Contador

Micarla deixa reforma para a próxima semana

Indecisa como uma Hamlet papa-jerimum, a prefeita Micarla de Sousa adiou a reforma no secretariado para semana que vem. O blog posta matéria da jornalista Anna Ruth Dantas sobre o assunto para a Tribuna do Norte. Confira:

Anna Ruth Dantas

A prefeita Micarla de Sousa resolveu deixar para a próxima semana o anúncio das mudanças no primeiro escalão. Ela confirmou que para fechar as alterações falta a definição de 10% dos nomes. “Hoje a dificuldade é que tenho muitos nomes para apenas um cargo. Agora posso lhe adiantar que falta 10% para fechar. São questões que eu preciso resolver para fazer os próximos convites”, destacou.

Nessa nova reforma, pelo menos 12 pastas, dos atuais 27 órgãos de primeiro escalão. Na prática, a gestora mudará quase metade dos titulares das secretarias. E entre essas alterações estão pastas chaves como a Educação, que entrará na cota do vereador Edivan Martins (PV). O nome mais provável para o cargo é o ex-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Walter Fonseca.

Entre as mudanças já confirmadas está na Secretaria Municipal de Esportes. O vereador Chagas Catarino deixa o cargo. O nome mais cotado é o do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo. Nesse caso a pasta ganha outra atribuição: os assuntos da Copa do Mundo de 2014.

A Secretaria de Habitação, vaga desde a saída de Elizabeth Thé, que será a nova titular de Mobilidade Urbana, poderá ser ocupada pelo atual secretário municipal de Obras Públicas, Sueldo Medeiros. A prefeita também deverá mudar a Secretaria Meio Ambiente e Urbanismo, atualmente ocupada por Olegário Passos.

O secretário municipal de Administração, Roberto Lima, que está na gestão desde o início, é cotado para deixar o cargo. No entanto, ainda não há confirmação de quem será o sucessor.

No novo secretariado de Micarla de Sousa ela também terá um representante do grupo da ex-governadora Wilma de Faria. O ex-deputado estadual Cláudio Porpino (PSB) será o novo secretário municipal de Serviços Urbanos. Embora seja ligado a líder do PSB, a indicação não traz relação com qualquer apoio peessebista. A prefeita escolheu dois auxiliares para o primeiro escalão por indicação do deputado federal Henrique Eduardo Alves. Dâmocles Trinta será o novo secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, e Elizabeth Thé será a nova secretária de Mobilidade Urbana.

bate-papo - Micarla de Sousa » prefeita de Natal

A senhora anunciará quando a reforma do secretariado?

Eu não estou com pressa. Não tenho açodamento para fazer o anúncio. Não é reforma porque reforma é só mudar o nome de pessoas. Isso eu chamo de reordenamento administrativo. É uma mudança de conceito da gestão.

A senhora está com dificuldade para fechar os nomes?

Não. Pelo contrário. Os convites que estou fazendo estão sendo muito mais bem recebidos do que no início da gestão, quando tive dificuldade para conseguir fechar. Hoje a dificuldade é que tenho muitos nomes para apenas um cargo. Agora posso lhe adiantar que falta 10% para fechar (os nomes). São questões que eu preciso resolver para fazer os próximos convites. Eu já disse várias vezes, meu foco hoje é, principalmente, agora que tenho apoio do Governo Federal, o planejamento do que vamos fazer nos próximos anos. Nesse momento é que vamos implantar algumas ferramentas novas na gestão que possam dar a nossa administração mais agilidade, eficiência e rapidez no trato da coisa pública.

A senhora convidou o PSDB para integrar a administração. Eles aceitaram?

Não. O PSDB não vai integrar a administração. Ele (o deputado federal Rogério Marinho) foi convidado para que pudesse fazer a sua parte. Desde o início ele tinha várias pessoas correligionárias na administração. Soares Júnior saiu do Turismo, mas continuou com outras indicações. Agora ele (Rogério Marinho) preferiu não estar na gestão. Conversei com ele no último sábado e hoje ele me comunicou o posicionamento (de não fazer parte da administração). Estou tranqüila porque estarei com as pessoas que querem ajudar Natal. Essa foi uma decisão do deputado. A mim competia ter feito o convite para ele ajudar Natal.

Média será de uma substituição a cada 20 dias

Com a reforma do secretariado, que será feita pela prefeita de Natal, a média de exoneração de auxiliares de primeiro escalão da gestão será inferior a um secretário por mês. Nos dois primeiros anos de gestão, a prefeita fez 27 exonerações de auxiliares de primeiro escalão.

Com as mudanças que serão feitas, alterando, pelo menos, 12 secretarias, a média do Executivo será de um novo secretário a cada 20 dias.

A pasta que já sofreu mais alteração foi a Saúde. Por onde já passaram três secretários. O atual titular, Tiago Trindade, chegou a ser cogitado para sair, mas coube a prefeita manter a indicação que, aliás, foi escolha pessoal dela.

Outra pasta chave onde já ocorreram várias exonerações foi a Educação. Micarla de Sousa começou a gestão indicando Elias Nunes, dirigente do PV. Depois o cargo passou para o vereador Edivan Martins, que deixou o cargo no final de 2010 já que tomaria posse como presidente da Câmara Municipal. Atualmente, está no cargo, como interina, Adriana Trindade. No entanto, as negociações feitas pela prefeita também levarão à exoneração, já que o cargo entrará na cota de indicações de Edivan Martins.

A pasta do Esporte é outra que entrará, com a reforma do secretariado, na cotação de três exonerações em dois anos. Ou seja, menos de um secretário por ano. A gestão começou com a indicação de João Ananias para o cargo, passou para o publicitário Tertuliano Pinheiro, em seguida foi nomeado o vereador Chagas Catarino. Esse também já pediu exoneração

Nenhum comentário:

Postar um comentário