Contador

Revanches, ódios e paixões marcarão eleições na Grande Natal

Cefas Carvalho

As eleições municipais de 2012 na Região Metropolitana de Natal deverão ser marcadas por passionalidade, ódios guardados (ou nem tão guardados assim) e revanches, ou seja, “2º e mesmo um “3º rounds” entre adversários políticos.
Esta parece ser a tônica em pelo menos em 7 dos 10 municípios da RMN. Em quatro municípios, haverá “revanches”. Em Parnamirim, é certo um 2º round entre o prefeito Maurício Marques e o deputado Gilson Moura. Apenas em Vera Cruz, São José de Mipibu e Nísia Floresta as eleições não se encaixam em revanches ou ódios.
Em 2008, faltando nove meses para o pleito, Gilson liderava as pesquisas de intenção de voto com folga. Ao longo dos meses, Maurício reverteu o quadro, até ser eleito com pequena diferença de votos. Gilson passou a fazer oposição a Maurício e manteve-se em pré-campanha durante todo o tempo.
MONTE ALEGRE
Em Monte Alegre, a prefeita Graça Marques deverá enfrentar Severino Rodrigues. Graça venceu Severino, que recebeu apoio do então prefeito Solon Ubarana.
SÃO GONÇALO
São Gonçalo do Amarante deverá testemunhar mais um embate entre o prefeito Jaime Calado e um membro da tradicional família Cavalcanti (possivelmente o deputado Poti Júnior, ex-prefeito do município). Em 2008, Jaime derrou Jarbas Cavalcanti, primo de Poti.
Existe a possibilidade do ex-deputado Alexandre Cavalcanti, irmão de Poti, ser o candidato do grupo contra Jaime (mantendo, assim, Poti na Assembléia Legislativa). Mas, Poti mantém o favoritismo como candidato do grupo.
CEARÁ-MIRIM
Em Ceará-Mirim, um 3º round se avizinha. O prefeito Peixoto deverá enfrentar novamente Edinólia Melo, que foi eleita prefeita em 2004 derrotando justamente o próprio Peixoto. Em 2008, se vingou vencendo e derrotando o candidato de Edinólia e Geraldo Melo, Fernando Gaspar.

Um comentário:

  1. Disputas eleitorais são nescessárias para consolidação da democracia em todas as localidades deste nosso grande país. Em Natal vejo com bons olhos o nome de Júnior da Caixa para Vereador de Natal.

    Ma Prazeres
    leitora

    ResponderExcluir