Contador

Mulheres brilham no poder Executivo no Rio Grande do Norte

Cefas Carvalho

O Rio Grande do Norte tem longa tradição de pioneirismo feminino na política. Terra da primeira eleitora da América Latina (Celina Guimarães Viana), da primeira deputada federal (Maria do Céu) do país, o Estado mantém esta tradição até hoje, principalmente no Poder Executivo, onde as mulheres detêm considerável parte do poder.
A afirmação é inequívoca. O estado é governado por uma mulher, Wilma de Faria (PSB), em segundo mandato e as duas cidades mais importantes e populosas, Natal e Mossoró, são administradas por mulheres: Micarla de Sousa (PV) e Fafá Rosado (DEM), respectivamente.
Quanto às prefeitas citadas, uma curiosidade. Na eleição de 2008, ambas venceram justamente duas outras mulheres: Micarla suplantou Fátima Bezerra (PT) em Natal e Fafá derrotou Larissa Rosado (PSB) em Mossoró.
Mais curiosidades sobre a força feminina nas principais cidades: antes de Fafá Rosado, o município fora administrado por Rosalba Ciarlini por dois mandatos e nas duas eleições vitoriosas (2000 e 2004) ela derrotou outras duas mulheres, respectivamente Sandra Rosado e a mesma Fafá. Em Natal, situação parecida: antes da gestão Carlos Eduardo Alves, Wilma de Faria disputou e venceu duas eleições seguidas para a Prefeitura (1996 e 2000) vencendo ambas contra a mesma Fátima Bezerra.
FORÇA FEMININA
A força feminina foi mostrada nas eleições de 2008, quando o número de prefeitas subiu de 18 exercendo o mandato para 28 eleitas. Claro, um percentual pequeno de mulheres prefeitas em relação aos 167 municípios potiguares, mas, o aumento de quase 100% no número de administradoras municipais merece registro.
Dos 10 municípios da Região Metropolitana de Natal, quatro são administrados por mulheres: Natal (da já citada Micarla), Macaíba (Marília Dias), Monte Alegre (Graça Marques) e Norma Ferreira (São José de Mipibu). Dos 12 municípios com maior eleitorado do Rio Grande do Norte, quatro têm prefeitas (Natal, Mossoró, Macaíba e São José de Mipibu).
Mais força feminina no Executivo: a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) lidera as pesquisas de intenção de voto para o Governo do Estado nas eleições de outubro próximo. E a governadora Wilma de Faria pode ser eleita senadora. Veremos a força feminina neste ano de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário