Contador

Goianinha terá pólo de cinema no Rio Grande do Norte


Cefas Carvalho e
Rômulo Estânrley



O secretário nacional do Audiovisual, Sílvio Da Rin, anunciou a implantação de uma unidade do Núcleo de Produção Digital de Audiovisual no Rio Grande do Norte, ainda para o primeiro semestre de 2009. Trata-se de uma parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto e Ministério da Cultura, via Secretaria Nacional do Audiovisual e do programa Olhar Brasil.
O NPD tem, entre suas atribuições, incentivar e estimular a produção audiovisual através da cessão, à título de empréstimo, de equipamentos de capitação de imagem e som de última geração, além de iluminação e ilha de edição e finalização, a todos os realizadores do Estado.
Também é atribuição do Núcleo ações voltadas para formação e capacitação de profissionais para o setor audiovisual. Dessa forma, a exemplo do que ocorreu em Pernambuco e Fortaleza, a intenção é criar um pólo de cinema potiguar que possa beneficiar não apenas os realizadores, mas também as pessoas que queiram se profissionalizar no ramo da 7ª Arte.
Sem dúvida, com a chegada do NPD, a produção audiovisual local terá um salto quantitativo e qualitativo, podendo concorrer com os demais pólos produtores da região Nordeste de forma justa e paritária.
Mal foi anunciando a vinda do NPD para o RN, já começaram as articulações nos municípios na disputa pela sede do pólo. O primeiro a se manifestar foi o prefeito eleito da cidade de Goianinha, Júnior Rocha (foto), que convidou uma comitiva formada pelo Comitê Gestor do NPD para conhecer as instalações situadas às margens da BR-101, localizadas a 50 quilômetros de Natal, dotadas das condições necessárias para sediar as atividades do Pólo.
ESTRUTURA
Para isso, o prefeito está se propondo em adequar e manter esse espaço, oferecendo a infra-estrutura necessária para o bom funcionamento das atividades do pólo, como: alojamentos para hospedar pessoas oriundas de outras cidades; sala de exibição de filmes; refeitório; estúdios; salas de aula, etc. Com esse gesto nobre, o prefeito Júnior Rocha estará beneficiando não apenas a comunidade de Goianinha, mas todo o RN, haja vista ele oferecer as condições necessárias para que todo e qualquer cidadão potiguar possa usufruir das ações do pólo.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo espaço.
    Já está nos "Meus Favoritos"

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Legal a iniciativa, no CE tb tem potiguar fazendo fita - Robério Araújo um velho conhecido nosso do Beco - fez Massafeira livre sobre o festival de multilinguagens capinaneado pela música - e tem como entrevistados e cantor Ednardo, o cineasta Rosemberg Cariry, além de outros 12 artistas - no CE o filme tá sendo muito visto, era legal trazer ele ao RN para exibir e falar das experiencias de fazer filme fora daqui.
    sibaumarn@hotmail.com

    ResponderExcluir