Contador

Candidatura de vereador a deputado "tira o sono" do grupo da prefeita de Mossoró


Cefas Carvalho

A pré-candidatura a deputado estadual do vereador por Mossoró Chico da Prefeitura(DEM) - na foto - pode estar “tirando o sono” do grupo político liderado pela prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (DEM). Explica-se: a candidatura de Chico poderá (e deverá) tirar muitos votos do deputado Leonardo Nogueira (DEM), marido de Fafá, comprometendo a sua reeleição.
O problema é que, mais que uma questão de honra para a prefeita do segundo maior município do estado, a reeleição de Leonardo é uma questão de sobrevivência política para o grupo. Afinal, é a única candidatura genuína do grupo. O chefe de gabinete de Fafá, Gustavo Rosado (PV), irmão da prefeita, teve seu nome especulado para uma candidatura a deputado federal, mas o grupo já desistiu da idéia.
Desta forma, a reeleição de Leonardo se torna vital para o projeto político do grupo não se limitar à cadeira de prefeita que Fafá – que não mais poderá se reeleger – ocupará até 2011.
Mas, em meio a outras candidaturas, por que a de Chico é que mais incomoda? Simples. As demais candidaturas mosssoroenses, ou são do grupo adversário (como a da deputada Larissa Rosado-PSB) ou são independentes (como a do ex-deputado Francisco José-PMN).
Chico é do mesmo DEM de Leonardo e Fafá e tem há anos ótima relação com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), pré-candidata ao Governo do Estado e que lidera as pesquisas de opinião pública.

PRESTIGIADO
Parte da imprensa mossoroense considera Chico como “o candidato de Rosalba” e até agora a senadora nada fez para negar o fato. Pelo contrário, vem prestigiando politicamente Chico e incentivando sua pré-candidatura. Sabe-se que Rosalba e Fafá, embora do mesmo partido, vem em rota de colisão política há tempos.
Contribui para isso o desgaste que a administração Fafá vive. Seria de se supor que Rosalba e seu grupo não façam muita questão da reeleição de Leonardo. Melhor para Chico, que poderá ter apoio de Rosalba em ascenção e não ser identificado com a administração mal avaliada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário