Contador

Haley Peltz: Cantora traz jazz dos EUA para Natal

Iwska Isadora
Para o jornal Potiguar Noticias

Ousadia. Dentre muitas qualidades que essa jovem mulher revela ter, a coragem de viver para o que se ama, é notório desde o primeiro contato. Haley Peltz e música resultam numa combinação perfeita. Presentes que se desembrulham por si só, encantando os ouvidos aguçados que dispensam formalidades musicais, aquelas que, por costume ou qualquer outro motivo, acabam limitando o que não deveria. Jazz Blues foi o que deslumbrou essa cantora, e seus olhos transparentes revelam o muito disso. Olhos que mostram uma mulher talentosa, e, sobretudo, corajosa.
Americana, natural de Boston, veio parar em Natal há dois meses motivada pelo namorado potiguar. Haley Peltz não pensou duas vezes quando o Brasil passou a fazer parte de seu tour imaginário, onde poderia levar a música como principal elemento na bagagem. Desde menina, por volta dos oito anos, canta para “espantar os males” e deixar todo mundo bobo. Sua voz aveludada ecoa por toda a parte, dos ouvidos até os pulmões, e é através dela, que Haley apresenta o Jazz Blues aos brasileiros que têm samba correndo na veia.
Manifestação artístico-musical originária dos EUA, o Jazz surgiu por volta dos anos XX na região de Nova Orleans. Razões que fizeram o estilo desenvolver-se ao longo do tempo foi a mistura de várias tradições musicais junto da criatividade das comunidades negras que viviam na época. O estilo musical é uma experimentação de sons. É difícil uma definição exata para o Jazz, mas a improvisação é um dos elementos essenciais. Haley lembra que sua primeira apresentação, em um bar nos EUA, o nervosismo tomou conta exatamente pelo fato das improvisações no palco. Os músicos tocavam determinada música sem ensaios, e ela tinha que acompanhar. O tanto de talento não deixaria a cantora na mão, o nervosismo logo foi embora e Haley deu conta do recado. O que é novo, assusta. Haley soube se assustar por pouquíssimo tempo e tirar proveito disso. Foi impulso para respirar novos ares. Impulso para fazer o que realmente ama.
Primeira vez que visita o Brasil, diz que já está encantada pela terra e não descarta a ideia de ficar um bom tempo por aqui. Conhece pouco da música brasileira, mas diz que, durante esses dois meses, tem apreciado bastante. Divulga o Jazz para os nordestinos, ao mesmo tempo em que passa a adentrar o mundo da MPB. HaleyPeltz tem formação clássica, porém, confessa que sua grande paixão é poder experimentar. “É o mais divertido para mim. O jazz envolve improviso, é dinâmico, posso encorporar outros gêneros. Estudei clássico, é uma música linda, mas limitada, rígida, e não dá para experimentar. O jazz me dá essa liberdade”, comentou.
Começou a fazer shows no início da faculdade em bares e restaurantes da região. Tem interesse na vida acadêmica, porém, cantar é o grande amor de Haley. Ela não tem muitas experiências com o público daqui, mas o que tem visto até agora resultou na frase: “o público daqui é massa”, com direito a um sotaque português bastante peculiar, um dedo polegar acenando o quanto as pessoas receberam bem sua música, e uma sonora gargalhada que fez todo mundo rir junto. Ainda não tem uma agenda fixa de shows, mas, aos poucos, a produção da cantora se encarrega de divulgar esse talento em diversoslugares de Natal. Haley Peltz Isadora é filha caçula, tem total apoio dos pais na sua carreira de cantora e está fazendo da sua visita ao Brasil, uma importante experiência para ampliar e abrilhantar ainda mais o jazz.

Foto: Rudá de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário