Contador

Parlamento Jovem é elogiado por atuação e projetos de lei


A Assembléia Legislativa encerrou, no último dia 13, em sessão solene, o Parlamento Jovem 2010. Os 24 estudantes que participaram da 1ª legislatura do programa receberam placas alusivas ao mandato, em reconhecimento ao desempenho de suas ações parlamentares no exercício deste ano. Na ocasião, homenagearam a autora do projeto, deputada estadual Márcia Maia (PSB) e o presidente Robinson Faria (PMN), pelo incentivo ao Parlamento Jovem durante a sua gestão à frente da Casa.
O Parlamento Jovem, que chega ao fim do ano com 12 projetos de lei aprovados e encaminhados para uma comissão especial que estudará a viabilidade das proposições, é uma assembléia formada por 24 deputados, estudantes potiguares eleitos em suas escolas, todos os anos a partir de 2009. Também organizou duas audiências públicas para debater com a sociedade civil temas importantes para o desenvolvimento do RN.
Tem a finalidade possibilitar alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático de uma jornada parlamentar, incluindo tanto a diplomação quanto o exercício do mandato. Tem o objetivo de formar e promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes. Trata-se de uma parceria entre a AL/RN, Secretaria do Estado de Educação e Cultura (SEEC) e Tribunal Regional Eleitoral/RN.
Os 24 deputados estaduais cedem oficialmente os seus lugares para adolescentes e jovens estudantes do Estado, que representam exclusivamente a classe estudantil potiguar. O projeto beneficia atualmente alunos das escolas estaduais Winston Churchill e Maria Queiroz, em Natal; Antônio Basílio Filho, em Parnamirim; Doutor Severiano, em Macaíba; além das particulares, Nossa Senhora das Neves e Itaece, da capital.
Fora a capital, apenas duas cidades da Região Metropolitana de Natal – Macaíba e Parnamirim – têm representantes. Os de Macaíba são Joycelany Borges (foto), Evandro Irving (que é o presidente), Paula Tainá e Lenita da Silva; de Parnamirim, Jéssica, Airton Senna, Edson e Jonas.
A deputada Joycelany Borges, de Macaíba, falou que uma de suas bandeiras de luta é contribuir com a elaboração de mecanismos que contribuam para a melhoria do desempenho dos alunos da rede pública de ensino nos vestibulares.
Indagada sobre sua participação no projeto, falou que ao longo dessa experiência procurou descobrir onde estão as precariedades da sociedade potiguar e, como parlamentar, poderia intervir. “Por isso, desenvolvi projetos que acredito serem de suma importância para o bem da coletividade”.
Para o pleito, participam alunos com idade entre 14 e 17 anos, cursando entre a 5ª série e 2º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, e que estejam freqüentando sala de aula. Mais de 60 estudantes concorreram a uma das 24 vagas da primeira edição do Parlamento Jovem, no ano passado.
Como presidente, foi eleito Evandro Irving, de Macaíba, com 15 votos e Fernanda Farias, vice-presidente, com 9 votos. Foi eleita como 1ª vice Débora Santos; 2ª vice José Dinarte, 1ª secretária Joycelany Borges, 2ª secretária Fernanda de oliveira, 3ª secretária Mirna Karenina e 4º secretário Luis Paulo.
Robinson Faria destacou a importância do projeto e afirmou que o objetivo deste programa foi alcançado com a atuação brilhante destes jovens. “O grau de conhecimento de vocês me impressionou. Vocês deram um exemplo de cidadania e inteligência. Espero que daqui a alguns anos, eu possa ouvir de alguns de vocês: deputado, estou no seu lugar na AL”, disse.
O presidente e vice-governador eleito ressaltou ainda que o Parlamento Jovem irá continuar em 2011. “Este projeto não vai acabar. Procurei implantar projetos que não dependerão do meu mandato, que terão vida longa. A AL é a casa do povo e estará sempre de portas abertas para todos e principalmente para os jovens”, afirmou.
Por sua vez, Márcia Maia agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso do projeto e elogiou a atuação dos jovens deputados: “Vocês são verdadeiras jóias, que construirão um futuro brilhante para nossa cidade. Quase uma centena de jovens concorreram ao lugar que hoje é de vocês. As escolhas não poderiam ter sido melhores. A juventude está muito bem representada”. Márcia Maia disse ainda que o sucesso desta primeira edição possibilitou a continuidade do projeto.

Foto: Rômulo Estanrley

Nenhum comentário:

Postar um comentário