Contador

Contradições marcam premiação de Prefeitura de Natal por instituto ambiental

Da Redação do Potiguar Notícias

Entre jornalistas e formadores de opinião é sabido que o grande trunfo da administração Micarla de Sousa é a comunicação. Não à toa, afinal, a prefeita é jornalista por profissão e dona de uma emissora de TV.
Daí o fato de que mesmo com baixos índices de aprovação mostrados por pesquisas de opinião pública, a publicidade da administração e da imagem pessoal de Micarla é considerada boa. Na propaganda, Natal parece a cidade dos sonhos para se viver.
Contudo, os excessos podem trazer (mais) problemas para a prefeita. Uma prova disso é o conflito de informações sobre a Medalha Socioambiental Chico Mendes, recebida pela administração Micarla em evento em São Paulo, no dia 24 de agosto passado.
Nas matérias institucionais divulgadas pela assessoria de Comunicação, a Prefeitura é mostrada como uma das premiadas, e lista as ações que teriam valido à Prefeitura o prêmio. Os releases não indicam quantas outras prefeituras e empresas também receberam a medalha.
Porém, quando se acessa o site oficial do Instituto Chico Mendes, responsável pela entrega das medalhas, (http://www.institutochicomendes.org.br/viewNoticias.php?id=491) não se vê o nome da Prefeitura de Natal. Também no Anuário de Responsabilidade Socioambiental "Por um Fio", que reúne experiências bem sucedidas em relação ao meio ambiente, não está a Prefeitura de Natal.
Na verdade, em nenhum lugar no site é encontrado o nome Prefeitura de Natal. E no único link para a relação das empresas e órgãos aperecem 48 delas. Prefeituras, são sete: Itumbiara, São Paulo, Anápolis, Cubatão, São Vicente, Santana do Parnaíba e Goiânia.
Entre as empresas, Gerdau, Basf, Honda, entre outras. A Petrobrás está entre as premiadas.
Chama a atenção o fato dos “releases” da Prefeitura não citarem as demais prefeituras premiadas e as empresas, dando a entender que a única medalha foi para a Prefeitura de Natal.
O material de divulgação estatal fala pouco sobre a premiação e prefere se deter nas ações que teriam levado a municipalidade a receber a medalha e também sobre a vida de Chico Mendes, que dá nome ao prêmio.
A reportagem do PN tentou entrar em contato com o Instituto Chico Mendes para esclarecer o possível mal entendido, mas não obteve retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário