Contador

2014 poderá ter Robinson & Wilma x Rosalba & Henrique

Cefas Carvalho

2014 já começou. Pelo menos para os políticos do Rio Grande do Norte que debatem a eleição de 2012 com os olhos voltados para dois anos mais à frente. E se as especulações para 2014 já estavam a todo vapor, o rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD) com o Governo Rosalba e sua migração para a oposição, só adiantou o debate.
Ninguém admite, mas é certo que nos bastidores já começaram as especulações para 2014. Analistas já estão “formando” uma chapa governista que teria Rosalba Ciarlini (DEM), para o governo, tentando uma natural reeleição, o deputado federal João Maia (PR) candidato a vice e Henrique Alves (PMDB) para o Senado.
Na verdade, a sede com que Henrique se dedica ao projeto do Senado pode ter adiantado no Rio Grande do Norte a eleição de 2014 (e, também, ter precipitado a decisão de Robinson de romper com o Governo, por não achar espaços que Henrique supostamente estaria lhe tomando).
Os analistas registram que a oposição estaria começando a articular a sua chapa, com Robinson Faria (PSD) para o governo, Wilma de Faria (PSB) para o Senado e um vice do PT (Fernando Mineiro seria o nome dos sonhos de wilmistas e mesmo de Robinson).
Claro que para isso dar certo, faltaria 2012. Wilma teria que desistir de disputar a prefeitura de Natal em 2012, sob risco dela se fortalecer e mudar os planos da oposição. Outro problema é que Wilma como candidata a prefeita, correria o risco de uma nova derrota, minando os planos para 2014.
Contudo, uma corrente da oposição pensa justamente o contrário: Wilma eleita prefeita em 2012, sairia mais forte para o Senado em 2014, vitaminando a chapa (e o próprio Robinson). Uma vertente da questão é que nesta hipótese (Wilma tentar a Prefeitura e depois tentar o Senado) o projeto de Robinsnon seria emplacar o candidato a vice na chapa da “Guerreira” (mesmo plano feito pelos Alves com a própria Wilma em relação a Carlos Eduardo que, eleito vice-prefeito, dois anos depois tornou-se prefeito com a eleição de Wilma para o Governo Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário