Contador

Moradores lançam campanha S.O.S. Rio Pitimbu

Da Redação do PN

O Rio Pitimbu está morrendo. Como última saída para sua salvação, os moradores de Nova Parnamirim e conjuntos residenciais da Coophab (Cidade dos Jardins, Jardins das Nações e Esplanada dos Jardins) estão lançando a campanha “Salvem o Rio Pitimbu!”. O líder comunitário Emerson Cavalcante diz que “o Rio Pitimbu está morrendo aos poucos e ninguém está fazendo nada”.
Segundo Emerson, o Pitimbu, até desaguar na lagoa do Jiqui, topa em uma dúzia de barragens, enfrenta a resistência do matagal fechado, desaparece sob o asfalto, corre por trás de um cemitério, ao lado de um presídio e sob os trilhos do trem. “O cenário nos deixa triste. Hoje, o rio não passa de uma lâmina d’água”.
Segundo o líder comunitário, os moradores dos conjuntos da Coophab estão se mobilizando em mais uma campanha no sentido de alertar a população para salvar o Rio Pitimbu. Para ele, a gestão da bacia tem de ser integrada entre poder público e sociedade. “Ninguém faz nada sozinho. É preciso que haja o envolvimento da sociedade para que ela colabore com a preservação e cobre aos gestores públicos as ações de políticas públicas’’, disse.
O Rio Pitimbu tem 34 quilômetros de extensão, mas a sua bacia tem um entorno de 125 quilômetros quadrados, sendo as duas maiores partes pertencentes à Macaíba e Parnamirim. Natal tem por volta de 10 quilômetros quadrados.
Emerson Cavalcante lamentou que o despejo de esgotos domésticos no Rio Pitimbu ocorra por falta de conscientização da população, que está ligando esgotos de forma clandestina à rede de águas pluviais construída pela Prefeitura de Parnamirim para escoar águas de chuvas na área do Cemitério de Monte Castelo. “Esses esgotos estão sendo despejados no Rio Pitimbu. “É importante que se faça uma séria averiguação para que providências sejam tomadas”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário