Contador

Janduhi Medeiros: "A cultura pode ajudar Parnamirim a se desenvolver mais"

Cefas Carvalho e
Iwska Isadora


“A ternura está chegando através da cultura”. A frase é do advogado Janduhi Medeiros, que, sendo presidente da Academia de Letras do município de Parnamirim e também poeta, acredita que cultura é o segmento indispensável para o crescimento e brilhantismo da região. E como em todo segmento, uma coisa é certa: para se construir o brilhantismo, sem máscaras, é necessário um trabalho de comprometimento.
Janduhi já tem nome de poeta, e sendo amante da literatura e fazendo juz a sua grande paixão pela poesia, não cansa de falar sobre a importância no investimento cultural da cidade. Em entrevista ao Potiguar Notícias, o presidente da Academia de Letras de Parnamirim disse que a função da instituição é basicamente promover a literatura e cultura do município.
O Teatro de Parnamirim, obra com inauguração prevista para dezembro desse ano, é um exemplo de investimento que o município fez, e que, sem dúvida, será um marco para a população. Segundo Janduhi, os artistas irão ter seu templo, um verdadeiro santuário. É fato que uma obra dessa tem um fator simbólico muito forte, e a cultura, sendo um elemento de identidade da cidade, carece de uma boa gestão para que o sonho seja concretizado. A qualificação das atividades é algo que Janduhi deseja, pois, como o mesmo diz: “Não basta trazer lixo cultural e dizer que é cultura. Temos de trazer qualidade e compromisso. Essa é a esperança da Academia de Letras para 2013, 2014, e em todos os anos ”.
A respeito dos poetas em Parnamirim, existem atividades que expõem o trabalho desses mestres palavreiros. O Concurso Zila Mamede, promovido pelo PN, é exemplo indispensável que está dando frutos, e a Academia de Letras pretende investir cada vez mais em projetos no segmento, proporcionando oportunidades para os nomes da poesia. Dia 25 de agosto, será realizada uma cantoria com Ivanildo Vila Nova, maior repentista do Brasil. O lugar do evento será definido em breve, e acontecerá a partir das 21h. Janduhi acredita que essa cantoria foge da febre em produção de músicas que amanhã já estão esquecidas.

Foto:Riane Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário