Contador

2012: “Fim do mundo” para Micarla e Wilma?

Cefas Carvalho

Graças ao filme-catástrofe hollywoodiano "2012", que foi sucesso de público e bilheteria há dois anos nos cinemas, soube-se que uma antiga previsão cientifica dos Maias (o povo pré-Colombiano, não a família formada por José Agripino, Felipe, etc.) vaticinava o fim do mundo para 2012. Pelo menos para alguns personagens políticos, 2012 deverá ser o fim do mundo, sim, pelo menos para o mundo político deles. Dentre estes, destacam-se a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB).
Na verdade, para Micarla 2011 já se assemelhou ao fim do mundo. Caos político-administrativo na Prefeitura, movimento Fora Micarla, que paralisou a Câmara Municipal e ganhou repercussão nacional, mudança frenética de secretariado, desaprovação de 92% ao seu governo nas pesquisas, votação para abertura de processo de impeachment na Câmara, enfim, o apocalipse, sem nenhum trocadilho com a atual inclinação religiosa da prefeita, que tornou-se evangélica em 2011 com pompa e circunstância e em mais de uma ocasião afirmou que lutava contra as "forças das trevas".
Mas a situação de Micarla em 2012 segue um famoso axioma da lei de Murphy que assinala "nada é tão ruim que não pode ficar pior". Neste ano, Micarla parece não ter dado indícios que vá reverter o caos. Insiste que sua administração é boa, que está sendo perseguida e faz mistério em relação à sua candidatura à reeleição. O fim do mundo para Micarla seria em 2012 tentar a reeleição e perder feio.

WILMA
Governadora em 2010 com possibilidade de fazer o sucessor e ser eleita senadora, Wilma de Faria viu seus projetos evaporarem em outubro daquele mesmo ano. Passou o ano de 2011 tentando sobreviver politicamente, juntando os cacos do PSB e respondendo as críticas da governadora Rosalba Ciarlini a seu governo. Mas, seu 2011 foi marcado pela sombra do filho Lauro Maia, ainda às voltas com a Polícia Federal (efeito Foliaduto) e com a inclusão do seu nome em mais um escândalo no apagar das luzes de 2011.
Merecedora da alcunha de "Guerreira", Wilma tem chances reais de dar a volta em 2012, candidatando-se à Prefeitura de Natal e vencendo, por exemplo. Mas, se o desgaste inviabilizar sua candidatura ou se for candidata e perder, Wilma conhecerá em 2012 seu fim do mundo político particular, de maneira que terá sua carreira política seriamente comprometida.

4 comentários:

  1. aff's porquue ficam falando do fim do mundo??
    respeito quem acredita mais eu nao

    ResponderExcluir
  2. Realmente, 2012 deveria ser o fim para todos os políticos corruptos, dos juros abusivos e das taxas bancárias que tira o sono dos correntistas.Não poderíamos nos esquecer das filas quilométricas dos postos de saúde e das estradas federais, os enormes buracos e erosões que grandes problemas causam aos seus usuários.Que 2012 seja o fim de tudo isso!

    ResponderExcluir
  3. Eu, sinceramente, NÃO SEI se isso vai acontecer!

    ResponderExcluir