Contador

Wilma, Garibaldi ou Agripino: Quem perde mais com a derrota para o Senado?

Cefas Carvalho

Wilma de Faria, Garibaldi Alves Filho e José Agripino Maia. A governadora e dois senadores, respectivamente, ambos ex-governadores. Ela do PSB, o segundo do PMDB e o terceiro, do DEM. Três gigantes da política potiguar, todos com prestígio nacional, e apenas duas vagas no Senado para serem disputadas pelo trio. Resumo da ópera: um dos três vai amargar uma derrota monumental, como já foi dito, repetido e ultra comentado.
Contudo, qual dos três perderia mais com a derrota? Qual terá a maior chance de sobreviver politicamente? Quais as fatores que podem influir na sobrevivência ou na “morte política” definitiva de um dos três?
Basta analisar a situação de cada um separadamente. Vejamos:
Wilma de Faria
O que perde:
Parte do prestigio que conseguiu ao longo de 8 anos de governo; um palanque para defender seu governo em caso de vitória adversária e críticas ao seu governo; força para manter seu grupo político e o que ela considerava “terceira via”.
Como sobreviver politicamente: Em caso de vitória de Dilma Roussef, teria espaço no Governo Federal. Idem em caso de vitória do seu candidato (por ora, ainda Iberê Ferreira de Sousa). Também poderia tentar a Prefeitura de Natal em 2012 com chances reais de vitória. Dos três, é quem mais tem chances de não “morrer” politicamente.
Garibaldi Alves Filho
O que perde:
A princípio, o mandato. Perde força dentro do PMDB para o primo Henrique Alves. Perde um palanque nacional que lhe rendeu frutos (foi presidente do Senado) e amargaria a segunda derrota eleitoral seguida depois de 20 anos de invencibilidade eleitoral.
Como sobreviver politicamente: Torcer para vitória de Rosalba Ciarlini, o que lhe deixaria com espaço no Governo Estadual e colocaria seu pai, suplente Garibaldi Alves, como senador. Se apoiar Dilma Roussef, como quer Henrique Alves, em caso de vitória desta, pode ter espaço no Governo Federal. Investir no mandato do filho deputado estadual Walter Alves. Esperar 4 anos para tentar o Senado novamente.
José Agripino
O que perde:
O mandato. A relevância nacional como um dos líderes do DEM e da oposição ao presidente Lula. Parte da liderança do partido, que irá para as mãos de Rosalba se ela for eleita governadora. Em caso de derrota dela, o insucesso de Agripino fará o DEM naufragar no Estado.
Como sobreviver politicamente se perder: Tem que torcer para Rosalba Ciarlini ser eleita governadora, situação quando terá condições de indicar alguns secretários e ter peso na administração estadual (ainda que tendo de dividir a liderança da sigla com ela). Manter a aliança com a prefeita de Natal Micarla de Sousa e o PV.
Investir no mandato do filho Felipe Maia, se este conseguir a reeleição, o que é provável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário