Contador

Tráfego na BR-101 deve ser liberado na semana que vem

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) esperar liberar esta semana que se inicia, de forma ainda improvisada, o trânsito na BR-101, entre o conjunto Cidade Satélite, em Natal, e a área que compreende o bairro de Emaús, em Parnamirim.
A primeira etapa do serviço referente à terraplenagem e o preenchimento do buraco com areia já estará concluído. O a reposição do asfalto também já foi iniciada, paralelamente com a execução de drenagem e sinalização.
Mas toda a obra não estará concluída na próxima semana. Segundo a assessoria de comunicação do Dnit, a expectativa é de que somente daqui a quatro meses de trabalho diário será possível terminar toda a obra. Os trabalhos incluem também a construção de um bueiro.
Desde o dia 24 de janeiro, quando uma forte chuva ocasionou o problema na BR-101, os motoristas que precisam utilizar a rodovia para ir ao trabalho ou voltar vêm sofrendo muito com os congestionamentos diários no local e nas vias de acesso. Só uma das vias é utilizada para o fluxo que segue para Natal e o que segue para Par­namirim.
O desmoronamento do trecho da BR-101 obrigou a Companhia de Águ­as e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) a reduzir em 50% a oferta de água para 21 bairros de Natal.
Com o acidente provocado pelas chuvas, uma grande quantidade de barro foi deslocada para o rio Pitimbu, que alimenta a Lagoa do Jiqui, responsável pelo abastecimento das zonas Leste, Oeste e Sul da capital, comprometendo a qualidade da água.
Para impedir que a população receba água de má qualidade, a Caern teve que paralisar a nova Adutora do Jiqui, reduzindo a oferta em 1.200 metros cúbicos por hora, e adicionar uma maior quantidade de produtos químicos.
Segundo o gerente da Re­­gional Natal Sul, Lamarcos Teixeira, somente no domingo (30) o sistema voltou a operar normalmente.

ESTRADA
A principal opção para desafogar o trânsito da BR-101, após a queda da barreira em Emaús, com apenas duas semanas de uso, um trecho de 11 quilômetros da rodovia estadual RN-066, conhecida como “Estrada da Coophab”, que liga os bairros da Liberdade e Nova Parnamirim, está novamente che­io de buracos. O desvio torna-se perigoso.
O trecho torna-se perigoso devido ao seu traçado sinuoso, ao surgimento de buracos em alguns pontos da pista e à ausência de sinalização horizontal e vertical, além da falta de acostamento para os veículos que ali trafegam, diariamente.
Além dos buracos, os motoristas que trafegam pela RN-066 enfrentam o problema de um trecho onde não foi concluída a duplicação pelo DER por conta de que dois proprietários de imóveis não aceitaram o valor da indenização a ser paga pelas desapropriações e ingressaram com ação na justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário