Contador

Manifestação luta por shows no Beco da Lama

Cefas Carvalho

Bastou um fim de semana e uma segunda-feira isolado em uma praia deserta (Cajueiro, em Touros) sem internet e - felizmente – sem sinal de celular, para eu retornar a Natal e ao mundo da informação para me deparar com muitas surpresas, da morte de Whitnet Houston até a surra que o Barcelona levou do modesto Ossasuña.
Mas, surpresa mesmo foi saber que a Semurb, aceitando recomendação da promotora do Meio Ambiente, Rossana Sudário, proíbe a partir do dia 21 próximos, shows no Beco da Lama, até que os bares e locais “se adéqüem” (ou seja vedação ou isolamento acústico dos bares e shows realizados no ambiente interno do bar).
Claro que a grita nas redes sociais foi imediata. No Twitter e no Facebook a coisa ganhou corpo e foi marcado para agora, 10h em frente ao Bar da Meladinha (onde são realizados muitos shows graças à determinação do promotor cultural Marcelo Veni) uma manifestação de apoio aos shows no Beco e esclarecimento à imprensa, que prometeu estar presente.
Este blogueiro sempre admirou a promotora pela sua luta contra os excessos do Carnatal, mas, fica difícil esconder a decepção em perceber que Rosana não mostra sensibilidade para analisar vários aspectos: 1) Os shows movimentam o centro, melhorando iluminação e segurança; 2) É financeiramente difícil os bares “se adequarem” ás normas; 3) O centro de cidade é um local histórico e propício a shows e manifestações culturais e etc etc etc. Após a manifestação de hoje e a intenção de Veni de recorrer da decisão resta ver se MP e Semurb voltam atrás na precipitação.
Ah, e para finalizar: Proibir o Carnatal o MP nunca conseguiu, agora, proibir os shows no Beco da Lama foi fácil, fácil. Eu, hein!

Foto: Arquivo pessoal de Marcelo Veni

3 comentários:

  1. “se adéqüem” (ou seja vedação ou isolamento acústico dos bares e shows realizados no ambiente interno do bar). Ela fez o mesmo comigo em 2005, fechou o meu bar sem dó. O estação clandestina em ponta negra, ela me disse. Seu bar está incomodando os restaurantes ao lado e o seu vizinho, vizinho esse q era presidente do sindicato dos hoteis de Natal. Ou seja, quem tem tem!Como meu bar era alternativo como o beco da lama e não trazia beneficio algum aos grandes restaurantes q tinha lá, ela me vetouu! Lembro bem claro o q ela me disse. Seu bar vai muito usuario de Maconhaa.

    ResponderExcluir
  2. Realmente absurdo, Andressa. Fica aqui o registro.

    ResponderExcluir