Contador

FestNatal divulga (novamente) programação com filmes já exibos há meses


Cefas Carvalho

Está sendo preparada mais uma edição do Festival de Cinema de Natal. Nada como aquelas edições do final dos anos 80, início dos anos 90, quando filmes inéditos e estrelas de primeira grandeza aportavam na Cidade do Sol para o festival. De uns anos para cá, mais que caracterizado pela decedência, o festival está sendo marcado pela estrenheza e desrespeito com o espectador.
Afinal, há um par de anos, a quase totalidade dos filmes exibidos no festival já havia sido exibida havia tempo no circuito comercial e poderiam ser comprados em DVD tanto em cópias originais como em bancas piratas de DVD por 2 reais.
Agora, este blogueiro-cinéfilo tem acesso à programação do FestNatal 2010. Em ter os filmes, “Besouro” e “Salve geral”. Ambos foram exibidos na cidade há quase um ano e podem ser encontrados em DVD nos “piratas” e nas poucas locadoras sobreviventes à pirataria.
Outros três filmes estarão no festival: “Olhos azuis”, “Como esquecer” e “Segurança nacional”.
Como mostra de filmes nacionais e com preço do ingresso acessível (apenas 1 real) claro que vale a pena conferir e, mais que isso, divulgar. Mas, para brincar de “festival” não cola mais. Além disso, resta a questão dos custos e apoios. Se o FestNatal é feito a custo baixíssimo, vale a pena a iniciativa. Caso contrário, é preciso uma relexão sobre o “festival de cinema”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário