Contador

Criticar Micarla dá voto em Natal


Cefas Carvalho

A pesquisa da Consult sobre intenção de voto para a Prefeitura de Natal em 2012, divulgada na última quinta-feira, dia 24, permite diversas leituras, mas, uma leitura salta aos olhos: ser adversário direto da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV) garante intenção de voto do eleitor natalense.
Obviamente muitos jornalistas e blogueiros analisaram a liderança do ex-prefeito de Natal, Carlos Edu­ar­do Alves (PDT) como sintomática. Com 50% na simulação de voto espontâneo e 50% na estimulada, Carlos se destacou ao longo desses dois anos como crítico implacável da administração Micarla. Mais que isso, as críticas de Micarla a Carlos (antecessor dela) acabaram resultando em um sentimento favorável a ele, tal o desgaste de Micarla e sua administração.
Mas, outras performances na pesquisa merecem análise. O vereador natalense Adão Eridan (PR) teve na espontânea, 5,1% das intenções de voto, percentual acima de nomes como Fernando Mineiro (PT), com 4,5, e de Felipe Maia e Fábio Faria. Sintomático que Adão tenha se transformado em crítico feroz de Micarla nos últimos meses. A população associou sua artilharia verbal contra a prefeita como capacidade de administrar o município. Somando as intenções de voto de Carlos, Adão Eridan e Mineiro (três dos maiores críticos de Micarla), temos 59,6% dos ouvidos na pesquisa.
O percentual de Wilma de Faria, do PSB, (34,5%) considerado baixo pelo peso eleitoral dela, mostra que o eleitorado pode ter se cansado da relação dúbia que a “Guerreira” teve e tem com Micarla. Ou seja, criticar Micarla dá votos.
VICE-PREFEITO
Tanto que até mesmo o vice-prefeito Paulinho Freire tem percentuais maiores que o da prefeita, tanto na espontânea como na estimulada.
Na primeira, Paulinho tem 6,4%, Micarla, 5,9%. Na segunda, eles apresentam os mesmos números. Lembremos que Paulinho administrou Natal durante um mês, quando Micarla se licenciou para fazer uma pequena cirurgia em São Paulo.
Paulinho não criticou Micarla explicitamente na ocasião, mas parecia deixar claro que queria administrar de modo diferente, menos espalhafatoso que a prefeita-borboleta. Criticar Micarla, pelo visto, dá prestígio e voto em Natal, nos dias de hoje.

3 comentários:

  1. Realmente, é muito delicada a situação da prefeita Micarla de Souza, amigo Cefas. Entre outubro de 2008 pra cá, uma mudança radical. Torço muito para que a prefeita reverta esse quadro. Mas, reconheço: cada dia vai ficando mais difícil. Ela parece ter uma visão equivocada da realidade. Em consequência, tudo que faz, em vez de melhorar, piora.

    ResponderExcluir
  2. Grande Cefas! Saudações e saudades. Tomei a liberdade de republicar esse seu artigo no meu blog. Parabéns pelos ótimos serviços prestados a blogosfera.

    http://novissimaatlantida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog.

    Gostaria de ver Carlos Eduardo Prefeito e Júnior da Caixa Vereador em Natal.

    João Pedro

    ResponderExcluir