Contador

E o ENE virou ELE, ou da triste política de mudar os nomes das coisas para mostrar serviço



Cefas Carvalho

O tema do momento nos blogs natalenses – junto com a série de demissões no Jornal de Hoje – é a crise na Funcarte, ou melhor, as mudanças no Encontro Natalense de Escritores (ENE). O evento seria realizado em novembro e estava com a logística toda pronta pela organização. De repente, ele não será mais realizado em novembro, mas em março e não se chama mais ENE e sim ELE – Encontro Lusófono de Escritores.
Para mim, não se trata apenas de discutir se o evento será bom (acredito que o será, se for realmente realizado) e se vai trazer escritores internacionais (espero que sim), mas de debater um princípio que foi quebrado. Ora, em diversas entrevistas (e eu as tenho todas arquivadas), o presidente da Funcarte César Revoredo, certamente respaldado pela prefeita Micarla de Sousa, garantiu que os eventos e ações bem sucedidos da gestão anterior seriam mantidos e não teriam os nomes mudados.
Ora, pois, o ENE virou ELE e a ótima revista Brouhaha virou (ou vai virar) Ginga! O que se aduz disso tudo é que a palavra de César (por extensão a da prefeita) não valem um risco n´água, pelo menos no que tange à manutenção de nomenclaturas. Muito triste uma administração fazer questão de mudar nomes por revanchismo, miopia estratégica, insegurança, sabe-se lá o quê.
Certo, o evento será realizado, e lusófono, agora!. Muito bem. Como já comentaram no implacável twitter, aquela viagem da prefeita e um magote de gente para Lisboa no começo do ano serviu, enfim, para alguma coisa. Vai ver Micarla e o ELE trazem um monte de escritores (e não apenas escritores, claro) portugueses, moçambicanos, angolanos para estas terras natalenses. Para intercâmbio cultural, claro. E talvez um pouquinho de festa, com a presença de políticos lisboetas. Afinal, já se percebeu há tempos que a administração atual gosta mesmo é de pompa e glamour.

4 comentários:

  1. Essa foto maravilhosa de Micarla precisa dos créditos.

    ResponderExcluir
  2. Sei não.

    Acho que a Capitania mostrou o que ela é mesmo.
    Passou a ser um Carnatal em Natal, pois quem vai mandar é a Destaque Promoções e se confirmou que a sua total incompetência.

    Se eu fosse O presidente chamaria toda diretoria e pedia demissão coletiva.

    ResponderExcluir
  3. Caro "Anônimo", a foto da ilustre prefeita foi clicada por Roberto Lucena. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Lembrando ainda um episódio curioso e recente: o amigo fotógrafo Magnus Nascimento pouco antes de uma entrevista coletiva clicou a prefeita Micarla comendo um bolo e, por causa disso, levou uma bronca do assessor ou coisa parecida da prefeita, Eugênio Bezerra, que teria pedido que Magnus saísse da prefeitura. Espero que, com a postagem dessa foto, a assessoria de Micarla não pensem em colocar a este blogueiro e a Roberto Lucena acorrentados nas galés...

    ResponderExcluir