Contador

Engenharia política pode construir chapa “Larissa-DEM” em Mossoró

Cefas Carvalho
e José Pinto Junior


Admitir publicamente, nenhum dos envolvidos admite, compreensivelmente. Mas, uma intrincada engenharia política de âmbito estadual pode estar em curso para construir uma chapa “de consenso” à Prefeitura de Mossoró e garantir uma situação para todos. Ou quase todos.
Atualmente, sabe-se que o PSB (oposição municipal e estadual) deverá lançar o nome da deputada estadual Larissa Rosado à Prefeitura. Já o DEM, da governadora Rosalba Ciarlini e da prefeita Fafá Rosado tem diversos nomes que postulam a indicação: vereadores Chico da Prefeitura e Cláudia Regina, a vice-prefeita Ruth Ciarlini (que por ser irmã da governadora só pode concorrer a reeleição como vice ou a prefeita se Fafá denunciar).
Ruth seria a escolha preferida de Rosalba e do marido dela, ex-deputado Carlos Augusto. Já a prefeita Fafá quer a indicação do seu secretário Chico Carlos, que, contudo, é do PV, não do DEM. Chico da Prefeitura e Cláudia enfrentariam restrições de Fafá e parte do grupo rosalbista.
Portanto, uma solução que beneficiaria a (quase) todos seria um “chapão” com a aliança entre PSB e DEM. Neste caso, Larissa seria, obviamente, a cabeça de chapa, com um democrata na vice, com grande possibilidade de ser Ruth e alguma chance de vir a ser Chico da Prefeitura. Dentro da engenharia, Fafá teria espaços na administração municipal e a garantia do apoio à reeleição do marido Leonardo Nogueira (DEM) como deputado. Seria mais fácil dividir espaços na Prefeitura Municipal porque o grupo de Larissa (e sua mãe, deputada federal Sandra Rosado) teria espaço no Governo Estadual. Este arranjo de coisas abriria espaço para Chico da Prefeitura, Cláudia Regina e Chico Carlos e teria imensa facilidade em conseguir maioria na Câmara Municipal. Ou seja, tudo bom para todos. Ou quase todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário