Contador

Secretaria de Educação de Parnamirim vai lutar por UERN no município


Maciel Gonzaga
Da Redação PN



A luta em defesa da implantação de um campus avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) em Parnamirim é antiga e sempre é retomada em períodos eleitorais. Em 2002, o então governador Fernando Freire (PPB) e o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), José Walter da Fonseca, assinaram convênios para a implantação de mais sete núcleos universitários nas cidades de Parnamirim, Alexandria, Areia Branca, Umarizal, João Câmara, Touros e São Miguel. Em Parnamirim seria implantado o cursos de Gestão Ambiental, com 40 vagas, no horário noturno. Fernando Freire, que tentava a reeleição, foi derrotado e o convênio não saiu do papel.
"A ampliação da área de atuação da UERN é uma determinação do governador Fernando Freire, que tem como uma de suas metas administrativas a instituição de uma universidade para todos, como mecanismo para impulsionar a qualificação de mão-de-obra e criar condições de empregabilidade", declarou na época o reitor Walter Fonseca.
Em campanha política, em 2006, a governadora Wilma de Faria (PSB) reafirmou o compromisso, mas até agora não foi tomada nenhuma providência concreta e a cidade continua clamando o benefício.
Com o início da nova administração municipal, um dos compromissos da Secretaria Municipal de Educação, que tem à frente a professora Raimunda Basílio, educadora com inestimáveis serviços prestados ao município, tem como meta a mobilização de toda a sociedade em defesa de tão importante pleito para a comunidade educacional do município.
Raimunda Basílio afirmou que esta luta não é só da comunidade acadêmica "mas, também, de todos, pois a UERN aqui chegando irá melhor qualificar os nossos alunos e, com isso, beneficiar toda a população parnamirinense".
A secretária municipal de Educação fez questão de lembrar um outro ponto importante nessa luta: "Devemos lutar para que a nossa universidade pública possa abrir mais espaços para os alunos advindos da rede pública".
Segundo Raimunda Basílio, a implantação do campus avançado da UERN em Parnamirim foi proposta de campanha do prefeito Maurício Marques "e agora nós gestores públicos temos que lutar para que este sonho seja concretizado, já que é uma luta de toda a comunidade parnamirinense”. "Esperamos que ainda em 2009 esse sonho se torne realidade", afirmou.

2 comentários:

  1. Excelente idéia,realmente é importante que saia do papél e façar-se realidaede.

    ResponderExcluir
  2. esse é o problema...sair do papel.eu acho q parnamirim por ser uma cidade tão grande e rica,falta de tudo...se vc quer fazer uma faculdade vc tem q ir a natal, se vc quiser se divertir num shopping por exemplo,vc tem que ir a natal,se vc tem q ir num hospital particular tem q ir a natal...os bancos abrem as onze hs da manha isso é um absurdo,nem naqueles interiores mais distantes existem isso.ta faltando o popvo de parnamirim se tocar q aq ja é uma cidade com uma população enorme,e não podemos ficar o resto da vida tendo q ir a natal pra resolver as coisas.houve um caso de pedofilia aq em parnamirim eu tive q ir a natal pra fazer a queixa pq aq nao fazia esse tipo ocorrencia...pelo amor de deus ,isso nao existe...VAMOS LA PARNAMIRIM,VAMOR CRESCER

    ResponderExcluir