Contador

As Nordestinas: Forró pé de serra que chegou até a China

Riane Brito
Para o Potiguar Noticias

Com um nome que já diz muito sobre o grupo, As Nordestinas resgatam o melhor do forró pé-de-serra, estilo musical que, infelizmente, no atual cenário musical, vem perdendo força. Mas esse grupo de mulheres veio mostrar que a nossa tradição e raízes culturais ainda têm muito “pano para manga”. O quarteto, dissidente do antigo “As potyguaras”, que teve uma importante trajetória no Estado,  é formado por Bianca Maggi, a zabumbeira; Juliana Bezerra, no back vocal e agogô; Iranilda Santana, a Deusa do Forró, na voz e triângulo; e sua filha, de apenas 15 anos, Williane Rodrigues, que participa com voz e violão. Completa a formação atual de As Nordestinas, Bruno Sirino, sanfoneiro, o bendito fruto.
  Recentemente, o grupo lançou o CD intitulado “As Nordestinas – ao vivo”, em homenagem a Luiz Gonzaga. O legendário Rei do Baião, que completaria, no próximo dia 13 de dezembro, 100 anos de idade, se ainda estivesse neste plano encantando seus fãs. Entre os destaques do CD, está a música inédita “As Nordestinas” que fala um pouco de cada uma das belas mulheres que compõem a banda. Antes, já haviam lançado o CD e DVD do grupo, chamado “A Mulher Quem Manda”.
  Com um figurino adornado de elementos típicos do nordeste, o grupo leva ao palco músicas com letras bem elaboradas e que exaltam o povo nordestino, a figura feminina e, é claro, o incansável romance. “É muito triste a gente ligar o rádio e escutar um monte de letras de duplo sentido, sem nenhuma preocupação com letras, nem respeito por quem está ouvindo. Isso não é forró, é qualquer coisa”, desabafou Deusa ao comentar sobre as bandas da atualidade.
Apesar do pouco incentivo do Governo local, As Nordestinas foram parar do outro lado do mundo. Em 2010, Elas participaram da oitava edição do Festival de Cultura Popular da China e se apresentaram no maior teatro do país. Durante 20 dias, elas puderam observar a cultura popular de países do mundo inteiro e também tiveram a oportunidade de mostrar o nosso tesouro cultural para todos. “Fizemos os chineses arregalar os olhos. Nossa animação contagiava, eles tentavam dançar, mexiam um pé, os ombros ainda meio duros, mas não tem como ficar parado ao som de um xote”, disse a líder do grupo.
Contato para shows: (84) 36457310 / (84) 9922-0283. e-mail: asnordestinas@hotmail.com

Foto: Divulgação




Nenhum comentário:

Postar um comentário