Contador

Bartô Moreira: “Estão tentando me extorquir, mas mantenho a candidatura”


Candidato ao Governo do Estado pelo PRTB, Bartô Moreira veio ao “Alpendre do PN” falar sobre a crise que vitimou seu partido. Em entrevista aos jornalistas Cefas Carvalho e Rômulo Estânrley falou sobre os problemas do PRTB. Confira:

Começaremos falando sobre o assunto do momento, o problema que envolve a sua candidatura e o seu partido. Pode nos esclarecer sobre esse tema?

O que aconteceu foi que eu expus uma denúncia em que falava sobre os processos em que a candidata ao governo atual e senadora, Rosalba Ciarlini, estava respondendo por falhas administrativas. Em seguida, isso desencadeou uma série de problemas. Inclusive, com a vice- governadora e o seu marido, que são de Mossoró, e depois da veiculação desse programa, ela entrou com um pedido de renúncia. Logo após ter tentado me extorquir, me pedindo 32 mil reais. E como não tenho dinheiro sequer para bancar a minha campanha, não teria também para doar ao prazer de ninguém. Por esse motivo, lamentavelmente, eles entraram com esse pedido de denúncia. O vice já será substituído e a campanha continuará. Não compactuarei com esse tipo de campanha e extorsão para fins indefinidos.

A ex candidata a vice-governadora, Elisabeth Mendes, e o candidato ao senado, Marcônio Cruz, saíram disparando e acusaram o senhor de está recebendo dinheiro do sistema governista. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

Eu não estou recebendo dinheiro nenhum, inclusive a minha declaração com os gastos de minha campanha está aí aberto para qualquer pessoa ver. A minha posição de candidato ao governo, tem sido de mostrar as deficiências que os estado vem passando, não importa se candidato A, B ou C esteja no governo ou se já esteve. O importante é que o leitor de Natal e do Rio Grande do Norte precisa saber sobre as dificuldades que o Estado enfrenta e quem deverá ser melhor para governar o Rio Grande do Norte, independente de A, B ou C. Não tenho pacto nenhum com os candidatos.

Então, de onde você acha que eles tiraram essa informação em que alegam que houve um aumento de seus bens?

Eu não sei de onde eles tiraram isso, só sei que eles devem ter alguém por trás disso os incentivando. Marcônio Cruz até ontem estava do meu lado, depois que as coisas vieram à tona, simplesmente o pessoal de Mossoró, a vice, e o namorado dela, acharam por bem não mais participar da campanha. Quaisquer uns de nós podem fazer críticas, e eu faço a quem eu acho que deva fazer, desde que eu não degrina a imagem de nenhum deles.
Os processos da senadora estão no side do tribunal de justiça, e não sou eu que inventei essa história.

E com a aventual desistência da candidata a vice-governadora, Elisabeth Mendes. Como fica a sua candidatura após isso?

Minha candidatura continua normal, e como eu disse o meu vice já está sendo apresentado ao TRE. Estou aguardando somente ela oficializar esse pedido e a campanha seguirá em frente. Vou tentar ganhar essa eleição.

O senhor acha que essa denúncia pode atrapalhar, desgastando a sua campanha?

Não, porque na forma que eles estão saindo é maneira muito mesquinha, pequena e ridícula. Eles estão saindo porque não tenho dinheiro a oferecer para eles. Tentando me extorquir. Por essa forma, estão tomando essa decisão.

Em relação a sua candidatura, como foi que ela surgiu e por que você decidiu disputar o governo do estado?

A minha candidatura surgiu porque o Rio Grande do Norte precisa ter um governo solidário, propositivo e voltado para o segmento dos mais necessitados. Isso é o motivo da minha candidatura. Eu não vim aqui para brincadeira e nem ter pacto com nenhum dos candidatos a governador.
Estou disputando com eles em par de igualdade. Embora a disparidade financeira seja tamanha, o voto do eleitor tem o mesmo tamanho. E o que estou disputando é o voto dos eleitores, e o que for preciso eu dizer para conscientizar os votos dos eleitores eu farei.
Eles estão tentando tirar o meu programa do ar e calar a minha voz, saindo do cenário político porque estou incomodando. Mas se estou incomodando, é porque estou crescendo na opinião pública.

Qual são as metas do seu partido, o PRTB, para essa eleição?

Nós temos vários projetos, como o Eerotrem, que é um transporte moderno, seguro, veloz e qualificado. Por exemplo, de Mossoró até Natal, ele duraria em torno de 35 a 40 minutos. Ou seja, você poderia morar em Natal e trabalhar em Mossoró e vice-versa.
Queremos muito expandir esse projeto por todo o estado.
Para saúde, queremos fazer hospitais de alta, média e baixa complexidade para todos os nossos municípios. Para que o cidadão não precise mais ser transportado para a grande Natal, por não ter infra-estrutura hospitalar eficaz em suas cidades, correndo o risco de até morrer no caminho. Vamos estruturar a saúde para o Rio Grande do Norte.

As acusações feitas por Marconi são graves, onde ele diz apresentar documentos que comprovem essas acusações. Isso caberia um processo judicial?

Com certeza entrarei com um processo judicial contra Marconi Cruz, Eronildes e contra a vice. Todos os três tentaram-me extorquir. Sofri pressões, e isso é um crime eleitoral. Por isso, eles retiraram as suas candidaturas.
Minha campanha seguirá em frente e nós teremos a substituição do nosso vice.

Em um eventual segundo turno dos que estão liderando as pesquisas. Qual será a sua postura e qual você tende a apoiar? Sendo por exemplo, Iberê e Rosalba?

Primeiramente, eu pretendo ir para o segundo turno. A minha postura de hoje é trabalhar e lutar para tentar o voto dos Norte-rio-grandenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário