelo irá me acompanhar na minha reeleição.

E como é que o senhor vê o embate? O senhor acredita que acha que pode surgir um terceiro, um quarto candidato ou que alguma coisa possa mudar o quadro?
Nós somos hoje uma cidade invejável, nós crescemos muito, somos a terceira cidade do Estado. A cada ano a cidade aumenta, então todos querem ser prefeito de Parnamirim. Quanto mais candidato melhor, pois mais propostas a população vai olhar. Eu não sou contra ninguém, não olho no retrovisor. Agora, eu me pauto na minha história, na forma com que eu me comporto não só com meus companheiros de trabalho, mas com a população também. Eu me comporto muito em cima do que eu disse, e não era uma promessa, era um compromisso que nós estamos cumprindo. E quanto mais candidatos melhor, porque a população vai poder avaliar. Não me preocupo com quem será meu principal adversário.

O senhor falou na questão do dia 30 de setembro e irão ter as datas limites para as trocas de partido. Especula-se que Agnelo poderia estar mudando de partido, o senhor crê que ele continuará no PDT, que o PDT irá marchar unido com a mesma formação atual?
O PSD é um partido hoje que atrai pessoas e quem está insatisfeito com o seu partido, o destino é o PSD. Agnelo nunca me externou insatisfação com o PDT. Pelo contrário. Eu sou vice-presidente estadual do PDT, e agora recentemente me disseram o seguinte: você vai continuar prefeito municipal, porque você é o candidato a prefeito. Então, se Agnelo pretende mudar ele nunca me disse, e se ele mudar nada irá mudar em nosso relacionamento. Eu quero repetir, nós juntos fomos o grupo que aumentou o período de reeleição 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2010 e vamos ganhar em 2012.

Prefeito, vários dos problemas de Parnamirim são ligados a problemas gerais na Grande Natal e isso incide no diálogo entre os prefeitos, como está sendo o diálogo entre a prefeita Micarla, de Macaíba, com os prefeitos dos municípios que fazem fronteira com Parnamirim e você?
Eu tenho um grande relacionamento com Marília, tenho um bom relacionamento com Graça Marques, com Jaime Calado. Agora com a de Natal não tenho um bom relacionamento por causa da questão política. Nós nos falamos, mas essa questão política é um pouco forte, embora eu não tenha nada contra ninguém. Mas aquela tentativa de fechamento do transbordo em Natal quando eu tinha um convênio assinado por mim e por Micarla que era válido até janeiro de 2013 e tentaram fechar a obra, eu fiquei achando que ali não era lugar para parceria. Mas eu tentei falar com Micarla, e disse a ela na festa do desembargador Saraiva Sobrinho e disse a ela que foi o jeito se abrir pela justiça, só que mesmo aberto pela justiça fiz um projeto de se fazer um transbordo coberto, para não ter aves por causa da aviação. Estou aguardando apenas as licenças de liberação ambientais. Então, meu relacionamento, com Jaime, Marília e Graça é diferente. Com ela é porque existe essa questão partidária. Mesmo assim eu a abraço, beijo, porque ela é simpática, é carismática, mas eu não sei se agüentaria o que ela está passando, mas nada contra ela.

Um líder do seu partido é um dos favoritos pelas pesquisas para assumir a prefeitura de Natal, que é o Carlos Eduardo...
Que tem o meu total apoio e irrestrito. E na fronteira de Parnamirim e Natal, lá em Nova Parnamirim, eu vou estar saindo dali com ele para lado a lado estarmos um defendendo o outro. Carlos Eduardo será m grande candidato, o presidente do meu partido tem uma boa história, é bem avaliado. Eu acho que Carlos Eduardo será uma grande projeção. Ele é um homem de bem, um homem sério, as pessoas estão com saudades dele na cidade do Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário