Contador

Inverno no RN é um dos melhores dos últimos anos

O inverno de 2009 no Rio Grande do Norte chega ao auge neste final de abril como um dos melhores dos últimos anos, mas de uma forma inusitada. Isso porque dos 30 municípios com maior volume de chuvas registrado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), doze estão nas regiões Litorânea e Agreste, quando o normal seria o Alto Oeste ter os melhores índices pluviométricos.

Das medições feitas pela Emparn até 7 horas da segunda-feira (27), Natal lidera o ranking dos mais chuvosos, com um volume de 977,4 milímetros. Em segundo lugar vem Martins com 976,8 mm e em terceiro Portalegre, cidades serradas, localizadas no Alto Oeste. O detalhe é que o inverno na faixa litorânea potiguar, pelo calendário meteorológico, só começa na segunda quinzena de maio, indo até o final de julho. Com 829 milímetros, Viçosa ocupa o quarto lugar, seguida por Parnamirim (829 mm), Baía Formosa (805,7 mm) e Jardim de Piranhas (799 mm).

Além dos 12 do Agreste/Litoral, o ranking dos 30 mais chovidos apresenta seis municípios do Seridó, seis do Oeste, cinco do Alto Oeste e um do Vale do Açu – Pendências, com 650,9 milímetros. Os municípios com menor volume de chuvas estão no Agreste: Rui Barbosa (228,7), Boa Saúde (266,3) e Japi (273,6).

Fonte: Femurn

Nenhum comentário:

Postar um comentário