Contador

Lixões do RN vão receber diagnóstico

Uma equipe de engenheiros, biólogos e técnicos do Governo Federal e do Governo do Estado está visitando todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte com o objetivo de elaborar um diagnóstico a respeito dos resíduos sólidos (lixo) das áreas urbanas. A meta é definir um destino ambientalmente correto para o lixo, através da criação de consórcios intermunicipais para tratamento de lixo. Atualmente 92% das cidades do Estado jogam o lixo em áreas abertas, causando transtornos aos moradores.
Os técnicos já passaram por Nísia Floresta, Parnamirim, São José do Mipibu, Monte Alegre e Veras Cruz. Nos próximos dias, a comitiva deve estar chegando às regiões Seridó, Central e Mato Grande. O esforço faz parte do Programa Estadual de Resíduos Sólidos.
As equipes vão conhecer as propostas dos municípios para o destino correto do lixo, visitarão os lixões e farão diagnóstico do tamanho do estrago que este esteja causando na natureza e como resolver. Em Felipe Guerra, por exemplo, a Prefeitura joga o lixo da cidade dentro do leito do rio Apodi/Mossoró, que banha Mossoró e Governador Dix-sept Rosado.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), espera concluir o trabalho em três meses.

Um comentário:

  1. espero que isso aconteça rapidamente antes dessa data,é muito importante que a população de casa cidade citada e outras possam ver que quem estão se prejudicando são eles mesmos, sou tecnico em macau e aqui a medidas ja começaram tambem nas cidades vizinhas do vale do assú.
    gostaria de saber quem são os tecnicos responsavéis desse projeto?

    Renato Breno
    tecnico em meio ambiente

    macau 07\12\09

    ResponderExcluir