Contador

Cia Amigos do Rei encena espetáculo inspirado em obra prima de Beckett

Quando, em RETICÊNCIAS, peça dirigida por Luciano Luz baseada em "Esperando Godot", de Samuel Beckett, "se levantar o pano", o público verá o universo vazio de quatro loucos; só há, no meio, uma árvore solitária e algumas cadeiras velhas do lixão e pedaços de cordas. Esse pequeno universo é povoado por quatro moradores de rua que enlouqueceram, Poço (Luis Freitas), Didi (Glênio de Castro), Loco(Ìvis Brito) e Escapole (Bruno Leonardo), esperam por algo ou alguém: não sabem quando "ele" chegará, nem sequer sabem por que esperam. Mas estão esperando. Já estão ligeiramente desesperando e desesperados, até de viver, pois não poderiam viver sem esperar. E este é o pretexto dos quatro para viverem juntos e esperarem juntos. Por que juntos? Tampouco sabem.
De vez em quando, um deles já tentou separar-se do outro, talvez fazendo uma espécie de excursão a outra dimensão. Mas sempre volta. Nada feito. Só resta esperar. Até quando? Perguntam. Ninguém responde. A paisagem e o céu continuam vazios. Não acontece nada enquanto tudo pode acontecer. O único fato é este: esperam.
Entrementes, conversam. Mas não há tema de conversa, a não ser o de que o tempo passa e "ele" não chega. Essa conversa é na verdade um monólogo, irresistivelmente cômico, farsista. Afinal, a gente se diverte como pode, esperando.
Já não acreditam. Pretendem enforcar-se na árvore... Que fazer? Esperar? Se desesperar? Enlouquecer?
En Attendant Godot foi representado, pela primeira vez, em 13 de janeiro de 1953, num pequeno teatro de vanguarda, no Théâtre de Babylone, em Paris. Ficou em cartaz durante o ano inteiro. Teve o mesmo sucesso em Londres, em 1955, e em Nova York, em 1956. A peça foi traduzida para dezoito línguas e representada em todos os teatros do mundo, em Roma e Hamburgo, em Madri e Varsóvia, em Praga e Estocolmo. É, até hoje, o maior sucesso teatral de uma peça nova neste século. É um sucesso totalmente misterioso e inexplicável.

Samuel Beckett nasceu em 1906, em Dublin, mas de família rigorosamente protestante, de um rigor só compreensível na minoria de um país tão rigorosamente católico como é a Irlanda. Mais tarde, Beckett traduziu para o inglês todas as suas obras escritas em francês, e para o francês todas as suas obras escritas em inglês. Em 1969, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Esperando Godot já não era representado em pequenos teatros de vanguarda, mas nas grandes casas, até na conservadoríssima Comédie Française, o teatro nacional da França. A obra virara um clássico. E começaram a chover as interpretações. RETICÊNCIAS é mais uma dessas interpretações. Que você possa viajar nesse universo do absurdo e da loucura de ser simplesmente humano.

SERVIÇO:
ESPETÁCULO RETICÊNCIAS
QUANDO: QUARTA DIA 07 E QUINTA DIA 08 DE DEZEMBRO DE 2011
HORÁRIO: 20h
ONDE: AUDITÓRIO DA IGREJA DO NAZARENO NA Av BERNARDO VIEIRA, (EM FRENTE AO PORTÃO LATERAL DO IFRN)
INGRESSOS: INTEIRA R$ 20,00 E ESTUDANTE R$ 10,00
VENDAS ANTECIPADAS: (84) 9138-4648
Outros espetáculos da cia: ATENEU 2006, DOM QUIXOTE 2007, DOIS CABRAS NUM CORDEL SÓ 2010.
AMIGOS DO REI CIA DE TEATRO E ARTES. http://ciadeteatroamigosdorei.blogspot.com/

Informações da assessoria da Amigos do Rei Cia de Teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário