Contador

"Conjunto Coophab" sofre com ruas deterioradas e sistema de transporte ineficaz

Jefferson Lira
Da Redação do Potiguar Notícias


Há quase dez anos, moradores dos residenciais Cidade dos Jardins, Jardim das Nações e Esplanada dos Jardins, em Nova Parnamirim, sofrem com a falta de infra-estrutura em algumas ruas que dão acesso aos conjuntos. O grande problema da situação é a indecisão sobre responsabilidade dos problemas.
De um lado, a prefeitura argumenta que a Cooperativa Habitacional dos Servidores e Trabalhadores Sindicalizados do RN (Coophab) não cumpriu com as especificações do projeto e ainda não entregou o registro dos lotes, o que impossibilita a manutenção das ruas. Já a Coophab afirma que o argumento é falso, alegando que a manutenção das ruas internas e o calçamento das ruas externas é de responsabilidade da prefeitura. A região onde ficam os empreendimentos é conhecida como "conjunto Coophab" e fica na margem esquerda da Avenida Olavo Montenegro, estrada asfaltada que liga a Av. Maria Lacerda Montenegro a Parnamirim.
As ruas que estão na pior situação são a Elisa Branco Pereira e a Professor Milton Dantas de Medeiros. As duas estão no itinerário das linhas de ônibus que circulam pelos conjuntos e, por causa dos buracos, não conseguem completar a rota. Jéssica Karoline mora no Jardim das Nações e trabalha em Natal, o que a obriga, todos os dias, andar mais de 500 metros para chegar à parada de ônibus, que fica no conjunto Cidade dos Jardins, início do empreendimento. "O alternativo eucaliptos não vai onde eu moro por causa dos buracos. Tenho que vir andando, às vezes na chuva, e quando volto tenho que fazer a mesma caminhada", reclama.
As outras linhas que passam por lá são a linha interbairro 3, que vem do Centro de Parnamirim e a linha Circular N, da trampolim. Segundo Jéssica, nenhuma dessas linhas consegue fazer o itinerário completo. "Isso é um absurdo! Um lugar como esse, que tem um grande potencial pra crescer, deveria receber mais investimentos da prefeitura", completa.
Confirmando o que a moradora disse, o fiscal da linha 3 do interbairros de Parnamirim, Juliano Miguel, afirma que o alternativo mudou seu itinerário por causa das ruas esburacadas. "Deixamos de passar pelas ruas de fora e estamos passando nas ruas internas do conjunto Cidade dos Jardins, porque não tem como trafegar", argumenta. Glênio Wilder, motorista da linha Eucaliptos, que vai até o Centro de Natal, atesta que as ruas internas só não estão esburacadas por que o fluxo de carros é menor. "Todas essas ruas foram mal feitas, qualquer chuva numa dessas ruas movimentadas, é buraco na certa", afirma.
Procurados pela reportagem, o diretor comercial da Coophab e o então Secretário de Obras do município de Parnamirim dão o parecer sobre a questão.
"A Coophab criou bairros, gerou empregos e está trabalhando em favor do crescimento de Parnamirim. Não podemos arcar com todos os custos que não competem a empresa. Aliás, já arcamos mais do que deveríamos", alega Iran Marcolino, diretor comercial da Coophab e morador do condomínio Esplanada dos Jardins. Ele argumenta que a empresa calçou 150 mil metros de ruas e está fazendo a manutenção de todas as ruas internas, além de ter entregue todos os postes, o Centro de Saúde Ernani Rosado, o Posto Policial, dois poços e o muro do colégio, que só não foi construído pela cooperativa porque a prefeitura assumiu a responsabilidade.

3 comentários:

  1. O problema é que a cooperativa não cumpriu o que estava nas especificações de materiais a serem empregados que prever pavimentação a paralelepipado.
    e o diretor comercial mente em dizer que estar tapando os buracos.
    quem vivencia os problemas sabe o que estou dizendo!
    o posto de saude teria que ser entregue equipado mas quem equipou foi a prefeitura de parnamirim.

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma vergonha! Está intransitivo!

    ResponderExcluir
  3. sem se fala na documentação que ate onde sei, não foram entregues as escrituras do empreendimento

    como bem comentou o assunto, só quem vivencia os problemas sabe o que está ocorrendo

    ResponderExcluir