Contador

Projeto Libertadores roda 8 filmes sobre heróis latino-americanos



Os Libertadores da América devem chegar em breve ao cinema. Não, não se trata do campeonato de futebol, mas das principais figuras históricas por trás da libertação da América Latina. Trata-se de uma produção espanhola que se chama Libertadores, reunindo oito longas que estão em diversas fases de produção. Cada filme é feito de forma independente.

O Brasil deverá ser representado por Tiradentes, num projeto a ser provavelmente dirigido por Marcelo Gomes, de Cinema, Aspirinas e Urubus. Já a biografia de José Artígas, herói do Uruguai, foi filmada pelo premiado diretor de fotografia e cineasta uruguaio radicado em São Paulo César Charlone, que trabalhou em filmes como Cidade de Deus e codirigiu, com Enrique Fernández, O Banheiro do Papa.

Charlone explica que pode haver um intercâmbio bastante saudável entre os diretores. “Contamos com ajuda do pessoal do filme sobre San Martín [o longa argentino San Martín, el cruce de los Andes, que foi dirigido por Tristán Bauer e Leandro Ipiña]. Eles nos emprestaram figurinos”.

Convidado pelos produtores, que gostaram de sua estreia na direção, Charlone confess a que não podia dizer “não” a um filme sobre José Artígas – uma das figuras mais importantes da história do continente e verdadeiro ídolo no Uruguai. “A gente o idolatra. Em todo lugar há ruas, praças, escolas com o nome dele. É uma figura muito querida e controversa”.

Segundo o diretor, Artígas é uma figura que serve a todos os propósitos políticos, por isso é reivindicado por diversos grupos. “Na época da ditadura uruguaia, tanto a extrema direita como a extrema esquerda valiam-se do nome dele para justificar seus atos. Na verdade, em seu tempo ele se inspirou nos fundadores dos Estados Unidos e queria criar um federalismo para as colônias espanholas”.

De olho na polêmica

No entanto, como ressalta o diretor, uma das curiosidades sobre Artígas é que não se tem certeza alguma sobre ele, nem no aspecto físico. “Como estava muito envolvido em guerras e revoluções, nunca foi pintado um retrato autêntico dele. A pintura que existe, feita por Juan Manuel Blanes, foi imaginada. Ninguém sabe como ele realmente era”. Assim sendo, Charlone e seu roteirista Pablo Vierci sentiram-se livres para criar em cima daquilo que é conhecido sobre o libertador.

O que guia a narrativa de La Redota, uma historia de Artígas é, como define Charlone brincando, “uma espécie de cópia, uma espécie de homenagem a Apocalypse Now. Um dos personagens é um espião espanhol, contratado para matar Artígas e se faz passar por um jornalista. Mais tarde, no entanto, ele começa a questionar a sua missão”.

Trazendo no elenco Rodolfo Sancho, como o assassino, e Jorge Esmoris, como o revolucionário, o longa-metragem está em fase de edição e terá duas versões. “O filme está sendo montado de duas formas, no Brasil e no Uruguai. Pelo que observei já, a montagem brasileira traz uma versão mais internacional da história, enquanto a outra é mais local”.

Charlone esclarece que o processo foi conduzido assim porque seu montador favorito, Gustavo Giani, com quem trabalhou em O Banheiro do Papa, estaria ocupado e não conseguiria editar o filme inteiro. “Resolvi arriscar e pedi para ele trabalhar comigo enquanto estiver disponível. Ele vai ficar até quando for possível”.

18 filhos

Há décadas radicado no Brasil, Charlone acha que os uruguaios vão se surpreender ao ver o herói nacional de forma tão humanizada e um pouco diferente dos livros de história. “No Uruguai, creio, o filme será bastante provocador. As cenas de romance e sexo envolvendo Artígas e suas namoradas serão uma novidade”. O diretor conta que o personagem chegou a ter 18 filhos registrados – alguns deles, com nativas.

Atualmente, além de supervisionar as montagens do filme, Charlone conta que dirige comerciais em São Paulo. “Além de poder ficar perto da família, esse tipo de direção é um desafio a cada dia”. Mas ele promete que essas férias do cinema não devem durar muito, pois já tem alguns projetos cogitados para o segundo semestre. “O Fernando (Meirelles) me chamou para fotografar o filme que ele fará sobre Janis Joplin. Há também outros convites, e existe também um roteiro que eu escrevi e penso em filmar”.

Reproduzido do blog www.vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário