Contador

Municípios produtores de petróleo fundam a Ampetro


O nascimento da Associação dos Municípios Potiguares Produtores e Afetados pela Exploração de Petróleo e Gás Natural (Ampetro) foi em decorrência da decisão da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANP) em reduzir, durante o ano de 2009, os repasses de royalties em 50%, sob a alegação da queda internacional do preço do petróleo devido à crise econômica mundial.
O prefeito do Assu, Ivan Lopes Júnior, que foi um dos fundadores da associação, nesta quinta-feira, 02, em Mossoró disse que “a entidade agrupa os municípios produtores de petróleo e gás natural do Oeste e Vale do Açu”. O prefeito declarou que a organização foi concebida com a intenção de ser um elo nas relações institucionais entre os governos municipais e a Petrobras.
A assembléia de fundação da entidade ocorreu nas dependências da Estação das Artes, em Mossoró. A proposta foi sugerida pelo prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo e o ato foi prestigiado pelo deputado estadual Leonardo Nogueira.
A sede a associação será em Mossoró e funcionará com repasses dos municípios associados. Inicialmente cada um contribuirá com o valor do salário mínimo. A Associação conta com um total de 17 (dezessete) municípios. São eles: Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Assu, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Guamaré, Goianinha, Ielmo Marinho, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel e Upanema. As cidades de Ielmo Marinho e Goianinha recebem royalties devido à passagem de gasoduto em seus territórios.
A primeira diretoria da Ampetro ficou composta pelo presidente, Josivan Bibiano de Azevedo, (prefeito de Serra do Mel), diretor de Operação, Manoel Cunha Neto (prefeito de Areia Branca) e diretor financeiro, Luiz Cavalcante (prefeito de Carnaubais). O Conselho Fiscal é composto pelos prefeitos Francisco de Assis Diniz (Tibau), Braz Costa Neto (Felipe Guerra) e Francisco Gomes Batista (Porto do Mangue). Uma nova reunião deverá ocorrer dentro de 90 (noventa) dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário