Cefas CarvalhoEstá sendo preparada mais uma edição do Festival de Cinema de Natal. Nada como aquelas edições do final dos anos 80, início dos anos 90, quando filmes inéditos e estrelas de primeira grandeza aportavam na Cidade do Sol para o festival. De uns anos para cá, mais que caracterizado pela decedência, o festival está sendo marcado pela estrenheza e desrespeito com o espectador.
Afinal, há um par de anos, a quase totalidade dos filmes exibidos no festival já havia sido exibida havia tempo no circuito comercial e poderiam ser comprados em DVD tanto em cópias originais como em bancas piratas de DVD por 2 reais.
Agora, este blogueiro-cinéfilo tem acesso à programação do FestNatal 2010. Em ter os filmes, “Besouro” e “Salve geral”. Ambos foram exibidos na cidade há quase um ano e podem ser encontrados em DVD nos “piratas” e nas poucas locadoras sobreviventes à pirataria.
Outros três filmes estarão no festival: “Olhos azuis”, “Como esquecer” e “Segurança nacional”.
Como mostra de filmes nacionais e com preço do ingresso acessível (apenas 1 real) claro que vale a pena conferir e, mais que isso, divulgar. Mas, para brincar de “festival” não cola mais. Além disso, resta a questão dos custos e apoios. Se o FestNatal é feito a custo baixíssimo, vale a pena a iniciativa. Caso contrário, é preciso uma relexão sobre o “festival de cinema”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário