Contador

The Beast

Leonardo Sodré

Li a ficha técnica do carro de Barack Obama. Todinha. Sou apaixonado por carros, confesso, e quando vi aquele carrão montado num chassi de um caminhão, desejei ter igual. Lembrei-me do meu antigo sonho de consumo, que era ter um jipe Engesa. Isso nos anos 1990. Terminei, com muito sacrifício tendo um. Aliás, dois. Era um bicho grande que passava por cima de tudo, uma beleza!
Andava na praia sem tomar conhecimento de areia fofa e atraindo todas as fofas, magras, branquelas, lindas. Era a novidade. Um jipão “fela-da-mãe”, que me levou em muitas grandes aventuras: Jericoacoara, pela beira-mar, Lençóis Maranhenses, Rallye dos Sertões, Rallye RN 1500, dezenas de viagens para Galinhos, outras pelo litoral Sul, chegando à Paraíba, um monte de emoções...
Descobri também que tinham apelidado aquele ‘monstro’ de Obama de “The Beast” (O animal). Tudo bem, ele é harmônico, mas mete medo em quem se atravessar na frente. Tem jeito duro, dinâmico e provavelmente tem tração em todas as rodas.
Dizem que ele é tão blindado que Obama não conseguia ouvir os gritos da multidão quando passava com todos os vidros fechados pelas ruas e avenidas da capital americana. Será que aqueles vidros abrem? Duvido, porque o homem nascido no Havaí está muito protegido. Eu assistia pelo Globo News, ao lado da minha mãe, o desenrolar das cerimônias.
Mas, teve um momento que Obama não respeitou as orientações de todas as agências de segurança americana, enquanto passava por uma larga avenida, saindo do Capitólio. Para desespero de todos, principalmente dos agentes do FBI que andavam ao lado do carro, que de tão blindado não pode ser atingido por armas químicas, e saiu do “animal” com a esposa.
Desceu pálido e com um sorriso sem graça ao lado de Michelle, que a tez, antes negra, também se confundia com sua roupa amarela. E Obama caminhou meio cambaleante, acenando com certa esqualidez. Aí eu pensei alto: o que terá acontecido dentro daquele carro, preparado para tudo?
“Alguém peidou”, disse mamãe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário