Contador

Hemonorte inicia campanha de doação de sangue para o período de carnaval em parceira com o Meios

O Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) iniciará na próxima sexta-feira (13), uma campanha para aumentar os estoques de sangue no período do carnaval. A iniciativa é em parceria com o Movimento de Integração e Orientação Social – Meios, que será a Instituição pioneira na abertura da campanha e alojará em frente à sua Sede – rua Apodi, 488 -Tirol, esquina com a avenida Prudente de Morais – uma unidade móvel do Hemonorte, das 08h às 13h.
Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos antes da doação, e apresentar documento de identificação com foto. Os tipos sangüíneos mais carentes são os de fator Rh negativo, sobretudo o tipo “O”, por ser o doador universal.
De acordo com Delma Edna dos Santos, assistente social do Hemocentro, no período de férias e veraneio, o número de doadores voluntários cai consideravelmente e com a proximidade do carnaval, é imprescindível a intensificação das campanhas e a formação de parcerias com instituições, para atender às possíveis solicitações de emergência e ainda a demanda hospitalar do Estado.

A COLETA

Em uma doação, a quantidade de sangue coletado é de aproximadamente 450ml, o que possibilita a separação de pelo menos três componentes (concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma), e o beneficiamento de mais de um paciente. Para o doador não há nenhum dano e a parte líquida é recuperada nas primeiras horas após o recolhimento.
A campanha prosseguirá até o dia 21 de fevereiro e, após o dia 13, dia da coleta no Meios, os voluntários deverão se dirigir à sede do Hemonorte, na avenida Alexandrino de Alencar, 1800 – Tirol, de segunda a sábado, das 7h às 18h, ao posto fixo de coleta de sangue na Zona Norte, na avenida Paulistana, 132, à unidade móvel que ficará alguns dias no centro da cidade, mais precisamente na Av. Deodoro, em frente à Catedral Metropolitana, ou ainda em outro ponto a ser divulgado.

INFORMAÇÕES: (84) 3232-6724 / 3232-6725 (Dra. Delma Edna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário