Contador

Projeto Semeando Cultura será realizado em município do RN


O município de Ielmo Marinho vai receber, nos próximos dias, o projeto Semeando Cultura, com atividades de capacitação nas áreas de fotografia, comunicação e audiovisual. As inscrições estão sendo realizadas na sede da secretaria municipal de Ação Social.
O projeto, que tem o patrocínio do Banco do Nordeste através do Programa BNB de Cultura, objetiva fortalecer a cultura local, proporcionando um ciclo de interações na comunidade, além de divulgar e democratizar o acesso aos meios de produção cultural. Coordenada pelo Grupo Caminhos Comunicação & Cultura, a iniciativa conta também com o apoio da Prefeitura de Ielmo Marinho.
No município de Ielmo Marinho, que é conhecido pela importância do cultivo do abacaxi, as atividades culturais serão semeadas através de oficinas de fotografia, vídeo, rádio e literatura de cordel. As aulas teóricas e práticas são abertas à participação de jovens, adultos e idosos. Serão oferecidas 25 vagas para cada oficina.
De acordo com a coordenadora do projeto, Érica Lima, nas oficinas além do conhecimento prático, serão repassadas informações no sentido de valorizar a cultura local e regional. “Vamos promover um importante intercâmbio entre a geração mais jovem e a mais idosa, valorizando e reconhecendo a importância de todos para construção de uma comunidade mais forte, e tudo isso proporcionado através da cultura”, afirma.
Além da temporada de oficinas, os produtores vão realizar também um festival de cultura, com exposição do material produzido e com a apresentação de artistas locais. É importante ressaltar que os participantes das oficinas também vão atuar na organização do festival, como forma de aprender ainda um pouco sobre a produção de eventos.

Oficinas

Na oficina de fotografia será realizado um mapeamento da cultura local pelos alunos através de fotos, que ao final serão reunidas em uma exposição. Na oficina de Literatura de Cordel os participantes farão um resgate cultural, que será traduzido em versos, gerando um folheto coletivo e um sarau poético aberto a comunidade. Na oficina de vídeo, os alunos vão aprender na prática como produzir um vídeo com os aspectos culturais da comunidade.

E para encerrar, a oficina de rádio, contará com a produção de spots culturais e um programa radiofônico ao vivo na Rádio Comunitária de Ielmo Marinho, em que os alunos vão adquirir experiência na produção de programas ao vivo.

Calendário

Oficina de Vídeo – 07 e 08 de maio
Oficina de Rádio – 04 e 05 de junho
Festival de cultura – dia 25 de junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário